Notícias

Santo Antônio de Jesus

Santo Antônio de Jesus

13 de Ago // Ascom | Santo Antônio de Jesus

O Prefeito Rogério Andrade assina, nesta próxima terça-feira (14), às 19h, ordem de serviço para pavimentação das 8 ruas do Loteamento Santa Cecília, localizado no Bairro do São Benedito. A obra, sonho antigo dos moradores da localidade, é a primeira de quatro que serão iniciadas pela gestão municipal ainda essa semana, todas do Programa Acelera SAJ. Mais obras até o próximo domingo (18).

Nesta próxima quarta-feira (15), às 19h, será a vez da Rádio Clube, onde será dada ordem de serviço para mais pavimentações. Já na quinta-feira (16), também às 19h, a população da Rua H do Loteamento Recanto dos Prazeres (Rua do Curral) irá acompanhar a assinatura da ordem serviço para a pavimentação. A agenda termina no domingo (18), às 9h, com o início das obras de requalificação da Avenida Vereador João Silva (Rua da Linha).

Loteamento receberá pavimentação com recursos do programa Acelera SAJ

Santo Antônio de Jesus

10 de Ago // Ascom | Santo Antônio de Jesus

O Secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Clovis Esequiel e o coordenador do CICOM Recôncavo, Capitão Vaz, participaram nesta última quarta-feira (8) de uma audiência com o Tenente Coronel Magalhães, superintendente de telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em Salvador. A reunião tratou de temas como a participação da SMTT no vídeomonitoramento realizado pelo CICOM, utilizado para fortalecer as ações de segurança e contribuir com a gestão do trânsito local.

Além da reunião, os agentes da SMTT, Gilson e Vera participaram de um treinamento no Centro de Operações e Inteligência 2 de julho. À tarde, a equipe da SMTT esteve na Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, buscando programas de educação para o trânsito e formação de agentes. “Essas ações fazem parte da parceria entre a Prefeitura e a Polícia Rodoviária Federal, onde o município se propôs a fazer melhorias no posto da PRF e em contrapartida eles vão oferecer programas nesta área.” – Destaca o secretário.

Santo Antônio de Jesus

09 de Ago // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

Sabendo da importância que é a Santa Casa de Misericórdia e Hospital Maternidade Luiz Argolo, a Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus realizará na noite desta quinta-feira (09), às 19h, no Centro Cultural, uma Sessão Especial para comemorar os 100 da Santa Casa, a mais antiga instituição que atua na área de saúde da cidade.

 

Este é um reconhecimento do Poder Legislativo Municipal, que na oportunidade, também estará entregando uma placa de homenagem à direção do hospital. Ao longo dos seus 100 anos de história, a unidade hospitalar tem prestado relevantes serviços de saúde a Santo Antônio de Jesus e diversas cidades da região.

 

A iniciativa desta Sessão é do presidente da Câmara, vereador Antônio Nogueira Neto (PSB). “Fico muito feliz por participar deste momento e por está contribuindo com a Santa Casa. Sempre estive ao lado da Santa Casa e no que for preciso, estarei à disposição para poder contribuir no que for possível. Este hospital é muito importante para Santo Antônio de Jesus. Por aqui passa diversas pessoas que são tratadas com amor e muito carinho.”, disse 

Santo Antônio de Jesus

07 de Ago // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar em Santo Antônio de Jesus, tenente coronel Jader Martins, realizou na tarde desta terça-feira (07), uma coletiva com a imprensa do município, onde na oportunidade, divulgou um balanço das ações realizadas entre janeiro e agosto de 2018 em Santo Antônio de Jesus e cidades circunvizinhas. A Polícia Militar vem trabalhando no intuído de coibir a prática de crimes na cidade. Para fala sobre as ações da Polícia Militar, o comandante do 14ºBPM conversou com a reportagem do Portal Infosaj/TV Recôncavo. Muitas ocorrências são registradas todos os dias, que envolve roubo de celulares, recuperação de veículos, prisões, apreensões de arma de fogos e drogas. Desde o início do ano, a ação da PM em Santo Antônio de Jesus resultou em muitas prisões.

Segundo o comandante, o trabalho da Polícia Militar é diferenciado já que trabalha 24 horas por dia para garantir a segurança da população não só em Santo Antônio como nas cidades que compreendem o 14º Batalhão. Importância de blitz, trabalho executado pelas guarnições da PM, importância da parceria entre Polícia Militar, Civil e a comunidade, trabalho para evitar que as drogas cheguem as periferias, número de efetivo e equipamentos foram um dos assuntos tratado durante a reportagem. “Eu tenho certeza que a população tem demandas que nós da Polícia Militar precisamos suprir. Por favor, nos de sugestões, venha conversar conosco, seja através da imprensa ou com o nosso gabinete.  Precisamos ter uma afinidade melhor para que a polícia e sociedade caminhem juntos sempre visando o bem comum”, disse Martins.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA COM O COMANDANTE DO 14ºBPM

Santo Antônio de Jesus

07 de Ago // Redação | Santo Antônio de Jesus

A campanha "#IPTUNAJUSTIÇA", que tenta barrar o aumento abusivo do IPTU em Santo Antônio de Jesus - e que nos últimos dias obteve grande repercussão na mídia em todo o Estado, ganhou um grande reforço após o início de uma mobilização que tomou conta das principais praças da cidade. O objetivo é coletar assinaturas dos moradores e encaminhar uma ação civil pública que obrigue a prefeitura a corrigir o reajuste ou, em caso de omissão, buscar as medidas judiciais cabíveis.

Desde o seu início, na última quinta-feira (02), a mobilização resultou em mais de 1.200 assinaturas. Vale destacar que esta ação conta com o apoio de estudantes do curso de Direito, que estão prestando orientações à população sobre o andamento do processo, além de reforçar a importância que cada cidadão deve ter na busca por seus direitos. Desde quando houve a votação na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, em 29 de novembro do ano passado, os moradores estranharam a forma como o projeto tramitou na casa.

Santo Antônio de Jesus

06 de Ago // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

Aconteceu nesta segunda-feira (06), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, o II Simpósio de Proteção aos Direitos da Mulher para celebrar os 12 anos da Lei Maria da Penha. Realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção SAJ, o evento tem uma parceria com a FACMP, Nova CCAB, Polícia Civil e Ministério Público da Bahia, numa iniciativa da Comissão de Proteção aos Direito da Mulher. A realização de mais um Simpósio foi importante para a classe feminina já que na oportunidade, trouxe à tona discussões que visa promover a conscientização da sociedade.

A programação teve início pela manhã com Oficina de Empoderamento a Autonomia da Mulher tendo como palestrante Kátia Santos – Especialista em Tecnologia Social e Economia Solidária e Amélia Almeida, Psicóloga e Mestra em Ciências Sociais da UFBA. Na parte da tarde, a palestra ficou por conta de Dra. Sara Gama, Promotora de Justiça, de Dra. Patrícia Neves, Delegada de Polícia, Dr. João Manoel Santana, Promotor de Justiça e Dra. Ana Patrícia, Vice-presidente da OAB-BA. Durante todo o evento no dia de hoje, foram ofertados aos participantes serviços de belezas, saúde e entretenimento. Em entrevista a equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo, Dr. Humberto Vieira, presidente da OAB Subseção SAJ fala sobre a importância de mais uma realização do II Simpósio para Santo Antônio de Jesus e região.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O ADVOGADO HUMBERTO VIEIRA, PRESIDENTE DA OAB SAJ

Santo Antônio de Jesus

06 de Ago // Redação | Santo Antônio de Jesus

A onda de assaltos tem assustado a população de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. E a população já não sabe mais a quem recorrer para diminuir a ousadia dos bandidos que agem a qualquer hora do dia e da noite. Desta vez, a vítima foi o secretário de trânsito e transporte do município. O secretário Clóvis Ezequiel foi assaltado na noite deste último domingo (05), quando chegava a sua residência localizada no Loteamento Parque São João no Bairro da Maria Preta. A ação dos bandidos aconteceu por volta das 22h.

Clóvis foi abordado por dois bandidos encapuzados e armados que o abrigou a descer do veículo, um Fiat Siena, cor branca, placa policial OKT-8205, licença de Santo Antônio de Jesus. Os bandidos ainda fizeram uma revista no secretário e levaram também o aparelho de celular.  “Foi tudo muito rápido, chegaram a me revistar e entraram no meu carro fugindo em alta velocidade. Foi um susto para mim. Só tenho que agradecer a Deus porque estou vivo. Agora é tocar a vida”, disse Clóvis Ezequiel que registrou o caso na delegacia.

Santo Antônio de Jesus

04 de Ago // Redação | Santo Antônio de Jesus

Os moradores da Av.Providência fizeram um protesto, na noite desde sábado (4), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Com cartazes e colocando fogo em objetos, os populares reclamavam da falta de segurança após diversos assaltos na região. Em um vídeo enviado a nossa reportagem, uma moradora alerta as autoridades sobre os perigos: "O povo das Graça está pedindo socorro, policiamento que não tem. O galera está sendo assaltado toda hora aqui, roubando celular. É mole? seis horas da tarde tendo que dormir porque o ladrão está tomando conta". Os moradores pedem providência: Nossa cidade está sendo dominada pela marginalidade, o prefeito não acorda, como pode uma coisa dessas? Diversos assaltos têm ocorrido na região, roubos de motos, carros e celulares.

PROTESTO CONTRA ASSALTOS NO BAIRRO DA GRAÇA

Santo Antônio de Jesus

03 de Ago // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus deu início na última segunda-feira (30) as obras de requalificação da Avenida ACM. Apenas um dia após a assinatura da ordem de serviço, realizada no domingo (29), prepostos das secretarias de Infraestrutura, Trânsito e Transporte Urbano, Superintendência de Convênios e da empresa responsável pela obra estiveram no local para as primeiras ações.

A primeira etapa da obra, já iniciada, é a construção da rota acessível com substituição de meios-fios, uniformização de passeios, implantação de rampas e faixa táctil em toda a extensão da avenida. Em seguida, será feita a repavimentação asfáltica em CBUQ. O investimento total é de R$ 837.485,78 (oitocentos e trinta e sete mil quatrocentos e oitenta e cinco reais e setenta e oito centavos). A obra é mais uma do Programa Acelera SAJ.

Santo Antônio de Jesus

02 de Ago // Redação | Santo Antônio de Jesus

A Avenida Antônio Carlos Magalhães foi fechada por moradores da localidade no início da tarde desta quinta-feira (02), como forma de protesto já que a via apresenta muitos buracos. Neste último domingo (29), a Prefeitura Municipal autorizou a requalificação da via, mais até o momento a obra não foi iniciada. Segundo informações, o que deixou a população revoltada foi que uma empresa, responsável pela obra, colocou barro vermelho e trouxe mais transtornos ainda para os moradores e comerciantes do local que pedem providências de imediato a Secretaria de Infraestrutura. As obras da Avenida estavam previstas para serem iniciadas já na segunda-feira (30) e englobam repavimentação asfáltica em CBUQ e construção de rota acessível em toda extensão da avenida.

VÍDEO MOSTRA PROTESTO DE MORADORES NA AVENIDA ACM

 

Santo Antônio de Jesus

02 de Ago // | Santo Antônio de Jesus

Um policial aposentado foi baleado de raspão na cabeça durante um assalto em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia. A vítima foi levada para o hospital e passa bem. O caso aconteceu na terça-feira (31). Segundo informações do delegado Orlando Corsino, que investiga o caso, a vítima não estava armada e se assustou na abordagem.

 

Após atirar, os homens levaram o celular do policial. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e foi levada para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ). Conforme o delegado Orlando Corsino, o policial não corre risco de morte e se recupera na unidade médica.

 

Em nota, a Polícia Civil informou que equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), que fica em Santo Antônio de Jesus, apreenderam, nesta quarta-feira (1°), um adolescente suspeito de participar do assalto contra o PM. Segundo a Polícia Civil, uma motocicleta que teria sido utilizada na ação e uma aema de fogo falsa foram apreendidas com o garoto. A moto foi enviada para ser periciada no Departamento de Polícia Técnica.

Santo Antônio de Jesus

01 de Ago // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

Os motoristas que trafegam pela BA-026, estrada que liga os municípios de Santo Antônio de Jesus e Amargosa, continuam sofrendo com as péssimas condições da estrada. São 51 km de buracos, curvas e muitos obstáculos para quem percorre a via. A BA-026, importante via que liga a BR-101, também dá acesso aos municípios de Varzedo São Miguel das Matas, Elísio Medrado e Santa Terezinha. A estrada é bastante movimentada e é a principal via de escoamento de produtos para Salvador e cidades vizinhas. A restauração da BA-026 já foi anunciada antes e depois da campanha por muitos políticos, inclusive pelo governador Rui Costa quando está na região recôncavo. Mais a coisa ainda não saiu do papel. Houve época da população protestar e fechar a rodovia. O tempo de viagem entre Amargosa e a BR-101, que deveria durar 30 minutos, está sendo feito em, no mínimo, uma hora, por causa das condições da estrada que põe os motoristas em risco.

VEJA A SITUAÇÃO DE QUEM TRAFEGA PELA BA-026 CHEIA DE BURACOS E SEM SINALIZAÇÃO

Na manhã desta quarta-feira (01), a equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo percorreu toda a BA-026 para ver de perto a situação crítica da rodovia, em especial, o que tem passado os motoristas que precisa usar a estrada. A nossa reportagem, motoristas externaram a sua indignação com a situação da estrada. “Essa estrada é uma vergonha. Às vésperas das eleições está assim, imagine depois. É muita tapeação. É só jogando terra, limpando as lateais e nada de reformar a via. Quem sofre com tudo isso somos nós que damos manutenção em veículo correndo o perigo até de sofrer um acidente ou um assalto”, disse Edson que reside no município de Varzedo. “Eu trabalho aqui no Distrito Industrial e tenho que passar diversas vezes por aqui. É complicado. Já estourei amortecedor do carro e o prejuízo é grande. Se está difícil para mim que trafega por aqui oito dez vezes por dia, imagina para o pessoal que mora em Varzedo ou Amargosa. Eu não sei como esse pessoal consegue chegar em Santo Antônio de Jesus”, diz Jurandir que reside em Santo Antônio de Jesus.

Santo Antônio de Jesus

01 de Ago // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus realizou na manhã desta quarta-feira (1º) a entrega de novas máquinas para o trabalho permanente de manutenção das Estradas Vicinais. São 11 novos veículos: sendo 2 patróis, 2 rolos compactadores, 1 retroescavadeira, 1 carro-pipa, e 6 caçambas. Além das novas máquinas, a equipe de manutenção também foi ampliada com motoristas, operadores e pessoal de apoio. A entrega aconteceu na comunidade da Boa Vista onde os veículos já começaram a trabalhar.

Santo Antônio de Jesus

31 de Jul // | Santo Antônio de Jesus

A violência segue fazendo vítimas e desta vez a vítima foi um policial aposentado que acabou baleado durante um assalto realizado na noite desta terça-feira (31), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. O assalto aconteceu na Rua Sóter Barros próximo à feira do município. A vítima conversava na porta de uma residência quando foi surpreendido pelos meliantes que pediram o celular.

Segundo informações de testemunhas, o policial reagiu ao assalto e foi alvejado com um tiro de raspão na região da cabeça sendo socorrido para o Hospital Regional. Os assaltantes que estavam a bordo de uma moto Brós tomaram destino ignorado após realizar o assalto. Em contato com o HRSAJ, a informação é de que o policial está bem e fora de risco e já passou pela avaliação médica.

Santo Antônio de Jesus

31 de Jul // Redação | Santo Antônio de Jesus

Uma equipe da Polícia Civil iniciou nesta última segunda-feira (30), uma operação com o intuito de prender acusados de homicídios e assaltos ocorridos nesses últimos dias em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. A operação inclusive teria como objetivo também prender o principal suspeito da morte de Francilene Santos Coutinho, assassinada a tiros no Bairro da Rádio Clube neste último final de semana. Segundo informações da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (4ª Coorpin), o acusado pelo homicídio já foi identificado e estaria no bairro no momento da operação.

Ao ser avisado da presença da polícia, o mesmo teria fugido com outros suspeitos para um pasto que fica nas redondezas. Com o apoio da Polícia Militar, a Polícia Civil seguiu em buscas dos homens, porém não teve sucesso na ação. Ainda segundo informações da 4ª Coorpin, na residência do acusado foram encontrados aproximadamente 4 kg de maconha, 3 kg de cocaína, 96 pinos de cocaína pronto para venda, 9 mil pinos plásticos para acondicionar cocaína, munições de cal. 40 e 9mm, além de balanças de precisão e caderno de anotações do tráfico.

Todo material apreendido foi apresentado na sede da 4ª Coorpin.

Santo Antônio de Jesus

30 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

Dezenas de moradores da Avenida Antônio Carlos Magalhães e adjacências participaram de um grande ato realizado na manhã de domingo (29) onde o Prefeito Rogério Andrade inaugurou a pavimentação do Loteamento Grande Vale e assinou as ordens de serviço para repavimentação asfáltica da Av. ACM e reforma de mais sete escolas do município.

As obras da Av. ACM serão iniciadas já nesta segunda-feira (30) e englobam repavimentação asfáltica em CBUQ e construção de rota acessível (uniformização de passeios, rampas e faixa táctil) em toda extensão da avenida. O investimento é de R$ 837.485,78 (oitocentos e trinta e sete mil quatrocentos e oitenta e cinco reais e setenta e oito centavos).

Já as unidades escolares contempladas com reforma da Prefeitura Municipal são: Máximo Aquino Peixoto; Irmã Helena; Ademário Francisco dos Santos; Áurea Chamusca de Carvalho; Madre Maria Do Rosário de Almeida II; Antônio Matheus dos Santos; e Anísio Teixeira. Com a medida, o número de escolas reformadas já chega a 19.

Santo Antônio de Jesus

29 de Jul // Gildásio Cavalcante | Santo Antônio de Jesus

O Projeto Todos pela Cidadania visitou, na manhã deste domingo (29), a comunidade Bonfim. Antes dos atendimentos - consultas e exames gratuitos - que beneficiaram cerca de 40 pessoas, houve uma celebração católica, em comemoração ao Dia do Agricultor Familiar, oficialmente marcada no calendário no dia 28 de julho. 

 

“Tivemos a honra de participar de uma missa em ação de graças ao Dia do Agricultor Familiar e de tomar um café da manhã não só com os agricultores, mas com a comunidade católica, junto com o bispo de Amargosa Dom Valdemir Ferreira dos Santos”, compartilhou Dr Everaldo. No dia 25 deste mês também foi comemorado o Dia do Agricultor.

 

Novamente, a ação na comunidade rural se deu junto com a articulação entre moradores do Bonfim; do presidente da Associação da Vila Bonfim, Agnaldo, Odilon Neto, liderança da Associação dos Pequenos Agricultores das Comunidades do Tabocal, Bom Jardim e Bonfim, e Lúcia, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio de Jesus.

 

Quarto ano

 

O Projeto Todos pela Cidadania é uma iniciativa do Grupo CTO, iniciada há quatro anos.

Santo Antônio de Jesus

28 de Jul // Gildásio Cavalcante | Santo Antônio de Jesus

Moradores da Rua da Conceição, bairro São Benedito, em Santo Antônio de Jesus estão reclamando sobre a grande quantidade de veículos que ficam estacionados na calçada.

 

“O bairro São Benedito cresceu muito, a Avenida A.C.M. se tornou um forte comércio, mas não existe um estacionamento. E os passeios ficam assim, o pedestre não tem outra alternativa a não ser andar na rua, correndo o risco de ser atropelado por carros, motos e bicicletas”, comentou uma internauta.

 

As fotos acima foram tiradas na calçada da Escola Isaías Alves, onde os proprietários de veículos fazem de estacionamento, talvez os próprios comerciantes e seus funcionários, porque todos os dias o problema se repete. 

Santo Antônio de Jesus

27 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

Mais um assassinato foi registrado em Santo Antônio de Jesus. Só nesta sexta-feira (27), três pessoas morreram no município localizado no recôncavo baiano. Na tarde desta sexta-feira, uma mulher foi morta na Rua Marieta Martins localizada no Bairro do São Benedito. A vítima de nome ainda não identificada chegou a ser levada para a emergência do Hospital Regional, mais não resistiu e acabou vindo a óbito segundo informações. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O crime será investigado pela 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (4ªCoorpin). Este é o 5º homicídio registrado em menos de uma semana em Santo Antônio de jesus.

Santo Antônio de Jesus

26 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

Dezenas de moradores da Rua da Alegria, no Bairro do Andaiá, estiveram em reunião com o prefeito Rogério Andrade, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, vereadores e secretários. Na oportunidade, o prefeito ouviu as demandas dos moradores e anunciou que no mês de agosto será pulicado o edital de licitação para pavimentação de todas as travessas não pavimentadas da localidade. No total, quatro travessas serão pavimentadas e uma será recuperada, somando cinco vias beneficiadas.

A obra é parte do Programa Acelera SAJ.O Prefeito também listou ações já realizadas na Rua da Alegria como o remanejamento de postes de eletrificação e abertura de acesso a comunidade do Bom Jardim, na zona rural. Além da pavimentação, a rua ainda será beneficiada com um novo remanejamento de postes e implantação de um espaço de manobra para que os ônibus do transporte coletivo possam circular no local.

Moradores da Rua da Alegria durante reunião com prefeito e secretários e vereadores

Santo Antônio de Jesus

24 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

O prefeito Rogério Andrade, entregou na manhã desta terça-feira (24), mais duas Unidades de Saúde da Família (USF’s) totalmente reformadas. O prefeito esteve acompanhado do Secretário Municipal de Saúde Leandro Lobo, onde visitaram e entregaram as USF’s da Urbis III e Marita Amâncio. Com as entregas, sobe para seis o número de unidades já reformadas no município. A ação é uma das medidas do Programa Acelera SAJ lançado pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus. Em entrevista a equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo, o prefeito Rogério Andrade falou de sua felicidade em poder está entregando mais uma Unidade de Saúde para a população. Policlínica Regional e funcionamento da UPA também foi um dos assuntos detalhados pelo prefeito durante a reportagem.

“É uma satisfação muito grande já na manhã desta terça-feira está entregando dois postos de saúde totalmente recuperados. Eu tenho visitado todos eles antes das reformas e volto depois para entregar reformado para a população. Fico feliz em ver as mudanças. Fiz um compromisso que até o final desse ano ainda quero entregar todos os postos de saúde inteiramente reformados na nossa cidade. Esse aqui é o sexto na Marita Amâncio, mais cedo foi o da Urbis III e na semana que vem, entregaremos mais dois e daremos a ordem de serviço para o início de mais quatro, de maneira que neste ritmo, até o final do ano, nós entregaremos todos os postos de saúde totalmente reformados e, mais do que reformados, com as equipes completas e com os equipamentos necessários”, disse o gestor.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O PREFEITO ROGÉRIO ANDRADE

Santo Antônio de Jesus

23 de Jul // Ascom | Santo Antônio de Jesus

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) promoverá, na próxima terça-feira (31), a partir das 15h, no auditório da unidade, uma atualização científica em fisioterapia. A sessão faz parte do programa de educação continuada do serviço de Fisioterapia do HRSAJ. Com o tema Modalidades Ventilatórias Convencionais, o evento será ministrado pelo fisioterapeuta Tarcísio Meira.

Conforme o serviço de fisioterapia da unidade, o objetivo é promover um momento de aprendizado e atualização no que se refere ao suporte ventilatório mecânico invasivo, possibilitando melhorias à qualidade e segurança na assistência de pacientes.

O evento é voltado para fisioterapeutas, médicos, internos e residentes de medicina, além de enfermeiros, estudantes de fisioterapia e enfermagem. Para participar, o interessado deve se inscrever através do e-mail fisioeducare.hrsaj@hotmail.com. Serão disponibilizadas 25 vagas para o público interno e 15 para o público externo. O participante receberá certificado de duas horas.

Santo Antônio de Jesus

23 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

A quarta etapa do Projeto Todos Pela Cidadania foi realizada no domingo (22), na zona rural de Santo Antônio da Jesus. Desta vez, a caravana da saúde do Grupo CTO visitou a localidade Cruzeiro do Riachão. Durante os atendimentos, a população teve acesso a consultas e exames de raio-x, realizados por uma equipe multidisciplinar. Uma unidade móvel equipada ofereceu suporte à população. De acordo com Dr. Everaldo, responsável pelo Projeto, a ação foi possível graças à articulação do Grupo CTO com lideranças comunitárias.

"Tivemos o apoio de Neto da Associação do Tabocal, de Agnaldo da Associação da Vila Bonfim e de dona Lúcia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais", listou o médico. Além do Cruzeiro, apenas este ano, o Projeto Todos pela Cidadania visitou as localidades do Benfica, Tabocal e Vila Bonfim. Qualquer localidade da zona rural da cidade pode solicitar a visita da caravana da saúde.

Santo Antônio de Jesus

21 de Jul // Gildásio Cavalcante | Santo Antônio de Jesus

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de infraestrutura, iniciou durante este final de semana semana mais uma etapa da Revitalização do Campo de Futebol do CSU, recuperação das traves e implantação de iluminação.

“É mais lazer para a população que usa o campo de futebol do CSU. O trabalho não para”, aponta o prefeito Rogério Andrade que nesta próxima segunda-feira (23), entrega duas Unidades de Saúde da Família totalmente reformanda.

 

Santo Antônio de Jesus

19 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus anunciou no início deste semana, a retomada e conclusão da pavimentação da Rua Kennedy, no Loteamento Recanto do Andaiá. O anúncio foi feito durante reunião do Prefeito Rogério Andrade com os moradores do local. Durante o encontro, o Prefeito explicou que os recursos para a pavimentação precisaram ser resgatados já que a gestão anterior não concluiu a obra.

“Essa é mais uma obra que, com muito esforço, conseguimos resgatar e temos hoje a alegria de vir aqui não para prometer, mas já para anunciar o início dos trabalhos”, afirmou. Acompanhado pela Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, além de Vereadores e Secretários, o Prefeito listou as ações já realizadas no mandato, ouviu outras demandas e respondeu perguntas dos moradores do Loteamento. De acordo com o representante da empresa os trabalhos na Rua Kennedy devem ser iniciados já na próxima semana.

Santo Antônio de Jesus

18 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

Pelo segundo ano consecutivo, Santo Antônio de Jesus recebe o Mutirão de Cirurgias Eletivas. O projeto é do governo do Estado e tem uma parceria com a Prefeitura Municipal. Os atendimentos seguem até o próximo 19 de julho, na Área Verde da Secretaria Municipal de Saúde. Os procedimentos realizados são hernioplastias (inguinal, umbilical e epigástrica), vesícula (colecistectomia), histerectomia total e tireoidectomia para pacientes entre 14 e 65 anos. Já os pacientes de 04 a 13 anos e 11 meses serão atendidos com cirurgias de hernioplastias (inguinal, umbilical e epigástrica) e amigdalectomia. O mutirão contempla pacientes que possuem cadastro nominal completo no Sistema de Gestão de Cirurgias Eletivas (Lista Única) e já estão sendo contactados para comparecer à Secretaria de Saúde do município.

Mesmo quem não for contactado, deve comparecer a Secretaria para os exames de eletrocardiograma, raio-x de tórax (maiores de 45 anos) e ultrassonografia, a partir das 7h da manhã. Os pacientes devem possuir resultados dos exames laboratoriais realizados em até seis meses, de Hemograma completo, TP, TTPA, Ureia, Creatinina e Glicemia. Os demais exames para o pré-operatório serão realizados nas Unidades Móveis. Na manhã desta quarta-feira (18), a reportagem Portal Infosaj/TV Recôncavo conversou com o secretário de Saúde Leandro Lobo que falou sobre a importância das cirurgias eletivas para a população. Ainda na oportunidade, o secretário falou sobre a vacinação contra o sarampo, poliomielite e vacinação contra a raiva em Santo Antônio de Jesus.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE LEANDRO LOBO

 

Santo Antônio de Jesus

17 de Jul // Gildásio Cavalcante | Santo Antônio de Jesus

O aumento do IPTU de Santo Antônio de Jesus ainda vem gerando polêmica na cidade. No final do ano passado foi aprovada a lei que atualiza a legislação tributária instituindo nova planta genérica de valores. Na época houve manifestações contrárias. Nesta segunda (16) o juiz Carlos Roberto Silva Júnior, concedeu liminar autorizando o pagamento do imposto em juízo, após ação ingressada pela localizada na cidade C.T.O – CLÍNICA DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA LTDA e pela empresário Vivian Ferreira. 

 

“O Superior Tribunal de Justiça firmou entendimento no  sentido de que é direito do contribuinte efetuar o depósito do valor integral do tributo em ações em que se discute a exigibilidade de créditos tributários, sendo desnecessário o ajuizamento de ação cautelar específica, podendo ele ser requerido por simples petição nos autos da ação ordinária ou do mandado de segurança”, diz a sentença. Ou seja, a dono da clínica não ficou isento de pagar o IPTU, ele vai pagar o valor integral, já com a lei atual vigente, porém, em juízo, até que ocorra a análise do mérito e a decisão definitiva. O depósito será feito em uma conta judicial onde o prefeito não poderá utilizar o recurso. 

 

Ao BNews, o autor da ação, o médico Everaldo Júnior, disse que “o objetivo é dar um basta e virar jurisprudência para outras pessoas”. “Não estamos querendo deixar de pagar, sabemos da importância do IPTU, mas não com esse aumento. Tem gente que pagou R$ 3 e mil e vai pagar R$12 mil. Estamos na luta desde novembro, quando foi aprovada na Câmara. Participamos da sessão, manifestamos, campanha nas redes sociais”, disse. 

 

O advogado da clínica, João Rebouças  explicou que “se mantido o entendimento que foi dado de forma ainda não definitiva pelo juiz, a empresa e a pessoa física terão direito ao recolhimento da diferença do valor depositado. Considerado a lei anterior”. Para o advogado, a decisão abre precedente para outras ações similares. “Qualquer cidadão que se sinta prejudicado em razão dessa lei poderá pleitear uma ação semelhante para tentar liminar”. Ele considerou ainda o IPTU cobrado irregular. 

 

Um dos argumentos da defesa é que o processo legislativo feito pela Câmara de Vereadores que culminou na aprovação da lei foi irregular. “Houve uma indevida concessão de regime de urgência não houve justificativa para o regime de urgência. Não foi agendada audiências públicas com entidades que tinham interesse na questão. Além disso, não teve estudo técnico para chegar ao valor da majoração da lei ”, pontuou Rebouças. “A lei foi aprovada conta com uma série de incongruência e é inconstitucional”, reiterou.   

A previsão é que até o próximo ano, tenha uma decisão definitiva sobre o caso. 

Santo Antônio de Jesus

17 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade, acompanhado dos secretários de Saúde, Leandro Lobo, e de Administração, Igor Coutinho, esteve em Brasília, na segunda-feira (16), em audiência com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, para discutir a situação da Unidade de Pronto Atendimento – UPA.  O objetivo principal foi reverter os efeitos de uma portaria do Ministério da Saúde que desabilitou a UPA de Santo Antônio de Jesus, por problemas deixados pela gestão anterior. O prefeito Rogério Andrade assumiu o compromisso de concluir as obras da UPA com recursos próprios do Município, na ordem de R$ 500 mil, conforme licitação já em andamento.

Na oportunidade o gestor lembrou ao Ministro que ao assumir o Governo Municipal, não encontrou saldo em conta dos recursos que foram liberados pelo Governo Federal para a construção da UPA. Os recursos foram completamente gastos e a obra não foi concluída: “Lamentamos a falta de responsabilidade da gestão passada, mas não mediremos esforços, inclusive utilizando recursos do próprio Município, para tirar do papel esse sonho”, garantiu o prefeito. O Ministro garantiu que vai ‘diligenciar nessa direção’ para garantir a conclusão da UPA. Tanto a população da sede quanto da zona rural será beneficiada com os atendimentos que poderão ser prestados na UPA.

Santo Antônio de Jesus

17 de Jul // Redação | Santo Antônio de Jesus

A Clínica CTO, em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, conseguiu nesta última segunda-feira (16), barra na justiça em 1ª instancia o reajuste do seu IPTU 2018 (Imposto Predial e Territorial Urbano). A ação foi movida pelo empresário e médico Everaldo Júnior contra a Prefeitura Municipal. O juiz da 2ª Vara do município de Santo Antônio de Jesus, Dr. Carlos Roberto Silva Júnior, no uso de suas atribuições deu em 1ª instância ganho de causa a Clínica CTO (Clínica de Traumatologia e Ortopedia) que entrou com processo contra o aumento do IPTU no município. A informação foi do advogado Dr. Fábio Gabriel.

“Nós conseguimos inicialmente uma liminar aqui na justiça de 1ª instância, o município ainda pode se manifestar no processo. O autor da ação foi à clínica CTO e outra pessoa física que também entrou na justiça É considerada inconstitucional a Lei complementar 041 de 2017 que aumentou no nosso entender de maneira abusiva o IPTU na cidade”, explicou o advogado que ainda acrescentou que a decisão tem efeito só para a clínica CTO. “É uma decisão que somente tem efeito perante o nosso cliente. Não tem efeito para toda comunidade”, pontuou. A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus ainda pode recorrer da decisão segundo informou o advogado.

CLIQUE E VEJA ABAIXO NA ÍNTEGRA A DECISÃO DA JUSTIÇA

Santo Antônio de Jesus

15 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

Santo Antônio de Jesus receberá pelo 2º ano consecutivo o Mutirão de Cirurgias Eletivas. O projeto promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal acontece de 16 a 19 de julho, na Área Verde da Secretaria Municipal de Saúde. Os procedimentos realizados são hernioplastias (inguinal, umbilical e epigástrica), vesícula (colecistectomia), histerectomia total e tireoidectomia para pacientes entre 14 e 65 anos. Já os pacientes de 04 a 13 anos e 11 meses serão atendidos com cirurgias de hernioplastias (inguinal, umbilical e epigástrica) e amigdalectomia.

O mutirão contemplará pacientes que possuem cadastro nominal completo no Sistema de Gestão de Cirurgias Eletivas (Lista Única) e já estão sendo contactados para comparecer à Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo quem não for contactado, deve comparecer a Secretaria para os exames de eletrocardiograma, raio-x de tórax (maiores de 45 anos) e ultrassonografia, entre os dias 16 e 19 de julho, a partir das 7h da manhã.Os pacientes devem possuir resultados dos exames laboratoriais realizados em até seis meses, de Hemograma completo, TP, TTPA, Ureia, Creatinina e Glicemia.

Santo Antônio de Jesus

13 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

Após o acordo entre a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e a ONG Amo Animais, a nova sede da entidade segue recebendo diversas melhorias. Nesta quarta-feira (11), foi iniciada a construção de uma fossa séptica para a unidade. O equipamento é importante para diminuir o contato dos animais com bactérias e evitar a contaminação do meio ambiente, contribuindo para a saúde pública como um todo. Um dos colaboradores da ONG, Fabrício Barreto, destaca que o apoio da Prefeitura tem sido fundamental para a entidade.

“Estamos vendo o trabalho acontecer. A obra está seguindo. Todos os dias têm pessoas trabalhando. Esta fossa séptica vai ser muito importante para a saúde dos animais e vai deixar a sede ainda mais próxima do ideal”, comentou. Outras melhorias também estão sendo executadas como: a colocação de telas de proteção nos canis, construção de uma canaleta para facilitar a limpeza no espaço de convívio dos cães, construção de um banheiro para os funcionários e voluntários, entre outros.

Santo Antônio de Jesus

12 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

Os vereadores Pedro Ribeiro, conhecido como Pedro de Teca (PSD) e Gerson Pereira, o irmão Gerson (PHS), não fazem mais parte do grupo do prefeito Rogério Andrade (PSD) em Santo Antônio de Jesus. O rompimento com o atual gestor foi anunciado pelos parlamentares nesta quinta-feira (12). Antes de saírem da base do prefeito, os vereadores tiverem uma reunião bastante demorada na noite desta última quarta-feira (11). O principal motivo deste afastamento político segundo Pedro e Gerson é um grande desconforto com a gestão do prefeito que teve o apoio dos vereadores nas eleições de 2016. E diante mão de toda essa reviravolta na política, os vereadores já declaram o seu apoio ao pré-candidato a deputado estadual, Dal de Amargosa, (PcdoB). Eles ainda dizem que continuaram a apoiar a reeleição do governador Rui Costa (PT) e o senador Otto Alencar (PSD). Na manhã de hoje, a equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo conversou com os vereadores Pedro de Teca e Irmão Gerson que detalharam o porquê do afastamento do governo Rogério.

ASSISTA A ENTREVISTA COM OS VEREADORES PEDRO DE TECA E IRMÃO GERSON

“Infelizmente tomamos essa decisão hoje. Foi uma decisão muito difícil para mim que sou do partido do PSD que tem o senador Otto Alencar e o presidente da Assembleia Legislativa Ângelo Coronel. Aqui em Santo Antônio de Jesus fui o segundo vereador mais votado pelo PSD e eu tentei de todas as formar avançar com meu mandato e não conseguia. Queria aqui deixar um alerta muito importante para o senador Otto Alencar e para o governador Rui Costa que Santo Antônio de Jesus tem que ser revista de uma forma diferente. Não temos mais condições de ficar à mercê de um só sistema implantado na cidade e toda região onde está atrasando o desenvolvimento da política em nossa região”, disse Pedro de Teca. “Nós estaremos apoiando o governo e nossos deputados são da base de Rui Costa. Peço aqui ao governador Rui que olhe com carinho para esses deputados que nós estamos apoiando até para mandar recursos e emendas aqui para Santo Antônio de Jesus. Estaremos nesta batalha com Rui Costa e o senador Otto Alencar”, disse Irmão Gerson.

Santo Antônio de Jesus

11 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

Inaugurada a 17 dias pelo governador Rui Costa, a Policlínica Regional de Saúde sediada em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, segue firme no atendimento à saúde que acolhe os 28 municípios que integram o Consórcio Público Inter federativo de Saúde, alcançando mais 600 mil pessoas da região. A Policlínica oferta diversos serviços em 18 especialidades de saúde e oferece um serviço de alta qualidade em saúde, com garantia de cobertura para a realização de exames gratuitos solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entregue em junho deste ano, a Policlínica de Santo Antônio de Jesus funciona com as demais unidades do tipo, na Bahia, que o atendimento ocorre por regulação para consultas médicas, exames diagnósticos e tratamento terapêuticos.

Os pacientes que chegam até a Policlínica, são conduzidos em micro-ônibus que realizam o deslocamento de seus municípios de forma gratuita. Cada veículo conta com ar-condicionado, Wi-Fi e assentos especiais para cadeirantes. A manutenção mensal da Policlínica fica sob responsabilidade do Estado, que cobre 40% dos gastos e os 60% restantes serão divididos entre os municípios consorciados. Para saber mais sobre o seu funcionamento, a equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo esteve na manhã desta quarta-feira (11), na Policlínica Regional, onde na oportunidade, conversou com o diretor-administrativo Ruy Tourinho e com a diretora geral Aline Laranjeira. Os diretores falaram sobre vários detalhes em relação a Policlínica.

ASSISTA A ENTREVISTA COM OS DIRETORES DA POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE

“Temos 17 dias úteis de funcionamento e já estamos recebendo os 28 municípios consorciados. Tenho percebido que os pacientes estão bastante satisfeitos. Temos 15 micro-ônibus equipado com ar-condicionado, Wi-Fi e televisão que traz a população até a Policlínica. Após realizarem aqui os seus exames, essas pessoas retornam aos seus municípios de originem de forma gratuita. É muito satisfatório poder está vendo a alegria de cada pessoa e dos prefeitos que fizeram um esforço para participar deste consórcio”, disse Ruy Tourinho. “Estamos ainda na organização dos serviços. Temos apenas 17 dias de funcionamento, então, temos equipamentos novos e de última ponta que precisaM de alguns ajustes. A satisfação dos usuários já é suficiente para entender que nós estamos no caminho certo e que os serviços estão sendo prestados com qualidade. Os usuários do Sistema Único de Saúde têm um equipamento que a médio e longo prazo vai com certeza atender a demanda da região”, disse Aline Laranjeira.

CONHEÇA AS INSTALAÇÕES DA POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE

Santo Antônio de Jesus

05 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

O trânsito do Bairro São Benedito começou a ter mudanças em Santo Antônio de Jesus. Três novas sinaleiras foram instaladas em pontos diferentes do bairro. O objetivo da Secretaria de Trânsito e Transporte do Município (SMTT) é melhorar ainda mais a circulação de veículos e pedestre em torno da praça. Em março do outro ano, duas ruas principais do bairro foi asfaltada que são a Avenida Wellington Figueiredo e a Rua Dr. Antônio José de Araújo. Na época, técnicos da Secretaria de Trânsito e do Departamento Estadual de Trânsito já faziam estudo para melhoraria do fluxo local já que o bairro tem se desenvolvido com o passar do tempo. Na manhã desta quinta-feira (5), a equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo conversou com o secretário de Trânsito Clóvis Ezequiel que deu mais detalhes sobre as mudanças e algumas adaptações no Bairro do São Benedito.

“Já instalamos três semáforos que está em fase de teste e ainda estamos precisando ajustar e perceber o fluxo dos veículos para que eles possam nos possibilitar a definir a melhor temporização e os sentidos. As sinaleiras já permitem que quando uma via estiver aberta, outras duas estejam fechadas permitindo que não aja nenhum conflito no cruzamento ou risco de colisão. Volto a dizer que ainda falta poucos ajustes e também o complemento já que é um equipamento que precisa adotar uma série de elementos para que a tecnologia que ele oferece possa está por completo”, disse Ezequiel que na oportunidade explicou algumas adaptações que estão sendo feitas também no Bairro do São Benedito com o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos e Infraestrutura. A novidade é o novo ponto de parada de ônibus e um abrigo para pedestres.

ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE TRÂNSITO E TRANSPORTE CLÓVIS EZEQUIEL

Santo Antônio de Jesus

04 de Jul // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, assinou na noite desta última terça-feira (3), a ordem de serviço para reforma do Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU’s) de Santo Antônio de Jesus. Durante o ato, o prefeito Rogério Andrade destacou que a reforma é necessária já que a Caixa Econômica Federal apontou inconformidades na obra em relação ao projeto original, executado pela gestão anterior. “Nós encontramos a Praça CEU’s com uma série de problemas. Um relatório da própria Caixa Econômica Federal apontou essas irregularidades, de modo que estamos reparando o que foi feito, concluindo o que foi deixado inacabado pela gestão anterior, para que enfim possamos prestar contas ao Ministério da Cultura, o que ainda não foi feito e assim evitar que o município fique inadimplente.” afirmou o prefeito Rogério Andrade.

A nossa reportagem, o prefeito ainda falou sobre outras duas obras importantes no município, uma na Portelinha e outra no Jardim das Árvores. Entre as melhorias que serão executadas estão previstas a conclusão das obras da quadra poliesportiva, revisão geral das instalações, instalação de banheiros, revisão geral de esquadrias de alumínio e madeira e pintura geral. O investimento é de R$ 205.710,88 (duzentos e cinco mil setecentos e dez reais e oitenta e oito centavos). A reforma é um dos compromissos da atual gestão que vem concentrando esforços para sanar as irregularidades do convênio deixadas pela gestão anterior e concluir definitivamente as obras da Praça CEU’s para entregá-la a comunidade.

ENTREVISTA COM O PREFEITO ROGÉRIO ANDRADE SOBRE A PRAÇA CEU´s

Santo Antônio de Jesus

28 de Jun // Ascom | Santo Antônio de Jesus

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) segue desta quarta (27) até a próxima quarta-feira (4) com processo seletivo aberto para formação de cadastro de reserva nas áreas de enfermagem e nutrição. Para participar, os candidatos devem enviar currículo para o endereço eletrônico selecaohrsaj@gmail.com. É necessário possuir nível superior nos respectivos cursos e registros no Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) ou no Conselho de Nutricionistas (CRN5). O processo seletivo contará com etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas aos cargos de caráter eliminatório e classificatório.

Santo Antônio de Jesus

18 de Jun // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

A foto ao lado mostra a nova sede da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus. A imagem, porém, esconde uma contradição: Apesar de luxuoso e imponente, o prédio é isento de IPTU. Isso ocorre porque a Associação possui o reconhecimento de instituição de utilidade pública. Até aí tudo bem...Mas pergunto:

 

Qual a legitimidade que uma instituição isenta de IPTU tem para decidir sobre o aumento do imposto que afeta a maioria das pessoas? Na semana passada, entrei com um pedido junto ao Ministério Público e também no conselho fiscal e superior da Associação Comercial para a impugnação da assembleia que validou o acordo entre a Associação e a prefeitura

 

Na prática, significa que a Associação Comercial desobedeceu o próprio estatuto por não aguardar o tempo mínimo necessário à composição de uma assembleia para decidir sobre algo tão importante e, ainda por cima, acatou ao aumento do IPTU imposto à população. O advogado que representa a Associação falou à imprensa sobre a participação da entidade na revisão do texto que aprova o aumento, para que não haja reajustes no futuro, como um dos resultados da reunião feita às pressas.

Santo Antônio de Jesus

14 de Jun // Leonardo Sousa | Santo Antônio de Jesus

Nesta sexta-feira (15), em Santo Antonio de Jesus, o governador Rui Costa inaugura a Policlínica Regional do Consórcio Público Interfederativo de Saúde, que vai atender a 28 municípios da região. Às 8h, Rui fará uma visita guiada às instalações da unidade, acompanhado da imprensa e de autoridades públicas. Às 9h, ocorrerá a solenidade de inauguração, com o hasteamento de bandeiras, descerramento do painel dos brasões dos municípios consorciados e da placa inaugural. Logo em seguida, ocorrerá a coletiva de imprensa.

Na nova policlínica serão atendidos os moradores dos seguintes municípios: Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Governador Mangabeira, Itatim, Jaguaripe, Jiquiriçá, Laje, Maragojipe, Milagres, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Presidente Tancredo Neves, Salinas da Margarida, Santa Teresinha, Santo Antonio de Jesus, São Felipe, São Miguel das Matas, Ubaíra e Varzedo.

CONHEÇA A POLICLÍNICA REGIONAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS

A Policlínica oferecerá atendimento em 17 especialidades médicas: angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, mastologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia, cirurgia geral, dermatologia, hematologia, pneumologia, reumatologia e infectologia. Além das consultas, procedimentos como: mamografia, ultrassonografia, ergometria, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, raio-x, biopsia, ressonância magnética, tomografia, mapa, holter, entre outros, também serão oferecidos.

Santo Antônio de Jesus

13 de Jun // Ascom | Santo Antônio de Jesus

Com a proximidade das festas juninas e o objetivo de prestar assistência aos pacientes vítimas de queimaduras, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) promoveu, na manhã desta terça-feira (12), no auditório da unidade, mais uma edição do Simpósio Regional para Prevenção e Tratamento de Queimaduras. Na ocasião, foram debatidos temas como o tratamento adequado das queimaduras de menor gravidade e a utilização de filmes transparentes nos curativos e na prevenção de escaras, com o médico coordenador da Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) do HRSAJ, Carlos Briglia, e a enfermeira Lorena Libório.

O evento, que está em sua segunda edição, contou com a presença de enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos. Para a enfermeira Gabriela Pessoa, o simpósio é importante para manter o profissional atualizado, além de agregar novos conhecimentos. "Saliento também a importância do procedimento com filmes para os nossos pacientes acamados e a mensagem de que precisamos prevenir, além de tratar doenças. Foi gratificante este momento de aprendizado!", garantiu.

“Achei o simpósio superinteressante e necessário, principalmente nesta época de São João, porque a gente percebe que as queimaduras são lesões com maior incidência e que se a gente não tiver cuidado, elas podem piorar e até mesmo causar complicações para o resto da vida”, afirmou a enfermeira Lorena Libório.

Santo Antônio de Jesus

13 de Jun // | Santo Antônio de Jesus

Dezenas de moradores do Mirante do Andaiá, Doce Lar e adjacências compareceram ao ato de assinatura da ordem de serviço para pavimentação das Ruas A, B, Jorge Amado e Luís Eduardo Magalhães (Mirante do Andaiá) e Rua Doce Lar, 1ª, 2ª e 3ª Travessas Doce Lar (Loteamento Doce Lar) que aconteceu neste último final de semana.

 

Para Dona Ana Lúcia, moradora da Rua Doce Lar há mais de 20 anos, a chegada do calçamento é a realização de um sonho: “A gente espera por esse calçamento há muito tempo. Hoje só temos a agradecer a Deus e a Prefeitura por trazer essa maravilha aqui para nossa rua.” declarou a Lúcia.

 

A obra, parte do Acelera SAJ, representa um investimento de R$ 545.655,37 (quinhentos e quarenta e cinco reais, seiscentos e cinquenta e cinco reais e trinta e sete centavos) e contempla pavimentação em paralelepípedo, drenagem e sinalização vertical. O Prefeito Rogério Andrade revelou que em breve novas obras de pavimentação serão anunciadas. “Vamos seguir trabalhando firme para tirar as pessoas da poeira e da lama.” afirmou.





Classificados


Enquete



Mais Lidas