Notícias

Política

22 de Out // Gildásio Cavalcante | Política

O apresentador Luciano Huck, que em artigo publicado na Folha de SP na última quarta-feira (18) afirmou que “fora do dia a dia da política, minha contribuição pode ser mais efetiva”, desconversando sobre uma possível candidatura à presidência do país, embora cauteloso, demonstra “muita vontade” de se lançar, segundo o colunista Bernardo Mello Franco, do mesmo jornal.

 

Ainda de acordo com ele, a ideia se fortaleceu em Huck com o desgaste de João Doria (PSDB-SP), “que surfou a onda da antipolítica em 2016”. Diz o colunista: “Há seis meses, o Datafolha testou o nome de Huck num cenário com dez presidenciáveis, e o apresentador ficou com apenas 3% das intenções de voto. Seus amigos apostam num crescimento rápido se ele assumir a candidatura até abril de 2018”.

 

Para os entusiastas da candidatura do marido de Angélica, que dialoga com partidos como DEM, Novo, Rede e PPS, ele daria um rosto simpático ao discurso impopular das reformas. E ainda teria potencial para “entrar no Nordeste” e disputar votos nas bases do lulismo.

Política

22 de Out // Gildásio Cavalcante | Política

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que apoiará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2018, caso o PMDB não lance candidato ao Palácio do Planalto.

 

“Se não houver um entendimento nacional, se não houver uma aliança local que me obrigue diferente, eu sou eleitor do Lula”, disse o peemedebista, em entrevista ao jornal “O Povo”, após seminário do Sebrae em Fortaleza, no Ceará.

 

De acordo com a publicação, a declaração fortalece tese que Eunício estaria se aproximando do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), com a intenção de disputar uma das vagas ao Senado dentro da possível aliança com o petista.

Violência

22 de Out // Gildásio Cavalcante | Violência

Um homem foi assassinado na tarde deste sábado (21/10) na localidade do Comércio de Jaguaripe, zona rural de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano. “Preto”, como era conhecido, morador da localidade, foi assassinado com diversos tiros deflagrados por homens desconhecidos a bordo de um veículo modelo gol.

 

Após o crime, os elementos fugiram tomando rumo ignorado. A polícia esteve no local e o corpo da vítima foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. (Fala Recôncavo)

Bahia

22 de Out // Gildásio Cavalcante | Bahia

O drama de um cavalo abandonado dentro de uma vala chama à atenção de moradores de Feira de Santana. Segundo a TV Subaé, o animal agoniza há cerca de quatro dias.

 

Com o olho ferido e debilitado, o cavalo nem consegue se levantar do córrego de água suja e lixo. Ainda segundo a emissora, alguns moradores se juntaram para retirar o animal neste sábado (21), mas apenas conseguiram retirá-lo de dentro da água.

 

Um caminhão do Centro de Zoonoses apareceu no local no final da manhã, mas não conseguiu fazer o resgate porque precisavam de guincho.

Violência

22 de Out // Gildásio Cavalcante | Violência

O estudante Hyago Marques, de 13 anos, baleado durante ataque em colégio, recebeu alta médica na manhã deste domingo (22) do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), segundo familiares.

 

O adolescente estava internado na unidade desde sexta-feira (20), quando foi ferido por colega que atirou em seis alunos.

 

Dois morreram e, além de Hyago, outras três pessoas estão internadas.

Notícias

22 de Out // Gildásio Cavalcante | Notícias

A estreia da procuradora-geral da República em expor sua orientação pessoal, e não mais como rescaldos do antecessor Rodrigo Janot, não resultou favorável a ela nem a nós. A menos que Raquel Dodge apresente comprovação, ao menos indícios aceitáveis, da novidade que disse, a suposição de que vem para salvar Michel Temer ganha nova estatura. Não pode mais ser vista como precipitada ou interessada.

 

A meio dos motivos contrários à liberação de Geddel Vieira Lima, preso em Brasília, Dodge aponta-o como líder da organização criminosa hoje central no noticiário. A forma verbal "parece" atuar como chefe não altera o ineditismo da qualificação. Nem diminui os efeitos benéficos dessa novidade para Temer: dado como chefe, Geddel livra superiores hierárquicos de tal acusação e, de quebra, teria embaraços para um acordo de delação premiada temida por Temer –como Bernardo Mello Franco registrou com outra formulação, na Folha de sexta (20).

 

Geddel nunca foi considerado "o chefe". Mesmo a ideia de organização, a que procuradores recorrem com facilidade porque os ajuda na explicação do crime, além de aumentar as penas, não é correta nesse caso. Cada um dos incriminados integrantes do PMDB, seus doleiros e intermediários é um livre-atirador que, para certos golpes, uniu-se a outros, mas seu objetivo de ganho era individual. Além da ambição desse ganho nada os aproximou.

O perigoso Geddel é um desses há 30 anos. Compuseram uma organização, nem propriamente uma quadrilha. Sociedade, isso sim, ocasional mas frequente.

Política

22 de Out // Gildásio Cavalcante | Política

Em busca de provas para corroborar os depoimentos dos delatores da Odebrecht, a Procuradoria-Geral da República encontrou, no sistema eletrônico da empresa, arquivos originais com os nomes do ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) e do ex-ministro Geddel Vieira Lima. A PGR localizou ordens de pagamentos e descartou fraudes na criação dos arquivos.

 

Os relatórios da SPEA (Secretaria de Pesquisa e Análise), órgão técnico da PGR, foram produzidos por um perito criminal entre 27 de julho e 8 setembro deste ano.

 

Os nomes dos dois peemedebistas estavam em uma planilha no sistema da Odebrecht que os associa aos codinomes "Fodão" e "Babel", respectivamente.

 

A análise da PGR também encontrou arquivos originais com programações de pagamentos para o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral) e os ex-deputados Eduardo Cunha (RJ) e Henrique Alves (RN), todos do PMDB.

 

Segundo os relatórios, eles estavam identificados por codinomes que, para serem vinculados às pessoas, dependem dos depoimentos.

Notícias

22 de Out // Gildásio Cavalcante | Notícias

Participando da Conferência Estadual do PCdoB na manhã deste sábado (21), o vice- governador da Bahia, João Leão (PP), revelou ao BNews que a licitação da ponte Salvador-Itaparica sai em março de 2018.

 

Leão afirmou que o negócio foi fechado na sexta-feira (20) em uma reunião com representantes da Caixa Econômica Federal. "Já batemos o martelo com a Caixa, ela já está mandando uma equipe de técnicos para participarem do nosso conclave e em março do próximo ano saímos com a licitação", afirmou.

 

Conforme Leão, os investidores serão a Caixa, Bahia Investe e "outra empresa que apresentar melhor proposta". O pepista ainda descartou a ideia de um túnel, como havia sido noticiado pelo próprio governador em uma entrevista à rádio local.

"Isso foi uma confusão que fizeram. Vai ser ponte", cravou.

Saúde

22 de Out // Gildásio Cavalcante | Saúde

Além de impactar na saúde das mulheres, um diagnóstico de câncer de mama afeta fortemente o psicológico das pacientes. Desde o próprio anúncio da doença até o tratamento, com a possível retirada parcial ou total da mama, a paciente passa por grandes impactos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), estudos apontam que aquelas que passam pela reconstrução mamária apresentam menores riscos de retorno do câncer, já que a produção de endorfina e o equilíbrio emocional estão relacionados à doença.

 

As pacientes têm a seu favor a Lei 12.802/2013, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a facilitar a cirurgia plástica reparadora em seguida à retirada do câncer. Em entrevista ao Bahia Notícias, o cirurgião plástico Paulo SanJuan afirmou que uma reconstrução imediata leva a benefícios ainda maiores. "A reconstrução no passado era feita em mais etapas. Atualmente, com a integração das especialidades, pode ser feita de forma a encurtar essas etapas. Na medida do possível, tentamos retirar a mama e fazer a reconstrução ao mesmo tempo. Quando não dá, deixamos a mama o mais preparada possível para a etapa seguinte", explicou o profissional.

Violência

22 de Out // Gildásio Cavalcante | Violência

A Justiça de Goiás determinou na noite deste sábado (21) a internação provisória, por 45 dias, do adolescente de 14 anos autor do ataque de arma de fogo que matou duas pessoas e deixou feridas outras quatro (veja aqui).

 

A sentença acatou a recomendação do Ministério Público do Estado (ver aqui). Segundo a Agência Brasil, o adolescente deve ser transferido neste domingo (22), de acordo com informações de funcionários da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais. Ele ficará internado até o julgamento do caso pelo Juizado da Infância e Juventude, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. O Ministério Público também pediu que o adolescente seja colocado em separado dos demais internos, já que é filho de militares.

 

Segundo o promotor, essa garantia ficou assegurada. Ainda segundo a Agência Brasil, a audiência de apresentação do adolescente à Vara da Infância e Juventude deve ocorrer nesta segunda-feira (23).

Brasil

21 de Out // Gildásio Cavalcante | Brasil

A JBS informou hoje (21) que vai retomar as atividades em sete frigoríficos de bovinos em Mato Grosso do Sul. A empresa havia suspendido a operação nas unidades na última quarta-feira (18), alegando insegurança jurídica, após a ter mais de R$ 730 milhões bloqueados na Justiça a pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do estado que investiga irregularidades na área tributária. As unidades retomam suas operações a partir da próxima terça-feira (24).

 

A decisão de hoje foi tomada após reunião entre a empresa, o governo de Mato Grosso do Sul, representantes do Ministério Público e da Assembleia Legislativa. 

 

Segundo nota divulgada pela JBS, a discussão foi positiva e o acordo firmado “será capaz de manter as condições necessárias à preservação das suas operações em uma região tão importante para a empresa e para o país, protegendo os empregos dos 15 mil colaboradores diretos e 60 mil indiretos no estado, além de garantir as relações de negócio que a empresa mantém em Mato Grosso do Sul”.

Política

21 de Out // Gildásio Cavalcante | Política

Com a perspectiva de ter, desta vez, menos do que os 263 votos que salvaram o presidente Michel Temer da primeira denúncia, o Planalto montou uma operação para convencer os deputados contrários ao presidente a não irem votar, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

 

O pior cenário para Temer seria um placar com mais votos contra do que a favor.

 

Ainda que seja insuficiente para levar a denúncia adiante, resultado tão adverso, ainda segundo a coluna, denotaria extrema fragilidade.

Brasil

21 de Out // Gildásio Cavalcante | Brasil

BRASÍLIA – Dono de um dos maiores orçamentos federais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tem quebrado a cabeça para tentar garantir a manutenção dos 55 mil quilômetros de estradas que administra em todo o País. Com o pior orçamento já registrado na última década, o jeito tem sido priorizar manutenções emergenciais.

 

Entre janeiro e setembro deste ano, o Dnit desembolsou R$ 6 bilhões, sendo que 45% desse dinheiro foi usado para pagar contas de anos anteriores. No mesmo período do ano passado, quando a situação já era de dificuldades, a execução financeira chegou a R$ 7,8 bilhões, em valores corrigidos pela inflação. Em 2014, chegou a atingir R$ 9,7 bilhões nos três trimestres daquele ano.

 

As dúvidas sobre a musculatura financeira do Dnit são tão grandes que, no Projeto de Lei do Orçamento Anual para 2018 que o governo encaminhou Congresso Nacional, tratou de excluir qualquer orçamento para o Dnit voltado a investimentos, limitando-se a informar apenas valores para custeio do órgão federal. “Não há um centavo previsto para investimento no Orçamento de 2018 para o Dnit.

Notícias

21 de Out // Gildásio Cavalcante | Notícias

A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, afirmou que a portaria do Ministério do Trabalho que altera a conceituação de trabalho escravo e muda as regras para a fiscalização da prática “fere, mata, degola e destrói a lei da abolição da escravatura”, em referência à Lei Áurea, assinada em maio de 1888.

 

Uma das primeiras juízas negras do Brasil, Luislinda Valois é neta de uma mulher que foi escravizada, o que, segundo ela, aumenta sua responsabilidade em relação ao combate ao trabalho escravo no país.

 

“Em meu ponto de vista, [a mudança] vai dificultar aquele infrator da legislação atual”, disse a ministra à Agência Brasil.

Política

21 de Out // Gildásio Cavalcante | Política

O PSDB vive uma situação delicada em relação à eleição de 2018 e só não está pior porque não surgiu alternativa melhor no espectro político-partidário, avaliou o vice-presidente nacional da sigla, Alberto Goldman. Para o ex-governador, a situação fica evidente na dificuldade dos tucanos de apresentar uma candidatura de destaque ao Planalto.

 

"A dificuldade é real, mas quem está melhor do que o PSDB?", questionou Goldman, que participou na quinta-feira, 19, de um evento na capital paulista. Ele citou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), como o nome mais expressivo no momento dentro do partido, mas ponderou que ele "não é nenhuma figura de grande expressão, uma grande liderança nacional".

 

"Não é um Lula, que foi um grande líder, a verdade é essa", disse Goldman.

Polícia

21 de Out // Gildásio Cavalcante | Polícia

Uma quadrilha foi presa após policiais rastrear o sinal do GPS de um celular roubado em uma clinica no Largo de Roma, em Salvador. De acordo com a Polícia Militar, o sinal do aparelho roubado levou os PMs ao esconderijo dos criminosos, um terreno baldio, localizado na rua Papa Urbano VIII, no bairro do Uruguai. O caso aconteceu na quinta-feira (20).

 

Ainda segundo a polícia, quando os policiais chegaram ao local foram recebidos a tiros por um dos suspeitos que acabou se rendendo em seguida. Além dele, a polícia também prendeu quatro suspeitos que estavam escondidos no mesmo local.

 

Com o grupo, foi encontrado os pertencens roubados na clínica como 13 celulares, um tablet e três relógios. Uma pistola calibre 380, 51 trouxas de maconha, 55 balinhas de cocaína e 32 pedras de crack foram apreendidos.

Política

21 de Out // Gildásio Cavalcante | Política

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) disse em depoimento à Polícia Federal (PF), em julho deste ano, que partiu do presidente Michel Temer (PMDB), então vice-presidente do país, a indicação dele para o cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica. Segundo Geddel, ele assumiu o cargo por uma indicação da presidência do partido, na época ocupada pelo atual presidente da República.

 

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Geddel negou qualquer participação dos então deputados federais Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, ambos do PMDB, na indicação. O peemedebista também disse que não enviou seu assessor Gustavo Ferraz para buscar remessas de dinheiro com Altair Alves Pinto, assessor de Eduardo Cunha. Ferraz foi preso em setembro, junto com o ex-ministro, após a descoberta de um bunker com R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador.

 

O aliado de Geddel foi solto após determinação expedida na quinta-feira (19) pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). O depoimento ocorreu em 20 de julho, uma semana depois o Tribunal Regional Federal (TRF) autorizar o ex-ministro a deixar a Penitenciária da Papuda para cumprir prisão domiciliar.

Mundo

20 de Out // | Mundo

O número de mortos no pior ataque da Somália, ocorrido há uma semana na capital Mogadíscio, subiu para 358, anunciou o ministro da informação do país, Abdirahman Osman, nesta sexta-feira (20). O balanço anterior era de 302 mortos. Osman disse ainda que 56 pessoas seguem desaparecidas após o ataque.

 

Segundo as informações do ministro, no total outras 228 pessoas ficaram feridas e 122 foram levadas de transporte aéreo para receberem tratamento na Turquia, no Sudão e no Quênia. No último sábado, um caminhão com mais de 300 kg de explosivos foi detonado num posto de controle numa área movimentada da cidade.

 

Nesta sexta, milhares de somalis se reuniram em Mogadíscio para um funeral simbólico em homenagem às vítimas. O ataque foi o mais mortal desde que o grupo militante islâmico al Shabaab iniciou o processo de insurgência, em 2007. O grupo não assumiu a responsabilidade pelo atentado, mas o governo afirma que o ataque foi organizado pela organização, ligada à Al Qaeda segundo informações do G1.

Brasil

20 de Out // | Brasil

Uma testemunha-chave contou à polícia detalhes da disputa pelo comando do tráfico na Rocinha. Os repórteres Leslie Leitão e Pedro Bassan tiveram acesso, com exclusividade, ao depoimento que revela ter sido Fabiano Batista Ramos, o funkeiro MC Tikão, quem ajudou Rogério Avelino Silva, o Rogério 157, a fugir da comunidade.

 

Segundo o depoimento, foi na garupa da moto dele que o traficante deixou o esconderijo onde estava em 22 de setembro, quando a Rocinha estava cercada pelas Forças Armadas e também pelo Bope, Batalhão de Choque e muitos outros PMs. Tikão tinha entrada livre na Rocinha, era um velho amigo de Rogério e fez até uma música em homenagem ao chefe do tráfico.

 

O funkeiro foi preso nesta sexta-feira (20). Foi encontrado na Taquara, Zona Oeste. em uma casa com piscina, churrasqueira e outros ambientes de luxo. MC Tikão não é o proprietário oficial do imóvel e não aparece em nenhum documento ligado ao endereço. A polícia só chegou lá graças a informantes. As investigações descobriram que o funkeiro fez muito mais do que dar carona a um traficante.

Bahia

20 de Out // | Bahia

O concurso do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que tem 61 vagas para os níveis médio e superior, teve 35.627 mil inscritos. As provas seletivas serão realizadas no domingo (22). Os locais onde serão realizados os exames estão disponíveis na internet, no site da empresa organizadora do certame.

 

O horário das avaliações foi disponibilizado no cartão de confirmação da inscrição. Confira o edital do concurso. Conforme o MP, dos inscritos, 32.138 concorrerão às 50 vagas disponíveis para o cargo de assistente técnico-administrativo e 3.489 às 11 relativas ao cargo de analista técnico. Serão classificados candidatos até dez vezes o número de vagas ofertadas.

 

O número de contratados pode ser maior que o de vagas oficiais, segundo o órgão. As remunerações iniciais são de R$ 3.284,83 para nível técnico e R$ 5.917,44 para o nível superior, além de auxílio-alimentação e auxílio-transporte, se for o caso. A jornada semanal é de 40 horas de trabalho. Para os cargos de analistas serão cobrados temas como conhecimentos básicos em Língua Portuguesa, Legislação Aplicável ao MP baiano e conhecimentos específicos para cada área.

Saúde

20 de Out // | Saúde

Cerca de 15 mil crianças de até cinco anos morreram por dia, em 2016, em todo o mundo. Destas, 46% não resistiram aos primeiros 28 dias de vida, ou seja, 7 mil recém-nascidos por dia, de acordo com relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Os dados mostram uma queda na mortalidade nos primeiros cinco anos de vida.

 

Em 2000, foram registradas 9,9 milhões de mortes, contra 5,6 milhões em 2016. "A menos que façamos mais para evitar que bebés morram no dia do seu nascimento, este progresso permanecerá incompleto. Temos o conhecimento e a tecnologia necessária, apenas precisamos que chegue aos que mais precisam", afirmou Stefan Swartling Peterson.

 

Stefan é chefe de saúde da Unicef. Se essas tendências forem mantidas, entre 2017 e 2030, 60 milhões de crianças com menos de cinco anos morrerão. Entre as soluções sugeridas pelo relatório estão melhorar o acesso a profissionais de saúde durante a gravidez e o nascimento, por intervenções em matéria de imunização, aleitamento, medicina de baixo custo, além de aumento o acesso a água e instalações de saúde.

Salvador

20 de Out // G1 | Salvador

Os três empresários e o contador presos na quinta  (19), durante a Operação Beton, deflagrada para combater a sonegação de R$ 73 milhões em empresas do ramo de argamassa e materiais de construção, foram liberados pela Justiça nesta sexta (20), após audiência em Salvador. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça.

 

De acordo com o advogado Danilo Sady, que defende o empresário José Alberto Cardoso, durante a audiência, realizada no Fórum Criminal de Salvador, a Justiça entendeu que não era necessário manter a prisão temporária para o grupo, porque o objetivo da ação, que era a busca e apreensão de documentos e o colhimento dos depoimento dos envolvidos, já havia sido alcançado.

 

Além de José Alberto Cardoso, foram soltos o filho dele, Raul Gois Cardoso, o sócio Otoniel Leal Andrade Júnior e o contador José Humberto Lira de Almeida. Conforme o advogado, após a decisão, os empresários e o contador voltaram para as casas deles e responderão em liberdade. No entanto, segundo Sady, o grupo deve se apresentar bimestralmente à Justiça e não pode sair do país. Os passaportes foram apreendidos durante a operação.

Política

20 de Out // | Política

O ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), usou seu perfil nas redes sociais para ironizar um ofício da Procuradoria-Geral da República segundo o qual Geddel Vieira Lima é apontado como "líder de organização criminosa". "Engraçado... Nunca soube que Geddel era o chefe. Para mim, o chefe dele era outro", escreveu Renan em seu Twitter.

 

Alguns internautas fizeram suas aposta no ex-presidente Lula, enquanto outros pediram que Renan falasse mais sobre o que sabia. Houve também quem dissesse que o chefe, na verdade, era o próprio peemedebista. "Chefe é tu, que peita mandado, depõe se quiser e rouba o povo brasileiro há décadas. Geddel ou qualquer outro é ladrão de pinga perto de você", escreveu um internauta.

 

Outra pessoa apostou que o presidente Michel Temer, para quem Renan tem feito oposição, é o chefe. "A Dodge quer fazer média", acrescetou a internauta, em referência à procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse que o ex-ministro Geddel Vieira Lima "fez muito em pouco tempo" e o apontou como "líder de organização criminosa".

Educação

20 de Out // | Educação

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizado em novembro deste ano já podem consultar o cartão de confirmação da inscrição na manhã desta sexta-feira (20), a partir das 10h – o cartão contém informações como local de prova. O acesso pode ser feito na Página do Participante (clique aqui).

 

Deverá ser informando o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição, e no aplicativo do Enem para celular. Além do local de prova, o candidato pode verificar o número de inscrição; a data e o horário de aplicação das provas; a opção de língua estrangeira escolhida; e os atendimentos específicos, caso tenham sido solicitados.

 

O Inep, responsável pela realização do exame, recomenda que os estudantes levem o cartão de confirmação para fazer a prova, mas a apresentação deste documento não é obrigatória. Na edição 2017, as avaliações ocorrem em dois domingos: no próximo dia 5 (linguagens e códigos, redação e ciências humanas) e no dia 12 de novembro (ciências da natureza e matemática). O Enem será aplicado em 1.724 municípios, abrangendo 6.731.203 inscritos.

Tempo

20 de Out // | Tempo

Quinze praias de Salvador estão impróprias para o banho durante o próximo final de semana - sábado (21) e domingo (22) -, de acordo com um estudo divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). [Confira a lista completa no final da matéria].

 

De acordo com o órgão, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

 

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. A Salvamar emitiu alerta para as condições de banho no mar em Salvador durante o final de semana, por conta do mau tempo.

Bahia

20 de Out // | Bahia

Representantes da tribo pataxó Hãe-Hãe-Hãe, que após 13 dias de ocupação deixaram uma fazenda da família do ex-ministro Geddel Vieira Lima na Bahia, por determinação da Justiça, estiveram na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, e relataram que a propriedade está em área indígena e que esperam por demarcação.

 

A visita dos representantes indígenas, que ocorreu nesta última quarta-feira (17), foi confirmada ao G1 pela Funai. O órgão diz que os visitantes foram recebidos pela Coordenação de Identificação e Delimitação. A fazenda que é alvo do pedido se chama Esmeralda e fica no município de Itapetinga, no sudoeste da Bahia.

 

Em resposta aos representantes indígenas, a Funai disse que não possuía no banco de dados nenhum registro sobre a terra e que, após relato recebido, fará um estudo da área. Em entrevista ao G1, o advogado da família Vieira Lima, Franklin Ferraz, disse que soube informalmente sobre a visita dos índios à Funai, mas destacou que até o momento a defesa não foi procurada pelo órgão. A ocupação mais longa, que durou 13 dias, ocorreu na Fazenda Esmeralda.

Violência

20 de Out // | Violência

Dois estudantes foram mortos e outros quatro ficaram feridos em um atentado a tiros na escola particular Colégio Goyases, unidade particular em Goiânia (GO), no final da manhã desta sexta-feira (20). Informações iniciais apontam que jovem estaria sofrendo bullying na escola por não usar desodorante.

 

tenente-coronel Marcelo Granja, assessor de comunicação da PM, confirmou que o autor dos disparos, um adolescente de 14 anos, é filho de um Policial Militar. A arma usada, segundo Granja, é da Polícia Militar. O tenente-coronel disse que ainda não se sabe como o estudante teve acesso a arma. Ele a levou ao colégio dentro de uma mochila e realizou os disparos dentro da sala de aula.

 

As duas vítimas fatais foram identificadas como João Vitor Gomes e João Pedro Calembo. Ambos morreram dentro da sala de aula. "Informações preliminares dão conta que ele estaria sofrendo bullying, se revoltou contra isso, pegou a arma em casa e efetuou os disparos", confirmou o coronel da Polícia Militar Anésio Barbosa da Cruz. O estudante já foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais.

Bahia

20 de Out // | Bahia

Em comemoração aos 65 anos de emancipação política do município de Ibicaraí, o governador Rui Costa inaugurou nesta sexta-feira (20) uma sede avançada da Companhia Independente de Polícia Especializada (CIPE) Cacaueira. A nova sede da CIPE contará com quatro homens e uma viatura para operações na cidade e em regiões vizinhas.

 

Rui ainda aproveitou a ocasião para lançar o Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira, que conta com recursos de R$ 4 milhões para ações de recuperação e preservação do rio. O plano está inserido no Programa de Desenvolvimento Ambiental. Ainda nesta manhã, o governador recebeu o título de cidadão honorário de Ibicaraí por parte da Câmara de Vereadores.

 

"Esse reconhecimento aumenta ainda mais a minha responsabilidade e meu compromisso com Ibicaraí. Hoje realizei entregas e inaugurações que com certeza são de grande importância para o desenvolvimento do município e da região, e vou continuar trabalhando em parceria com o prefeito Lula Brandão, para melhorar a vida da população desta cidade", disse Rui Costa. O lançamento de outro projeto ainda marcou a visita do governador.

Emprego

20 de Out // | Emprego

O presidente Michel Temer admitiu nesta sexta-feira (19) fazer alterações na portaria que altera a fiscalização sobre o trabalho escravo no Brasil. Em entrevista ao site Poder 360, ele comentou que o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, recebeu recomendações da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para alterar o texto.

 

"Ele esteve duas vezes com ela e recebeu sugestões que ela fez. Ele está examinando as sugestões. É muito provável que incorpore várias", disse o presidente. Uma das alterações que deve ser incluída é a criação de uma delegacia de crimes do trabalho escravo na estrutura do Ministério da Justiça.

 

No entanto, Temer não deve revogar inteiramente o texto. Para ele, a portaria não limita o trabalho escravo a casos em que não há o direito de ir e vir. "Não é isso que está na portaria. A portaria que ele me mandou, pelo menos, tem várias hipóteses, agora não me recordo de todas, mas reveladoras de que o trabalho degradante, o trabalho que impõe condições desumanas de vida é trabalho escravo".

Polícia

20 de Out // | Polícia

Um médico residente em pediatra está entre os oito presos em Salvador, durante a operação “Luz na Infância”, de combate à pedofilia, realizada nesta sexta (20) na Bahia, Distrito Federal e outros estados. As informações são da Polícia Civil na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente de Salvador.

 

Apreensões também foram feitas nas casas dos presos e no computador de um deles, a polícia encontrou um vídeo que registrou o abuso sexual de um bebê de seis meses. De acordo com o Ministério da Justiça, 108 pessoas foram presas em flagrante até as 14h30, no país. Conforme a polícia, não há registros, nem denúncias de abuso sexual contra o médico.

 

Nas residências dos oito presos foram encontrados computadores, pendrives, CDs, DVDs e diversos equipamentos de armazenamento de dados. Além do médico, um aposentado, um auxiliar administrativo, um estudante de engenharia química, um técnico em informática e outros dois homens cuja profissão não foi revelada também foram presos. De acordo com a polícia, parte deles mora em bairros de classe média de Salvador.

Política

20 de Out // | Política

Como passar da fase 22 Uncharted" foi pesquisa recorrente na internet de um celular do ex-ministro Geddel em 8 de dezembro do ano passado, segundo os registros do aparelho iPhone apreendido pela PF. Entre as pesquisas sobre o jogo de videogame "Uncharted 4 — O Fim de um Ladrão", o celular do peemedebista também registra acessos a notícias sobre a Odebrecht e a Lava Jato.

 

Há ainda mensagens trocadas com familiares, amigos e políticos —dentre as quais os investigadores não destacaram nenhuma com conteúdo suspeito. "Uncharted" é uma das séries de jogos de aventura de maior sucesso do Playstation 4. Narra a história de Nathan Drake, um caçador de tesouros que viaja pelo mundo em busca de fortuna.

 

A fase 22, que figura nas buscas do celular, leva o título do jogo —"O Fim de um Ladrão". Na mesma tarde, houve pesquisas sobre como passar da fase 20, "Sem Saída". Três dias antes, em 5 de dezembro, o celular acessou texto do colunista Celso Rocha de Barros, da Folha: "O 'Lehman Day' da política brasileira está chegando, e vai ser feio", sobre a então iminente delação da Odebrecht segundo informações do Jornal Folha de São Paulo.

Bahia

20 de Out // | Bahia

Mais de 3.700 carros, motocicletas e sucatas apreendidos por irregularidades serão leiloados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) em nove cidades do estado, com lances a partir de R$ 100. Os leilões ocorrerão entre a próxima segunda-feira (23) e o dia 1º de novembro segundo informações do G1.

 

Os lances poderão ser feitos presencialmente ou na internet, por meio do site da empresa de leilões responsável pelo evento. A disputa será simultânea entre os participantes presenciais e os da internet. Os lotes já estão abertos para lances antecipados no site da empresa. Carros, motocicletas e sucatas são oferecidos nos leilões.

 

Na página, os interessados também encontrarão informações sobre os editais dos leilões, os endereços e horários dos eventos, as datas de visitação e retirada dos veículos, condições de pagamento, fotos e as descrições completas dos lotes. As cidades em que ocorrerão os leilões são: Santa Maria da Vitória, Irecê, Ipirá, Itaberaba, Amargosa, Conceição do Coité, Serrinha, Alagoinhas e Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.

Educação

20 de Out // | Educação

Estudantes da turma do 6° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Padre Adolfo Antunes, localizada no povoado de Mundo Novo, zona rural de Curaçá, norte da Bahia, estão tendo aula em um local improvisado, onde já funcionou um bar. Isso porque as obras de reforma da unidade de ensino estão paradas.

 

O colégio começou a ser reformado em 2014, o telhado já foi retirado e novas salas foram construídas, mas desde que a obra ficou parada, o local está tomado pelo abandono. Pais dos alunos chegaram a fazer um protesto com cartazes, em frente à antiga escola. A dona de casa Maria das Dores da Silva está indignada com a situação.

 

"Não existe colégio. Só tem paredes. É muita tristeza para a gente", reclama. A aluna Janaína Ferreira, de 12 anos, também queria que a situação fosse diferente. "Não tem conforto para a gente brincar, para esperar o professor. A gente espera no sol e na chuva", critica. Já os alunos do 2° e 3° anos do ensino fundamental assistem aulas em outro local improvisado, em um antigo mercado. Na sala de aula, não há lâmpadas.

Justiça

20 de Out // | Justiça

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin determinou que o assessor parlamentar do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), Job Ribeiro Brandão - alvo de mandado de busca, assim como Lúcio nesta última segunda-feira (16), em Salvador - cumpra prisão domiciliar. Job é lotado no gabinete de Lúcio na Câmara dos Deputados.


Na decisão, de terça-feira (17), Fachin impôs a Job as mesmas medidas cautelares impostas a Gustavo Ferraz, ex-diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, inclusive a prisão domiciliar. Gustavo, que também é advogado, cumpria prisão preventiva desde setembro em Brasília (DF), no Núcleo Militar dentro do Complexo da Papuda.

 

Ele foi preso junto com Geddel Vieira Lima, três dias após a PF apreender R$ 51 milhões em um imóvel supostamente utilizado como "bunker" pelo peemedebista. Segundo a defesa de Gustavo, ele deve começar a cumprir a prisão domiciliar na casa dele, na capital baiana, a partir desta sexta-feira (20). A determinação do ministro Fachin é de que Job Brandão cumpra a prisão no endereço que indicar, o qual não é informado na decisão.

Bahia

20 de Out // | Bahia

Um casal que foi morto a tiros enquanto dormia no município de Itabela, no extremo sul da Bahia, foi sepultado na manhã desta sexta-feira (20). Os corpos de Fabrício Trevizani, de 34 anos, e Marycélia Silva Bobbio, de 24, foram enterrados sob forte comoção de amigos e familiares. O casal foi morto a tiros na madrugada de quinta-feira (19).

 

O crime aconteceu em uma fazenda na BA-283, na localidade de Escadinha, em Itabela. Nesta sexta, além do sepultamento, a delegacia local diz que continua colhendo depoimentos que possam indicar a autoria e a motivação do duplo homicídio. O crime, que segundo a investigação teve participação de cinco suspeitos, ocorreu por volta de 1h30.

 

Conforme a polícia, os criminosos não chegaram a entrar no imóvel e atiraram nas vítimas pela janela do quarto onde elas estavam. O casal dormia em uma cama que estava ao lado da janela. Um filho da mulher de quatro anos de idade também estava dentro de casa, dormindo na sala, e não se feriu. Um caseiro da fazenda foi feito refém durante a ação dos criminosos segundo informações do G1.

Polícia

20 de Out // | Polícia

Oito pessoas foram presas em flagrante em Salvador, nesta sexta-feira (20), durante a operação nacional "Luz na Infância", em combate à pedofilia. Não foram informados os nomes dos presos, nem para onde foram levados. Na capital baiana, também foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em diversos bairros.

 

A operação foi deflagrada pela Polícia Civil em 24 estados e no Distrito Federal, e prendeu mais de 90 pessoas em todo o país até por volta das 8h24. Em Salvador, foram cumpridos mandados de busca nos bairros do Stiep, Chame-Chame, Pituba, Barbalho, Barroquinha, Itapuã, Coutos e Caminho de Areia. Ainda não há balanço sobre o que foi apreendido.

 

Os alvos da operação foram identificados através de um levantamento de informações pela Senasp e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil - Adidância da Polícia de Imigração e Alfandega em Brasília (US ImmigrationandCustomsEnforcement-ICE). Com base em informações e evidências coletadas em ambientes virtuais, a polícia instaurou inquéritos policiais e representou pelas buscas e apreensões junto ao Poder Judiciário.

Salvador

20 de Out // | Salvador

O celular do tenente da Polícia Militar Robson Santiago dos Santos, que teria sido usado na filmagem de uma mulher no banheiro de um shopping em Salvador, foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT), nesta sexta-feira (20). A informação foi passada pelo delegado Maurício Moradillo, que investiga o caso.

 

Ele detalha que não foram encontrados no equipamento imagens que comprovassem o crime. "O que vai esclarecer, definitivamente, se houve captação de imagens ou vídeos será a perícia. O aparelho foi encaminhado hoje e, com base no resultado, eu encaminharei todo o material levantado para a Justiça" segundo informações do G1.

 

Não há um prazo determinado para que o laudo pericial seja divulgado. Moradillo conta que ouviu nove pessoas em relação à denúncia prestada pela mulher que afirma ter sido filmada pelo tenente militar no dia 17 de outubro. O delegado afirma que a susposta vítima evidenciou convicção durante todo o relato. "Foi um depoimento seguro. Ela estava bastante segura do que tinha acontecido". Sobre o susposto agressor, Moradillo diz que o tenente nega a contravenção.

Bahia

20 de Out // | Bahia

Seis pessoas foram presas e quase 130 kg de drogas apreendidos durante uma operação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador. Todos os presos, três homens e três mulheres, foram encaminhados para delegacia local.

 

As drogas e demais materiais foram apreendidos. Por meio de uma denúncia anônima, os agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte encontraram um casal suspeito na região da rodoviária nesta última quinta-feira (19). Abordada, a dupla foi flagrada com 20 kg de maconha.

 

Após interrogatório, a polícia diz que os dois teriam confessado que os entorpecentes seriam vendidos na cidade e que mais drogas eram mantidas por comparsas em duas residências no bairro Mangabeira. Chegando aos imóveis, a operação localizou mais 100 kg de maconha prensada, 9 kg de cocaína, material para refino das drogas, R$ 3 mil em espécie, dois revólveres calibre 38 e três carros. As drogas e demais materiais foram apreendidos.

Brasil

20 de Out // | Brasil

Preso há quase 11 anos no sistema prisional federal, o traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o “Marcinho VP”, negou, em entrevista ao portal UOL, ser o chefe da facção Comando Vermelho (CV) e afirmou que a existência do tráfico está ligada ao financiamento de campanhas políticas. Marcinho foi condenado a um total de 48 anos de reclusão.

 

"O tráfico de drogas não acaba porque financia campanhas políticas no Brasil", declarou ele, que defende a legalização da maconha. "O tráfico é nocivo e funesto, mas a corrupção é o crime que mais mata no Brasil”. Ainda sobre a ligação entre o tráfico e a política oficial, Marcinho VP acusa o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).

 

Cabral é acusado de ser “o cacique-mor da maior organização criminosa do Rio de Janeiro” e “o maior charlatão” que teve o “desprazer de conhecer”. O traficante afirma ter prestado favores eleitorais para o peemedebista em 1996, durante a campanha pela prefeitura do Rio de Janeiro, e não ter obtido retorno e atribui também a Cabral a sua ida para a Penitenciária Federal de Mossoró, onde atualmente está preso.

Justiça

20 de Out // | Justiça

"A Lava Jato é a Diretas-Já do novo Brasil. Vai acabar com a ditadura da corrupção e da impunidade." O paralelo histórico é do desembargador André Fontes, presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), a segunda instância da Operação Lava Jato no Rio, que atribui a Deus o desempenho da iniciativa.

 

"A Lava Jato é clara, limpa, não tem desvios. Na Lava Jato não tem linhas tortas. Ela é escrita, pelas mãos de Deus, sem as linhas tortas. É uma boa oportunidade para o Brasil", avalia. Na primeira, atua, com explícito apoio de Fontes, o juiz federal Marcelo Bretas segudo informações do Estadão Conteúdo.

 

"A minha prioridade foi proteger o juiz Bretas naquilo que é o caso mais complexo, rumoroso e sensível da 2ª Região. Eu me lembrei da juíza Patrícia Acioly (assassinada por policiais que estava investigando, em 2011), que várias vezes pediu proteção ao Tribunal de Justiça. O juiz Bretas também se manifestou. Eu não iria deixá-lo à mercê da própria sorte", explicou, sobre o reforço da segurança no TRF-2, logo quando assumiu o comando da corte.





Classificados


Enquete



Mais Lidas