Notícias

Justiça

21 de Jan // Gildásio Cavalcante | Justiça

RIO — Um grupo de advogados trabalhistas entrou com um pedido de liminar na noite deste sábado no Supremo Tribunal Federal (STF) para voltar a suspender a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho.

 

Eles fazem parte do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Mati) e ingressaram com ações na Justiça para impedir a posse de Cristiane.


A nomeação ficou suspensa por duas semanas, desde que a Justiça Federal em Niterói tomou a decisão. Apenas neste sábado, a Advocacia-Geral da União (AGU) reverteu o quadro e conseguiu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma liminar liberando a posse.

Justiça

21 de Jan // Gildásio Cavalcante | Justiça

Às vésperas do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, afirmou ao Estado que as instituições estão funcionando no País e que a “lei vale para todos”. “Todos nós devemos contas à Justiça”, disse Marco Aurélio, que não quis se estender sobre o julgamento de Lula no TRF-4.

 

“A importância é a atuação da ordem jurídica e as cobranças quanto a eventuais desvios de conduta. Espero que a Constituição Federal prevaleça.” Três outros ministros do STF ouvidos reservadamente pela reportagem dizem acreditar que o TRF-4 manterá a condenação imposta pelo juiz federal Sérgio Moro ao ex-presidente no caso do triplex do Guarujá (SP). Os integrantes da Corte, no entanto, divergem sobre os possíveis cenários depois de uma eventual condenação em segunda instância.

 

Para um ministro, caso se confirme a decisão de Moro, o petista deve ser preso em algum momento. Isso porque o Supremo permitiu a execução de penas como a prisão, após a sentença judicial de segundo grau – antes, portanto, do esgotamento de todos os recursos. O STF pode mudar o entendimento e ainda não analisou o mérito das ações do PEN e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que pedem a suspensão da execução antecipada da pena após decisão em segunda instância.

Acidente

21 de Jan // Gildásio Cavalcante | Acidente

Um carro perdeu o controle e atingiu pessoas que estavam em um ponto de ônibus de Itapuã, em Salvador, no início da noite deste sábado (20). De acordo com a Transalvador, o veículo saiu da pista ao colidir com um outro carro na Rua Aristídes Milton, em frente à 12 Delegacia de Polícia Civil.

 

O órgão de trânsito não tem detalhes sobre o estado de saúde das vítimas, mas informou que ao todo foram registradas 15 vítimas: 10 pessoas foram encaminhadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) enquanto outras cinco foram levadas para hospitais.

 

O Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública confirmou o acidente, mas também não tinha mais detalhes sobre o estado das vítimas.

Polícia

21 de Jan // Gildásio Cavalcante | Polícia

O cantor Caetano Veloso, que teve seus equipamentos roubados na noite do domingo (14), quando passava pela região de Itacaré, no sul da Bahia, agradeceu o trabalho da polícia após parte do material ser recuperado na madrugada deste sábado (20), em Ibirapitanga, no sul baiano.

 

Na publicação, ele comenta sobre a falta de segurança no Brasil e agradece a polícia pelo trabalho.

 

"Primeiro, lamentamos muito o roubo dos equipamentos do nosso show. A questão da insegurança é nacional, afeta todo o Brasil e precisa ser resolvida por toda a sociedade. Não dá pra ficar de braços cruzados diante da entrada de armas pesadas pelas nossas fronteiras, armas que matam nossos jovens e nossos policiais", disse o artista.

 

"Eu estou feliz pelo desfecho da história e quero agradecer o empenho do governador baiano, que determinou a ação imediata das polícias Civil e Militar. Quero agradecer à Secretaria de Segurança Pública, à Polícia Militar e à Polícia Civil, além da solidariedade que recebi na Bahia e no Brasil. É bom saber que encontrei todo esse apoio em minha terra natal", acrescentou Caetano, antes de listar os 19 equipamentos que seguem desaparecidos.

Política

21 de Jan // Gildásio Cavalcante | Política

Ainda sem a garantia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai poder concorrer à eleição presidencial, o PT fechou uma nova caravana em defesa da candidatura.

 

Desta vez, o petista vai percorrer a região Sul. Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, a empreitada está prevista para começar em março e será carregada de simbolismos.

 

Isso porque, de acordo com a publicação, Lula vai partir da cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, onde está o túmulo de Getúlio Vargas, o "pai dos pobres".

 

Posteriormente, ele vai fazer atos em municípios que têm foco na agricultura familiar e depois encerra em Curitiba, centro da Operação Lava Jato, na Boca Maldita.

Polícia

21 de Jan // Gildásio Cavalcante | Polícia

O sequestro do empresário e ex-prefeito de Valença, Ramiro Campelo de Queiroz completou 48 horas nesta manhã, e até o momento a polícia não divulgou informações acerca do desaparecimento que está sendo considerado como sequestro. 

 

 Em um grupo de Whatsapp, a esposa de Ramiro, Sra. Solange Queiroz afirmou que a família ainda aguarda ‘um sinal’. “Quero deixar neste momento uma palavra de gratidão a vocês que se pronunciaram e ainda em alguns momentos estão a perguntar a respeito do acontecimento ocorrido na manhã do dia 18 /01 com o meu esposo Ramiro.

 

Estamos sim, sem notícias a espera de um sinal”, escreveu. Solange ainda solicitou orações em prol da volta de Ramiro. “Aqueles que estão juntos compartilhando esse momento conosco, com orações, continuem, porque a união faz a força que gera uma corrente de Luz e Energia positiva é isso que precisamos nesse exato momento. Está sendo muito difícil e angustiante para mim e meus filhos, mas creio no Deus que ama, que ampara e que não abandona os seus filhos.” 

Santo Antônio de Jesus

20 de Jan // Redação | Santo Antônio de Jesus

Um idoso identificado por Manoel ficou gravemente ferido em um acidente registrado na tarde deste sábado (20), na BA-046, em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. O acidente aconteceu nas proximidades do Bairro São Paulo. Um veículo modelo Fiat Palio, cor verde, placa NTE 2667, com licença de Santo Antônio de Jesus, invadiu a barraca onde o idoso se encontra após o motorista perder o controle do carro.

No local eram comercializadas frutas segundo informações de populares. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para o Hospital Regional. Vale lembrar, que a barraca ficou destruída com o impacto da colisão. Ainda segundo informações de populares, provavelmente o condutor do carro estava embriagado. Ele fugiu do local do acidente e indignados, familiares da vítima afirmaram que iriam queimar o carro, mais uma equipe da Polícia Militar chegou a tempo e evitou a situação.

Notícias

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Notícias

O prazo para a entrega da licitação do projeto para a reforma da BA-026, que liga os municípios de Santo Antônio de Jesus a Amargosa, será até o dia 30/1.

 

Em fevereiro, o edital será lançado. A notícia foi anunciada pelo governador Rui Costa, que ressaltou outros compromissos assumidos para Amargosa e que já foram cumpridos.

 

“Estou querendo visitar Amargosa porque lá eu fiz alguns compromissos. Reabrir uma unidade fabril, fazer funcionar o frigorífico, reformar o acesso à UFRB, que já fizemos, e o outro compromisso é a estrada Santo Antônio – Amargosa, que eu vou lá assinar a Ordem de Serviço”, disse.

 

Saúde

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Saúde

O Ministério da Saúde anunciou campanha de vacinação contra a febre amarela para os meses de fevereiro e março. Na ação, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro receberão doses fracionadas da vacina. Nos demais estados, onde já existe recomendação de imunização contra a febre amarela, a vacina é ofertada na dose-padrão, de acordo com a rotina de imunização dos postos e outras unidades de saúde.

 

São Paulo e Rio de Janeiro adiantaram o início da campanha para a próxima semana. A campanha foi convocada para evitar que o surto de casos recentes em algumas regiões se alastre. De julho de 2017 a 14 de janeiro deste ano, o país registrou 35 casos da doença.

 

A orientação endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotada pelo Ministério da Saúde é a de que uma dose da vacina é o suficiente para imunizar a pessoa por toda a vida.

 

Segundo o ministério, os casos estão concentrados principalmente na Região Sudeste e envolve pessoas que vivem na área rural ou que tiveram contato com ambientes silvestre por motivos de trabalho ou lazer.

 

Veja detalhes da doença e como se proteger:

Bahia

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Bahia

Um veículo capotou e atingiu outros, no Km-36, da BA-099, conhecida como Estrada do Coco, por volta das 14h30 deste sábado (20).

 

Informações preliminares da Central de Operações do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv) da PMBA, dão conta de que pelo menos uma pessoa morreu no local.


Guarnições da BPRv estão no local do acidente, quatro quilômetros depois de Jacuípe, sentido Guarajuba. Equipes de socorro também trabalham no atendimento aos envolvidos.

Notícias

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Notícias

Cerca de 150 integrantes do Movimento Social de Luta (MSL) invadiram a Fazenda Espinho Preto, na madrugada deste sábado (20), em Rancharia, interior de São Paulo. De acordo com o líder Luciano de Lima, as ações marcam a largada de ocupações de terra para reivindicar a reforma agrária e "em defesa do direito do ex-presidente Lula de ser candidato à Presidência".

 

A Polícia Militar confirmou a invasão e informou que o dono da propriedade tomou medidas para obter a reintegração de posse do imóvel. Segundo Lima, o MSL programou outras cinco ocupações na região do oeste paulista até o dia 24, quando o recurso contra a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em ação da Lava Jato, será julgado no Tribunal Regional Federal (TRF-4), em Porto Alegre. A confirmação da sentença em 2ª instância pode impedir Lula de ser candidato a presidente.

 

Nesta sexta-feira (19), integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram duas áreas públicas do governo gaúcho no interior do Rio Grande do Sul. Uma das áreas, no município de Candiota, região da Campanha, pertence à Companhia Estadual de Energia Elétrica, que já entrou com pedido de reintegração.

Política

20 de Jan // política livre | Política

Belíssimo e concorrido destino turístico do estado, Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, em Cairú, faz parte da história do país. Descoberto em 1531, foi palco da Segunda Guerra Mundial, onde nazistas naufragaram navios. Neste sábado (20), o governador Rui Costa participou da solenidade de entrega da restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo, construída em 1630 para proteger o povoado das invasões na barra falsa da Baía de Todos os Santos. Importante atrativo local, o monumento é procurado, inclusive, por quem quer apreciar o por do sol. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, a obra teve investimento total de R$ 14,4 milhões.

 

“Esse patrimônio soma-se a toda uma história e está vinculado, assim como outros equipamentos na Bahia, à independência do país. É importante que a gente destaque esses equipamentos, que, ao longo da existência e da consolidação do Brasil como nação, serviram como nossa defesa. E foi isso que fizemos aqui na Fortaleza de Morro de São Paulo. E ainda vamos elaborar um plano de uso e gestão, para que ele seja auto-sustentável, como acontece em outros lugares do mundo”, revelou Rui. A restauração começou com a recuperação estrutural da muralha. Na etapa seguinte, abrangeu o Portaló, o Corpo da Guarda, o Forte da Ponta e o caminho ao longo da muralha.

 

O conjunto de baterias e fortes possui 2.335 m2. O local abriga agora uma exposição permanente, anfiteatro e área para eventos. Na ocasião, o governador recebeu também o título de Cidadão de Cairu. “Os vereadores da cidade decidiram, por unanimidade, conceder esse título ao governador, pela excelente gestão que vem fazendo à frente do Governo do Estado, por ter revolucionado a saúde na Bahia, e por todas as ações que contribuem para o desenvolvimento econômico e social da população baiana, além das entregas de obras importantes aqui no município e região”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Cairu, Abdon Ché.
 

Política

20 de Jan // bahia.ba | Política

Pré-candidato a presidente, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), quer o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), como seu vice na chapa, segundo informações da coluna Radar, da revista Veja.

 

De acordo com a publicação, o tucano precisa, no entanto, combinar com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).Alckmin chegou a cogitar o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), como seu vice, mas o chefe do Palácio Thomé de Souza descartou. “Não serei vice de ninguém”, já disse o democrata soteropolitano.

Notícias

20 de Jan // g1 | Notícias

Seis dias após terem sido roubados, os instrumentos do cantor e compositor Caetano Veloso foram recuperados, na madrugada deste sábado (20). O material foi encontrado em uma localidade conhecida como Revés, em Ibirapitanga, sul do estado.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os equipamentos foram localizados em uma residência após investigações da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Ilhéus) e dos setores de Inteligência da 61ª CIPM e da Cipe/Cacaueira.
A polícia diz que, no momento da abordagem, houve troca de tiros com os bandidos, que conseguiram fugir.

 

Segundo a SSP, foram recuperados o veículo e o reboque que eram utilizados para o transporte do material, quatro movie lights, um piano, duas malas de produção, um case pelican, um hack de aire, quatro violões e itens de cenários dos shows.
De acordo com informações prestadas pelo motorista que conduzia o veículo no momento do roubo, na relação de instrumentos encontrados pela polícia, faltam de três a quatro itens, que não foram especificados.
 
 

Política

20 de Jan // globo.com | Política

 O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, concedeu neste sábado (20) decisão liminar permitindo a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho. Com a decisão, a posse da deputada está marcada para a próxima segunda-feira (22), mesmo dia em que o presidente Michel Temer embarcará para a Suíça, onde participará do Fórum Econômico Mundial.


A decisão atende a pedido da Advocacia Geral da União (AGU), que representa o governo junto à Justiça. Anteriormente, o órgão teve três pedidos semelhantes negados no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), de segunda instância.
No recurso ao STJ, a AGU contestou a tese de que a nomeação de Cristiane Brasil contraria o princípio da moralidade, determinado pela Constituição, por causa de condenações que ela sofreu na Justiça Trabalhista.


Para o órgão, a ação não descreve e nem demonstra qualquer dano concreto ao patrimônio público, condições para impedir uma nomeação por ofensa à moralidade. Além disso, argumentou que a suspensão da nomeação vem impedindo o regular funcionamento do ministério.
“A decisão em combate vem interferindo drasticamente no Poder Executivo Federal, provocando danos à gestão governamental, na medida em que coloca em risco o Ministério do Trabalho ao deixar a pasta sem comando, impedindo, via de consequência, a normal tramitação de importantes ações governamentais e sociais”, afirmou a AGU.


Ao deferir o recurso da AGU, o ministro entendeu que condenações em processos trabalhistas não impedem a deputada de assumir o cargo. Ele destacou que não há nenhuma previsão na lei com essa determinação.
"Ocorre que em nosso ordenamento jurídico inexiste norma que vede a nomeação de qualquer cidadão para exercer o cargo de ministro do Trabalho em razão de ter sofrido condenação trabalhista. O fumus boni iuris acerca da questão é evidente", afirmou o ministro na decisão.
Ele afirmou ainda que a indicação para os cargos de ministros de Estado são de competência do presidente da República e que não se pode impedir ninguém de assumir o posto sem embasamento jurídico-legal que justifique tal medida.


"Não é aceitável que decisões liminares suspendam atos de nomeação e de posse, sem clara comprovação de violação ao ordenamento jurídico", afirmou.

Notícias

20 de Jan // Bahia noticias | Notícias

Os ingressos para a “Casa Skol”, o camarote gratuito da Skol, foram esgotados em questão de horas. Mas, para quem não conseguiu reservar os ingressos, a cervejaria informou que irá abrir um 2° lote a partir das 10 horas do dia 26. Localizado no Circuito Dodô (Barra/Ondina), o camarote iniciará sua programação a partir deste sábado (20) com a cantora Alinne Rosa. O cantor Dan Valente se apresentará no dia 27 de janeiro e a banda Attooxxa no dia 04 de fevereiro.

 

A partir da quinta-feira (8) de Carnaval o espaço funcionará todos os dias da festa, com atrações como Margareth Menezes, Pitty e Nego do Borel. O grupo Fit Dance estará em todos os dias da grade. Além do espaço interno, o local terá vista para a rua, onde passarão os trios. Os convites podem ser adquiridos pelo site do Sympla.
 

Polícia

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Polícia

O resultado provisório dos classificados no concurso de soldados da Polícia Militar da Bahia (PM-BA)foi divulgado no Diário Oficial do Estado deste sábado (20). Ao todo, foram convocados aproximadamente de 2,5 mil candidatos.

 

A prova teórica foi aplicada em agosto de 2017. Os candidatos aprovados foram submetidos a um teste de aptidão física, avaliações médicas, odontológicas e psicológicas. Durante o certame, ainda foram realizadas uma investigação social dos candidatos, que entregaram a documentação exigida no edital. O cronograma das próximas etapas do concurso também foi divulgado no Diário deste sábado.

 

O resultado final deverá ser divulgado no dia 24 de março. A apresentação para matrícula está prevista para o dia 27 de março. Os futuros soldados irão estudar, durante nove meses de curso, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, aprenderão disciplinas como Direitos Humanos, Abordagens, Tiro Policial, Policiamento Comunitário, Legislação, Policiamento de Trânsito, entre outras, além de passarem por estágio operacional antes de reforçarem o policiamento em todo o estado.

Justiça

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Justiça

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse não ter sido informado sobre "ameaças concretas" a magistrados que julgarão Lula na próxima quarta-feira (24) em Porto Alegre. Jardim falou com a imprensa no Palácio Piratini, na tarde desta sexta-feira (19), após assinar um convênio com o governo do Estado do Rio Grande do Sul e o município de Charqueadas para a construção de um presídio federal.

 

Segundo o ministro, há franca colaboração entre os órgãos de segurança estaduais e federais para "garantir a ordem e a constitucionalidade" no dia do julgamento, classificado pelo próprio ministro como "histórico". No entanto, Jardim evitou detalhar as ameaças notificadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) - o Tribunal da Lava Jato. "Não houve informação oficial.

 

Estamos acompanhando o que está na internet para saber a plausabilidade", disse o ministro, evitando entrar no mérito sobre a origem das supostas ameaças. Ainda assim, Jardim ressaltou haver "muito discurso agressivo prometendo ações ilegais". O governo federal colocou à disposição 130 homens da Força Nacional para atuar em Porto Alegre até o dia do julgamento.

Política

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Política

O juiz Antonio Augusto Galvão de França, da 3ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, negou nesta sexta-feira, 19, o pedido da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para realizar na Avenida Paulista um ato a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima quarta-feira. Com a decisão, a entidade transferiu sua manifestação para a Praça da República, no centro de São Paulo.

 

A CUT ajuizou uma mandado de segurança na quinta-feira, 18, para garantir espaço na via no dia 24, quando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, vai julgar um recurso do petista no caso do triplex do Guarujá (SP). Lula foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, da Lava Jato em Curitiba. A avenida, no entanto, também foi requisitada pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e Revoltados Online para uma manifestação contrária a Lula.

 

Na quarta-feira, foi realizada uma reunião com entidades e Polícia Militar, mas não houve acordo. “No caso em pauta, a entidade impetrante (CUT) comunicou aos órgãos competentes o intuito de realizar evento às 14 horas, na Avenida Paulista, 1.578, na altura do Masp, com ‘carro de som de grande porte, falas políticas e ação cultural’. Todavia, há notícia de que uma outra entidade indicou intuito em promover manifestação de ideal antagônico no mesmo dia e local”, escreveu França. De acordo com o juiz, porém, “não resta claro qual entidade protocolou primeiro o documento”. “Contudo, analisando a ata da reunião realizada junto à Polícia Militar, tudo indica que a preferência é da outra manifestação (anti-Lula)”, afirmou o juiz na decisão.

Recôncavo

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

Há muito tempo a BA 026 dá o que falar com relação aos buracos e péssimas condições da rodovia, que liga os municípios de Santo Antonio de Jesus e Amargosa. São 51 km de buracos, curvas e muitos obstáculos para quem percorre a via.

 

Nos últimos dias, alguns moradores haviam feito a tapagem dos buracos com barro e nesta quinta - feira (02) as chuvas que caíram pela manhã, deixou muita lama e transtorno para os motoristas e motociclistas.

 

O governador Rui Costa anunciou, nesta quinta-feira (18), o prazo para a entrega do projeto e para a licitação da BA-026, que liga Santo Antônio de Jesus a Amargosa.

Durante o programa institucional “Papo Correria”, Rui Costa confirmou, ao lado do Secretario de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, que o projeto para a reforma da estrada será recebido até o dia 30 de janeiro e o edital lançado já em fevereiro.

Salvador

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Salvador

Com intenso movimento de saída da capital com destino à Ilha de Itaparica, mas sem fila, a travessia travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande está operando na manhã deste sábado (20) com horários  de saída de  meia em meia hora ou de 15 em 15 minutos. Oito embarcações estão em tráfego  desde às 5h, início das operações.

 

  No sentido de Mar Grande para Salvador,  o fluxo de passageiros é tranquilo e os horários são os da grade padrão: de meia em meia hora. A  expectativa    é que o embarque siga sempre intenso durante esta manhã. Saindo do terminal Náutico, a última viagem hoje será feira às 20h. Já de Mar Grande, a última saída ocorre às 18h30.

 

A linha Salvador-Morro de São Paulo também registra bom movimento de venda de passagens e de embarque, com muito turistas se deslocando para o final de semana na Ilha de Tinharé.  Os dois primeiros catamarãs do dia vão zarpar às 8h30 e às 9h com lotação completa. Os próximos horários serão às 10h30, 13h e 14h. No sentido inverso, os horários são 9h, 11h30, 13h e 15h.

Salvador

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Salvador

Parte do bambuzal do Aeroporto de Salvador será retirada para o alargamento de uma via que deve facilitar a integração dos ônibus com a futura estação de metrô, de acordo com o Correio.

 

Segundo informou a CCR Metrô Bahia ao jornal, o túnel de bambuzal permanece, apenas serão cortados fragmentos das moitas de 11 touceiras, o que representa 0,19% da vegetação total.

 

Ainda conforme a assessoria da CCR, “o Inema expediu uma licença ambiental de Portaria nº 15.513, autorizando a intervenção, que deve ocorrer nos próximos dias.”.


Política

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Política

Para onde vai Walter Pinheiro? É o que todos estão se perguntaram nessa semana desde que circularam alguns rumores de que ele está conversando com líderes partidários para se lançar nas urnas mais uma vez. O senador licenciado e atualmente sem partido, no entanto, ainda não definiu qual rumo vai tomar na eleição de 2018.

 

Uma coisa, ao menos, já se sabe: o atual secretário da pasta de educação do governo Rui Costa não está parado e deve anunciar o ingresso em uma nova legenda e breve. Na noite da última quinta-feira, Pinheiro se sentou à mesa com o vice do Palácio de Ondina,  João Leão (PP), deputados pepiastas e o senador Roberto Muniz (PP). O encontro aconteceu em uma confraternização pelos 55 anos de idade do governador Rui Costa (PT). “Junto com membros da base Progressista e amigos, viemos trazer nossos votos de longa vida e realizações felizes, para o nosso grande governador Rui Costa”, postou Leão em sua página no Facebook.

 

Mais cedo, pouco antes da festa, Leão disse ao site Bahia.ba que convidaria Pinheiro para a legenda, mas foi cauteloso ao falar se haveria espaço na chapa governista. “Não sei. Quem sabe? Vamos conversar. Se Jaques Wagner for candidato a presidente, teremos mais uma vaga na chapa”, afirmou. Procurado pela Tribuna, o  secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, também informou que ainda não há uma definição sobre a migração de Pinheiro para o grupo. 

Política

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Política

Na sua primeira declaração sobre o afastamento de quatro vice-presidentes da Caixa, o presidente Michel Temer disse que não vai concluir seu mandato com a pecha de um "sujeito que incorreu em falcatruas".

 

Temer concedeu entrevista a Folha de S. Paulo na quinta-feira (18). Ele nega que tenha demorado a afastar os vice suspeitos de corrupção - a decisão foi tomada por ele na terça (16).

 

O presidente se defende de possíveis práticas suspeitas na sua relação com essas pessoas. Diz ainda que eles podem voltar aos cargos no banco e não descarta manter a prática de aceitar indicações políticas para essas funções.

 

Temer ainda negou ter adotado “dois pesos e duas medidas” por não afastar o presidente da Caixa, Gilberto Occhi. Segundo ele, “não há nada mais concreto” na acusação contra Occhi.BocaoNews
 

Política

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Política

PT vem intensificando sua mobilização internacional em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será julgado na quarta-feira pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Um grupo de deputados americanos do partido Democrata vai divulgar nesta sexta-feira (19) uma carta denunciando as "violações flagrantes" do direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um processo justo e a "campanha de perseguição judicial de motivação política", segundo apurou a reportagem.

 

Paralelamente, o abaixo-assinado "Eleição sem Lula é fraude", organizado pelo ex-ministro Celso Amorim, conquistou quase 200 mil assinaturas, entre elas a do ativista Daniel Ellsberg, dos cineastas Constantin Costa-Gavras e Oliver Stone, ex-ministro grego Yanis Varoufakis e o linguista Noam Chomsky. Ellsberg foi o responsável pelo vazamento dos documentos conhecidos como "Papeis do Pentágono", em 1971, que revelaram como o governo americano estava ocultando o fracasso na guerra do Vietnã. É tema do filme "The Post", concorrente ao Oscar.

 

"O objetivo é mostrar que o mundo está de olho, vendo as injustiças que estão sendo cometidas no Brasil", diz Amorim, cotado para ser o candidato do PT ao governo do Rio.

 

Também assinaram o manifesto os ex-presidentes Pepe Mujica (Uruguai), Cristina Kirchner (Argentina), Ernesto Samper (Colômbia) e o ex-primeiro ministro italiano Massimo D'Alema.

Polícia

20 de Jan // Gildásio Cavalcante | Polícia

Diversos equipamentos e instrumentos do cantor Caetano Veloso foram recuperados através de uma operação da Polícia Militar de Ubaitaba, realizada nesta sexta-feira (19), na região do Revés, na zona rural do município de Ibirapitanga, no sul da Bahia.

 

O material foi roubado no último dia 15, na BR 101, na altura do distrito de Itamarati.

 

Segundo a polícia, o roubo foi praticado por quatro homens, que levaram um veículo Gol, preto, placa LRN 3352, licença de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, e também um reboque.

 

 De acordo com o site Ubatã Notícias, durante a operação para recuperar os equipamentos, a polícia foi recebida a tiros pelos bandidos, que conseguiram escapar por uma mata.

Acidente

19 de Jan // | Acidente

O motorista que atropelou 18 pessoas em Copacabana na noite desta última quinta-feira (18) não tinha ingerido bebida alcoólica antes de dirigir, aponta exame feito pela Polícia Civil. Como não fugiu do local do acidente, Antonio de Almeida Anaquim, de 41 anos, responderá em liberdade por homicídio culposo.

 

Um bebê de 8 meses morreu no atropelamento. O laudo afirma que Antonio estava desperto e se apresentou calmo para o exame, fornecendo respostas com clareza de raciocínio, pensamento bem articulado e orientação no espaço e no tempo. Ao todo, 17 pessoas ficaram feridas no acidente segundo informações do G1.

 

O motorista afirma que sofreu um ataque epilético e desmaiou ao volante, versão confirmada pela mulher que o acompanhava no carro. Outras testemunhas já foram ouvidas pela Polícia Civil. Após o atropelamento, Antonio foi detido e levado para a 12ªDP (Copacabana), delegacia que abriu inquérito para investigar o caso. Segundo a Polícia Civil, a principal hipótese é de que o motorista tenha mesmo sofrido um ataque epilético.

Recôncavo

19 de Jan // | Recôncavo

Após ser preso temporariamente em dezembro do ano passado na operação Adsumus, o ex-prefeito de Muritiba, Roque Isque, foi preso nesta sexta (19), após ter a prisão preventiva decretada pela Justiça. O pedetista é investigado na operação deflagrada pelo Ministério Público de integrar um esquema de desvio de recursos em contratos na cidade.

 

A Justiça decidiu por aceitar a denúncia apresentada pelo MP. A prisão de Roque Isquem marca também a entrada do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais no comando da operação Adsumus, que desde julho de 2016 estava sob direção do Ministério Público de Santo Amaro, onde a operação nasceu.

 

Isquem foi um dos alvos principais da 6ª fase da Adsumus, deflagrada no último dia 18 de dezembro, quando o ex-prefeito foi preso junto com mais quatro acusados. Entre os quais, o ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT) e o empresário Manoel de Andrade Barreto, que atua nos ramos da axé music e medicamentos. Três dias depois, Isquem e os outros dois tiveram a prisão provisória revogada pelo Tribunal de Justiça.

Baixo Sul

19 de Jan // | Baixo Sul

O empresário Ramiro Campelo de Queiroz fundador do grupo lojas Guaibim e Casa +Fácil foi sequestrado na manhã de quinta-feira (18) enquanto escovava os dentes na porta de sua residência como de costume. Segundo informações três homens armados e encapuzados o colocaram em um veículo e tomaram rumo desconhecido, já por volta das 9h da manhã os sequestradores ligaram e informaram o valor para resgate, no entanto, a partir deste momento não mantiveram mais contato.

Em contato com a Rádio Andaiá FM, o radialista Ciro Pimentel da emissora Rio Una do município de Valença informou que todos os familiares estão acompanhando o caso em Salvador, onde a Policia Civil assumiu as investigações e não mais a polícia de Valença. Vale ressaltar que a queixa não foi registrada no município onde Ramiro reside. As informações de valores do resgate e andamento das negociações não podem ser divulgadas, o que se sabe é que até o momento não houve outro contato com os criminosos.

REVEJA A ENTREVISTA DO EMPRESÁRIO RAMIRCO CAMPELO AO INFOSAJ EM JULHO DE 2016

Política

19 de Jan // | Política

O secretário estadual de Desenvolvimento, o ex-governador Jaques Wagner (PT), apostou que o ex-presidente Lula será candidato “até o final” e disse que o PT está costurando uma “ampla aliança” para a candidatura do petista. Mesmo com uma eventual condenação na segunda instância e até preso, Lula da Silva ainda poderá registrar sua candidatura no TSE.

 

Isso não significa, porém, que a presença dele na eleição presidencial, marcada para 7 de outubro, seja uma certeza. “Se tivesse prova, tudo bem. Aliás, quem criou a Lei da Ficha Limpa fomos nós. Lula vai ser lançado na candidatura, vai ser aclamado, estamos trabalhando para costurar uma aliança o mais ampla possível. E, na minha opinião, ele vai até o final”, avaliou, Wagner à TVE.

 

Já foi noticiado que o PP e o PR podem caminhar com Lula, principalmente se o petista se livrar da inelegibilidade. “Eu digo sempre que é como se os outros países quisessem que a gente fosse para a Copa sem Neymar, o nosso craque. Lula é o nosso craque na política, pelo menos para os que acreditam no nosso projeto”, prosseguiu Wagner, acrescentando que o maior erro do PT foi não ter feito a reforma política em 2003.

Polícia

19 de Jan // | Polícia

Juvenal Amaral Neto e Cristina Amaral, achados mortos e enterrados no quintal da própria casa, em Camaçari, "foram vítimas de uma barbárie". Foi assim que a delegada Maria Tereza Santos, titular da 4ª Delegacia de Homicídios, classificou o crime na manhã desta sexta (19), ao informar que o inquérito sobre o caso foi concluído e remetido à Justiça.

 

Dois adultos foram presos e três adolescentes, de 13, 14 e 16 anos, apreendidos suspeitos do duplo homicídio após denúncia anônima. Os adultos foram identificados como Daniel Neves Santos Filho, de 29 anos, e Carlos Alberto Neres Júnior. Na cadeia, os presos foram obrigados a fazer sexo entre si por outros colegas de cela.

 

A polícia apura o vídeo gravado dentro da delegacia. Para a delegada, as provas presentes no inquérito levatam a hipótese de que, além de diversos outros crimes, o casal pode ter sido vítima de canibalismo. "Tudo leva a crer que os acusados praticaram canibalismo. As vísceras e partes de órgãos não foram encontradas. Não há indícios de onde estejam. Eles chegaram a separar os tecidos moles dos ossos das vítimas" segundo informações do G1.

Política

19 de Jan // | Política

O ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTC) anunciou, nesta sexta-feira, sua pré-candidatura à Presidência da República. O anúncio foi feito em entrevista a uma rádio de Arapiraca, em Alagoas, que pertence ao grupo de comunicação de sua família. “Tenho uma vantagem em relação a alguns candidatos porque já presidi o País”, disse.

 

Ele ainda acrescentou: “Meu partido todos conhecem. Todos sabem o modo como eu penso e ajo para atingir os objetivos que a população deseja para a melhoria de sua qualidade de vida”, declarou. Color presidiu o Brasil entre 1990 e 1992, quando se tornou o primeiro chefe da República a sofrer impeachment.

 

Segundo o senador, o assunto será tratado na convenção do partido, antigo PRN. Na entrevista, o senador lembrou a importância da realização de reformas, principalmente a política, que deve diminuir o número de partidos. “Alguns avanços vêm sendo atingidos, mas muitas outras reformas precisam ser executadas, sobretudo a política, para que possamos ter um conjunto de partidos que representem as faces ideológicas de uma sociedade”, argumentou.

Emprego

19 de Jan // | Emprego

O edital de concurso para a Polícia Civil da Bahia foi publicado nesta sexta (19), no Diário Oficial do Estado. São mil vagas, sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães. A taxa de inscrição é de R$ 160, para quem vai disputar vaga para delegado, e R$ 140, para quem for concorrer aos cargos de investigador ou de escrivão.

 

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 1º de fevereiro até 2 de março, exclusivamente pela internet, no site da Vunesp. A remuneração inicial para delegados, com regime de trabalho de 40 horas semanais, é de R$ 11.389,96. Já investigadores e escrivães têm remuneração inicial de R$ 3.915,85, em regime de 40 horas semanais.

 

O candidato à vaga de delegado precisa ter diploma de conclusão do curso de bacharelado em Direito, registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação. Já para os cargos de investigador ou de escrivão é exigido diploma de conclusão de curso superior em qualquer área, também registrado no Ministério da Educação. Para os investigadores, é preciso possuir também Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria B, no mínimo.

Recôncavo

19 de Jan // | Recôncavo

Um acidente entre quatro veículos, dois carros e dois motos, foi registrado no final da tarde desta sexta-feira (19), na Avenida Providência em Santo Antônio de Jesus. O veículo Ford Focus, cor vermelha, se chocou contra um Fiat Punto, cor branca. Após a colisão violenta, o carro Ford Focus saiu de seu trajeto e passou por cima de uma motocicleta empurrando até se chocar com um muro de uma residência segundo informações de populares.

Uma Outra motocicleta também se envolveu no acidente. Também na tarde desta sexta-feira, outro acidente foi registrado entre um carro e uma motocicleta por volta das 15h na entrada da URBIS III. Um carro Fiat Strada se chocou com um condutor em uma motocicleta Honda Biz, que perdeu o controle e veio ao chão. A vítima sofreu ferimentos e escoriações e foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Polícia

19 de Jan // | Polícia

Um rapaz de 27 anos, suspeito de plagiar a sinopse de um livro na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017, confessou à Polícia Federal, em depoimento, que copiou na própria prova um texto que achou na internet através do celular. O nome do rapaz não foi divulgado segundo informações do G1.

 

A Polícia Federal que, após anunciar o cumprimento de buscas e apreensão na casa do suspeito, realizou uma coletiva de imprensa para dar mais detalhes do caso. Na casa do suspeito, localizada no bairro Macaúbas, na capital baiana, além do celular, a polícia encontrou o rascunho da prova de redação, onde também constava o trecho do livro.

 

A polícia detalhou que ele trabalha como vendedor e já é estudante de Engenharia Civil de uma faculdade particular de Salvador. De acordo com a Polícia, o rapaz disse, em depoimento, que agiu sozinho e que conseguiu burlar a entrada dele na sala de prova com o celular escondido na cintura. O suspeito fez as provas no Pavilhão VI da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizado no bairro da Federação, em Salvador.

Salvador

19 de Jan // | Salvador

Mais de cinco mil motoristas foram flagrados e autuados pela Lei Seca no ano de 2017, em Salvador, segundo aponta um levantamento realizado pela Superintendência de Trânsito e Transporte da cidade (Transalvador). Do total, 93% (4.785) dos motoristas que foram parados em blitzes na capital baiana se recusaram a fazer o teste do bafômetro.

 

A Transalvador informou que as autuações resultaram das 42 mil abordagens nas blitzes da Lei Seca, 38% a mais do que em 2016, quando foram realizadas 30.624. Em 2016, 3.938 condutores foram autuados. Ainda em 2017, o mês que mais foram realizadas blitzes foi fevereiro, que somou 4.898 abordagens.

 

Nesse mês, Superintendência de Trânsito de Salvador autuou 645 motoristas com base da Lei Seca e 605 deles se recusaram a fazer o teste do bafômetro segundo informações do G1. Já o mês com menor número de abordagens da Transalvador em 2017 foi maio, que somou 2.843. Desses, 375 foram autuados pela Lei Seca e 345 se recusaram a passar pelo bafômetro. Dirigir sob o efeito de álcool é uma infração de natureza gravíssima.

Saúde

19 de Jan // | Saúde

Segundo o presidente da ABCVAC (Associação Brasileira das Clínicas de Vacina), no mês de janeiro não haverá reposição de estoque da vacina de febre amarela nas clínicas de vacinação particulares. A previsão é que novas doses sejam recebidas no final de fevereiro. As vacinas são produzidas fora do país.

 

O abastecimento pode sofrer com restrição na capacidade de distribuição por serem produzidas foram do país. O laboratório responsável pelo abastecimento, Sanofi Pasteur, solicitou a aprovação em caráter excepcional daAnvisa para a importação de um novo lote da vacina com embalagem internacional, que acabou de ser concedida.

 

A vacina, que já teve distribuição de mais de 400 milhões de doses ao redor do mundo, é chamada de Stamaril. Em posicionamento enviado à ABCVAC, a Sanofi informou que tanto a empresa, quanto a Anvisa estão empreendendo todos os esforços para acelerar a importação e disponibilizar esta vacina o mais rapidamente possível, seguindo todas as normas e regras aplicáveis para o processo de importação.

Justiça

19 de Jan // | Justiça

O presidente Michel Temer recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter a suspensão da posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho. O recurso já foi protocolado no tribunal. A decisão de Temer foi tomada nesta última quinta-feira (18) após conversa com o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil).

 

Temer também conversou com o subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha. A ministra da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Mendonça, ficou encarregada de entrar com o recurso no tribunal. Esta é a quarta vez que a AGU recorre à Justiça para garantir a posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho.

 

A posse de Cristiane Brasil estava prevista para o dia 9 de janeiro deste ano, mas uma decisão do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal Criminal de Niterói no Rio de Janeiro, suspendeu a solenidade um dia antes. O juiz atendeu ação popular apresentada após o G1 revelar que Cristiane Brasil foi condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas com dois ex-motoristas segundo informações do Blog Andreía Sadi.

Bahia

19 de Jan // | Bahia

Em viagem ao sul da Bahia, o governador Rui Costa participou, na tarde desta sexta-feira (19), de reunião no auditório do Cetep Litoral Sul II, em Itabuna, onde assinou protocolos de intenções dos Consórcios Públicos de Saúde das regiões de Itabuna e Ilhéus. “Eu acabei de olhar dois terrenos para construir a policlínica aqui em Itabuna. Nós queremos iniciar o mais rápido possível a construção”, afirmou.

Rui também assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação de unidades estaduais de ensino, que vão compor o Campus Integrado de Educação Básica (CIEB). ”É o ensino em tempo integral, garantindo a educação completa dos nossos jovens”, acrescentou. Na ocasião, o governador ainda entregou três tratores para associações de agricultores familiares de Nova Canaã, Itacaré e Medeiros Neto e uma ambulância para o município de Gongogi.

Economia

19 de Jan // | Economia

O otimismo dos executivos nas fábricas melhorou pelo sexto mês seguido e já é o melhor desde abril de 2011, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (19). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) subiu 0,7 ponto em relação a dezembro e chegou a 59 pontos no começo de 2018.

 

Em uma escala na qual valores acima de 50 pontos significam otimismo do setor, o Icei tem inclusive se distanciado da média histórica de 54,1 pontos do indicador. Na comparação com janeiro de 2017, a alta foi de 8,9 pontos. De acordo com a CNI, a confiança é maior nas grandes empresas, que obtiveram 61,1 pontos no Icei de janeiro.

 

Isso seguida pelas médias (57,6 pontos) e pequenas (55,9 pontos). Dentre os componentes do Icei, o Índice de Condições Atuais cresceu 0,2 pontos e chegou a 53,1 pontos em janeiro, completando cinco meses consecutivos acima da linha divisória dos 50 pontos. Esse indicador mede a avaliação dos empresários sobre as condições correntes de seus negócios e da economia brasileira segundo informações do Estadão Conteúdo.





Classificados


Enquete



Mais Lidas