Notícias

Recôncavo

Recôncavo

15 de Jun // Leonardo Sousa | Recôncavo

Médico cardiologista e ex-prefeito por duas vezes em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, Euvaldo Rosa esteve na manhã desta sexta-feira (15), prestigiando a sétima Policlínica Regional de Saúde construída pelo governo da Bahia. O equipamento entregue pelo governador Rui Costa, vai atender os 28 municípios que integram o Consórcio Público Inter federativo de Saúde da Região. São 18 especialidades de saúde ofertado pela Policlínica alcançando mais de 600 mil baianos. A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo conversou com o ex-prefeito Euvaldo que falou da sua expectativa em relação ao novo equipamento de saúde inaugurado nesta sexta. “A Policlínica vem preencher um vácuo importante que existia na área de saúde. Nós temos as Unidades Básicas onde as pessoas procuram, mas nós precisamos ter resolução daquilo que não pode ser resolvido, daquilo que não pode ser selecionado da Unidade Básica de Saúde. Então, a Policlínica é esse espaço onde iremos contar com as especialidades, exames de alta complexidade para dar o apoio e o suporte a atenção básica. É um equipamento muito bom e positivo. Tá de parabéns Santo Antônio de Jesus e região por este grande investimento”, disse Euvaldo que ainda fez uma avaliação do governo do prefeito Rogério Andrade o qual teve o seu apoio nas eleições de 2016. “Faço uma avaliação positiva da administração de Rogério”, pontuou durante a entrevista.

ENTREVISTA COM O MÉDICO E EX-PREFEITO EUVALDO ROSA

Recôncavo

15 de Jun // Leonardo Sousa | Recôncavo

O prefeito Hunaldo Simões (PSD), do município de Jaguaripe, esteve na manhã desta sexta-feira (15), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, prestigiando a sétima Policlínica Regional de Saúde construída pelo governo da Bahia. O equipamento entregue pelo governador Rui Costa, vai atender os 28 municípios que integram o Consórcio Público Inter federativo de Saúde da Região, um deles será a cidade de Jaguaripe. São 18 especialidades de saúde ofertado pela Policlínica alcançando mais de 600 mil baianos. A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo conversou com o prefeito Hunaldo Simões que, na oportunidade falou da importância da Policlínica para os municípios compactuados. “Santo Antônio de Jesus sedia apenas a Policlínica através de um consórcio mantido por 28 municípios, obviamente que cada um de acordo com a população que tem. Nada mais é do que uma compra de exames. Iremos comprar uma quantidade de exames por um valor muito abaixo do que compraríamos a nível de mercado. Acredito muito que essa iniciativa do governador Rui Costa vai solucionar os nossos problemas de médio e alta complexidade, embora também esteja nos gerando um custo. O município de Jaguaripe irá ter um custo de R$: 18 mil reais mensais para ter acesso a uma gama de exames”, disse o gestor que também falou sobre a realização do São João no município.

ENTREVISTA COM O PREFEITO HUNALDO SIMÕES

Recôncavo

15 de Jun // Leonardo Sousa | Recôncavo

O deputado Federal Jorge Solla (PT), esteve na manhã desta sexta-feira (15), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, prestigiando a sétima Policlínica Regional de Saúde construída pelo governo da Bahia. O equipamento entregue pelo governador Rui Costa, vai atender os 28 municípios que integram o Consórcio Público Inter federativo de Saúde da Região. São 18 especialidades de saúde ofertado pela Policlínica alcançando mais de 600 mil baianos. A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo conversou com o deputado Federal Jorge Solla que, na oportunidade falou da importância do novo equipamento de saúde. “Precisamos de um nível intermediário de consultas especializadas, exames e diagnósticos que sendo ofertados facilita mais precocemente a identificação de problemas de saúde e tratamento, muitas vezes até evitando uma internação futura. Esse investimento é importante e o governador Rui Costa está entregando policlínicas iguaizinhas a essa nas principais regiões do estado e Santo Antônio de Jesus não poderia ficar de fora”, avaliou Solla que também na oportunidade falou sobre os benefícios que ele tem conseguido para região recôncavo através do seu mandato na Câmara dos Deputados representado a Bahia.

ENTREVISTA COM O DEPUTADO FEDERAL JORGE SOLLA

Recôncavo

15 de Jun // Leonardo Sousa | Recôncavo

O prefeito Orlando Peixoto (PT), do município de Cruz das Almas, esteve na manhã desta sexta-feira (15), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, prestigiando a sétima Policlínica Regional de Saúde construída pelo governo da Bahia. O equipamento entregue pelo governador Rui Costa, vai atender os 28 municípios que integram o Consórcio Público Inter federativo de Saúde da Região, um deles será a cidade de Cruz das Almas. São 18 especialidades de saúde ofertado pela Policlínica alcançando mais de 600 mil baianos. A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo conversou com o prefeito Orlandinho Peixoto que, na oportunidade elogiou a construção da Policlínica. “Estive aqui no ano passado e apenas em um ano foi construído esse belo equipamento que vai melhorar significativamente a qualidade do atendimento de saúde da população do recôncavo. Fico muito feliz e contente com a inauguração da Policlínica regional”, disse o gestor. Outro assunto que não poderia deixar de se falar, foi em relação ao São do município. O gestor falou sobre muitas novidades em relação a festa junina que acontece dentro de alguns dias. “Arraiá da Cultura Popular: Festa, Forró e Tradição” -  este é o tema do São João de Cruz das Almas em 2018. Mais novidades, assista a entrevista completa abaixo.

ENTREVISTA COM O PREFEITO DE CRUZ DAS ALMAS ORLANDINHO PEIXOTO

Recôncavo

15 de Jun // Secom | Recôncavo

A sétima Policlínica Regional de Saúde construída pelo Governo na Bahia foi inaugurada nesta sexta-feira (15), em Santo Antônio de Jesus. O equipamento, entregue nesta manhã pelo governador Rui Costa, vai atender os 28 municípios que integram o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Santo Antônio de Jesus, alcançando mais de 600 mil baianos com oferta de diversos serviços em 18 especialidades de saúde. A unidade contou com investimento de R$ 24,7 milhões, utilizados na realização de obras civis e compra de equipamentos.

O descerramento da placa ocorreu após visita guiada às instalações da policlínica, quando o governador apresentou a unidade aos profissionais de imprensa e autoridades convidadas. A inauguração desta sexta-feira consolida a proposta do Governo de regionalizar a prestação de serviço de alta qualidade em saúde, com garantia de cobertura para a realização de exames gratuitos solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no interior baiano. A Policlínica de Santo Antônio funcionará como as demais unidades do tipo, na Bahia, em que o atendimento ocorre por regulação para consultas médicas, exames diagnósticos e tratamentos terapêuticos. 

VEJA COMO FOI A INAUGURAÇÃO DA POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE 

Cada município integrante do consórcio terá um número determinado de atendimentos que poderá ser realizado por mês. O número será determinado levando em consideração a quantidade de habitantes de cada local. O transporte dos pacientes de outros municípios será feito em 14 microônibus, que vão realizar o deslocamento de forma gratuita. O conforto dos usuários também foi pensado, e cada veículo conta com ar-condicionado, Wi-Fi e assentos especiais para cadeirantes. A expectativa é de que 600 pessoas sejam atendidas diariamente na Policlínica. A manutenção mensal da Policlínica fica sob responsabilidade do Estado, que cobre 40% dos gastos e os 60% restantes serão divididos entre os municípios consorciados.

"O objetivo do Governo é fortalecer a atenção básica no estado e garantir oportunidades de diagnósticos precoces, porque acreditamos que a melhor política pública de saúde é a da prevenção. Por isso, agradeço aos prefeitos envolvidos nesta parceria. Sem a regionalização que estamos fazendo da saúde, essas prefeituras não teriam condições, sozinhas, de construir e manter um equipamento como este. Posso afirmar que não existe uma policlínica na Bahia, nem mesmo particular, com esta estrutura, qualidade, tamanho e número de especialidades, que as policlínicas regionais oferecem à população desses municípios", declarou o governador.

Recôncavo

14 de Jun // | Recôncavo

Foragido do Presídio de Itabuna, no sul da Bahia, onde cumpria pena por homicídio e tráfico de drogas, Joílson dos Santos Araújo, o Zig, de 28 anos, foi recapturado. O criminoso foi localizado no município de São Felipe, nesta última quarta-feira (13), por equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus).

 

Segundo o delegado Edilson Magalhães, coordenador da 4ª Coorpin/SAJ, Joílson controlava o tráfico de drogas na cidade de Una e praticou vários homicídios na região. Antes de fugir para São Felipe, o traficante ficou escondido no Loteamento Sales, em Santo Antônio de Jesus, onde tentou assumir o controle do tráfico.

 

Joílson é acusado de matar o traficante conhecido como Castanha, que comandava a venda de drogas no Loteamento Sales. “Com a prisão do criminoso, a polícia deve esclarecer vários homicídios relacionados à disputa por pontos de vendas de drogas em Una e SAJ”, acrescentou o delegado. A prisão é mais uma ação da Operação Padova, deflagrada na quinta-feira (7), em Santo Antônio de Jesus, e contou com o apoio da Promotoria de Una.

Recôncavo

14 de Jun // Leonardo Sousa | Recôncavo

A base avançada da Rondesp de Santo Antônio de Jesus será apresentada a comunidade nesta próxima sexta-feira (15), às 9h, durante a visita do Governador Rui Costa a cidade para Inauguração da Policlínica Regional. Inicialmente, o efetivo contará com 18 oficiais e duas viaturas que chegam para reforçar a segurança pública no munícipio. A implantação da Rondesp acontece após articulação da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus com o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia. As rondas especiais da Rondesp têm como missão fundamental fornecer à população das cidades onde este policiamento está implantado, apoio tático móvel na atividade de segurança pública, além de servir de tropas de reação imediata e reforço operacional da capital, nas diversas áreas de atuação das Unidades Operacionais, dentro dos seus CPR’s.

Recôncavo

13 de Jun // | Recôncavo

Duzentos e trinta porções de maconha e 29 papelotes de cocaína foram apreendidos, nesta última terça-feira (12), no município de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, durante mais uma etapa da Operação Padova, deflagrada pela 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Corpin), com sede naquela cidade.

 

A operação ocorreu no bairro Barro Vermelho. A polícia já identificou e está à procura dos traficantes que comercializavam os entorpecentes. Eles fugiram por um matagal quando perceberam a aproximação das equipes. 20 quilos de maconha, uma espingarda artesanal e uma balança digital já foram apreendidas na ação.

 

O material foi encontrado próximo à casa do traficante Anderson Mascarenhas dos Santos, o Anso, de 24 anos, autor de vários homicídios e assaltos na cidade. Anderson também foi preso na quinta (7) e está à disposição da Justiça. “A Operação integra um plano de ação para coibir o tráfico de drogas e homicídios no município, devido à proximidade dos festejos juninos”, disse o delegado Edílson Magalhães coordenador da 4ª Coorpin.

Recôncavo

13 de Jun // | Recôncavo

No pequeno povoado de Matarandiba, no município de Vera Cruz, na llha de Itaparica, um mistério tem despertado a atenção dos moradores. No meio de uma área de mata fechada, uma cratera de mais de 40 metros de profundidade, 69 metros de largura e 29 metros de área da superfície apareceu do nada, deixando todos intrigados.

 

O buraco fica em um terreno em que a indústria Dow Química tem o direito de explorar água de salmoura, com altíssima concentração de sal. A empresa identificou a alteração no dia 30 de maio e fez uma proteção com fita plástica e cartazes para tentar evitar que os moradores se aproximem segundo o Correio da Bahia.

 

Um segurança também fica no local explicando à população do risco de queda. O problema é que a cratera, que fica a cerca de um quilômetro do povoado, tem se tornado um ponto de visitação dos moradores. Famílias se arriscam e vão até o buraco para ver o fenômeno, como se estivessem num passeio qualquer de fim de semana. O povoado é habitado em sua maioria por marisqueiros, pescadores e caçadores. A maioria, gente de pouca condição financeira.

Recôncavo

12 de Jun // Leonardo Sousa | Recôncavo

A Associação Comercial e a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus conseguiram em reunião extraordinária na noite desta última segunda-feira (11), um acordo junto à gestão municipal, a Secretaria da Fazenda e a Promotoria Pública que concorda alterar o texto do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e mantém o valor já definido anteriormente sem sofrer nenhuma modificação ao longo do ano. Foram cerca de quatro meses em negociação entre as Entidades Empresarias e a Prefeitura Municipal dando fim a ameaça da entidade empresarial de mover uma ação na justiça contra o aumento do IPTU no município.

O argumento dos empresários era de que o aumento proposto pela Prefeitura geraria consequências direitas para a população. Após as modificações propostas, o novo texto será encaminhado a Câmara de Vereadores para apreciação e votação dos parlamentares. Representando a Associação Comercial, o advogado Edgar Neto, afirmou que o acordo leva em conta o numeroso aumento proposto pela Prefeitura e as consequências para os munícipes. “Foi feito um acordo de compromisso, onde todas as partes se comprometeram a trabalhar em conjunto no texto legal que será encaminhado à Câmara de Vereadores para evitar que em 2019 e anos subsequentes nós tenhamos aumentos maiores no IPTU”, disse.

Recôncavo

12 de Jun // Leonardo Sousa | Recôncavo

Faleceu na noite desta última segunda-feira (11), aos 65 anos, o Grã-Mestre de capoeira, Roque dos Anjos, mas conhecido como Mestre Roque. Internado desde o último sábado (09), no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, Mestre Roque teve complicações devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O corpo já está sendo velado no Velório Paroquial e o sepultamento ocorrerá na tarde desta terça-feira (12), às 16h. O capoeirista deixou filhos e netos. A Prefeitura Municipal emitiu nota de pesar pelo falecimento de Mestre Roque que contribuiu em muito para a cultura do município.

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Grã-Mestre Roque dos Anjos. Figura ímpar da Cultura Regional Afrobrasileira, Mestre Roque deixa um imenso legado na Capoeira, Música, Dança, Movimento Negro e também na causa Social a qual tanto se dedicou. Criador e entusiasta de diversos movimentos que deram vida e voz a Cultura Santo-antoniense como a Associação de Capoeira Ogunjá, fundada em 1958, a Banda Reggae Olorum, o Bloco Olorum, o Samba de Roda, o Bumba-meu-boi e o Maculelê.

Recôncavo

11 de Jun // | Recôncavo

Vários outdoors são vistos desde o fim de semana passado espalhados em ruas de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, em protesto contra o aumento do IPTU [Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana]. Nas placas, aparecem frases como “O povo já não aguenta mais! SAJ contra o IPTU abusivo”, seguido pela hashtag “#IPTUNAJUSTIÇA”.

 

Desde o começo deste mês, os moradores do município já recebem os carnês do IPTU reajustados. O aumento foi referendado pela Câmara de Vereadores local que votou a favor do aumento do tributo de 50%, em novembro do ano passado. Na época, houve protesto da população.

 

Segundo o autor dos outdoors, o médico Everaldo Ferreira Junior, ex-secretário de Cultura e Juventude e atual presidente do diretório municipal do PDT, a população tem dado apoio à iniciativa. Everaldo Junior disse que a campanha contra o aumento do IPTU foi iniciada desde o ano passado. Já se mostraram contrários ao reajuste do imposto a Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (Acesaj), o Sindicato do Comércio (Sincomsaj) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Recôncavo

11 de Jun // Leonardo Sousa | Recôncavo

Graças ao diálogo com a Associação dos Pequenos Agricultores das Comunidades do Tabocal, Bom Jardim e Bonfim, ambas as comunidades foram beneficiadas na manhã de domingo (10) com o mutirão da saúde do Grupo CTO. Além de consultas, a população teve acesso a exames de raio-x e encaminhamentos para outras especialidades médicas. A ação faz parte do Projeto Todos pela Cidadania. Marca registrada do Grupo CTO, a caravana da saúde começou há quatro anos.

Através de uma infraestrutura móvel, com o objetivo de tornar acessível e descentralizar o atendimento médico, mulheres, homens, crianças e idosos realizam, com a mesma qualidade, procedimentos oferecidos por Dr Everaldo na Clínica CTO. Para Dr Everaldo, que tem levado o projeto à zona rural do município constantemente, esse foi mais um domingo de promoção da saúde com cidadania. “Estamos sempre a postos para atender ao chamado da população. Basta solicitar a nossa visita”, afirma.

Recôncavo

11 de Jun // | Recôncavo

Vivendo uma onda de violência, Vera cruz registrou mais um homicídio no domingo (10). Uma pessoa foi morta com vários tiros na localidade de Pedrão. Moradores contaram que homens circularam pela região a procura da vítima. O boletim da Secretaria da Segurança Pública da Bahia registrou a morte de Leandro Reis de Oliveira, 31 anos, na Rua do vereador Jorge Rasta.

O Departamento de Polícia Técnica foi encaminhado para o local. Na última quinta-feira (7), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) registrou duas tentativas de homicídio em Itaparica. A primeira ocorreu na Amoreira e a vítima foi Claudio Santos do nascimento, de 39 anos. A segunda tentativa foi contra Uelinton Ferreira dos Santos, 39, também na Amoreira.

Recôncavo

06 de Jun // | Recôncavo

O prefeito de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, Marcus Vinícius Marques Gil, em afronta à recomendação da Justiça sobre nepotismo, nomeou a cunhada para o cargo de secretária municipal de Saúde. O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Município. Enfermeira, Loise Santos Oliveira é irmã de Larissa Oliveira, esposa do prefeito.

 

O Diário Oficial informa também que o prefeito exonerou Loise do cargo de coordenadora de Atenção Básica, função que a enfermeira estava coordenando a Unidade de Pronto Atendimento de Vera Cruz. O parentesco de cunhado é classificado como segundo grau, caso em que a nomeação não é permitida pela legislação.

 

Vivemos em época de mudança comportamental no que toca à gestão da coisa pública. Diante dos múltiplos escândalos de corrupção, a sociedade mostra-se preocupada com a forma que seus representantes gerenciam o patrimônio coletivo, identificando e censurando, assim, condutas que violam os princípios da moralidade e impessoalidade administrativa. Veja abaixo o que diz a súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre nepotismo.

Recôncavo

06 de Jun // | Recôncavo

Dois homens suspeitos de participar de uma uma quadrilha de tráfico de drogas morreram em confronto com policiais militares, na terça-feira (5), na cidade de Maragogipe, no recôncavo baiano. Conforme a SSP-BA, a os dois homens estavam escondidos em um mangue e reagiram à chegada de homens do Batalhão de Choque da PM. A dupla chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Outros cinco integrantes do grupo conseguiram fugir, informou a SSP.

De acordo com o SSP-BA, os policiais apreenderam com os dois suspeitos munições de fuzil, pistolas, coletes balísticos e drogas.Os suspeitos foram identificados como "Kaká", que, segundo a Polícia Militar, na quadrilha, era o responsável por toda logística de distribuição de drogas, armas, munições e também determinava as execuções de rivais e de usuários devedores. O outro homem se chamava Harin Ferreira Galvão e tinha 25 anos. A atuação dele no grupo criminoso não foi detalhada.

Recôncavo

05 de Jun // Ascom/HRSAJ | Recôncavo

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus torna pública a relação dos selecionados no Processo Seletivo 2018.1.2 para cadastro de reserva na área de Fisioterapia. Os profissionais devem aguardar o contato telefônico do Recursos Humanos da Unidade. Para mais informações, o contato pode ser feito através do e-mail selecaohrsaj@gmail.com ou telefone (75) 3162-1455. O Hospital Regional está localizado no endereço Rua Cosme e Damião s/n, Bairro do Andaiá – Santo Antonio de Jesus – Bahia, CEP 44.570-000. Confira logo abaixo a lista dos convocados pelo Processo Seletivo:

Recôncavo

04 de Jun // Redação | Recôncavo

Um jovem de 23 anos foi assassinado no início da noite deste último domingo (03), na zona rural do município de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. A vítima foi identificada como Sandro Amorim, conhecido mais por Titica. O jovem estava em um bar localizado no Açougue Velho acompanhado de outras pessoas quando homens chegaram armados atirando e baleando Sandro.

Um dos tiros acabou acertando o olho do jovem que não resistiu aos ferimentos e acabando morrendo no local do crime segundo informações de populares. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica. A motivação e autoria do crime ainda são desconhecidas. O caso será investigado pela Polícia Civil. Sandro era casado e tinha três filhos e trabalhava com motocicletas. O velório está marcado para esta segunda-feira (04).

Recôncavo

04 de Jun // | Recôncavo

Um evento beneficente vai arrecadar recursos para a construção da sede do Instituto Quilombo Ilha, no Espaço Caravelas, em Mar Grande, Vera Cruz. A festa será realizada no próximo dia 16 de junho, a partir das 19 horas, e os ingressos custam R$ 20 segundo informações do G1. Este é um dos maiores eventos de forró realizado na Ilha de Itaparica.

 

Os ingressos antecipados para o forró podem ser adquiridos com os estudantes, professores e monitores, ou no próprio espaço onde são aplicadas as aulas, das 9h às 21h. O primeiro lote até o próximo 10 de junho. A festa faz parte de uma das ações da Campanha Sede Própria, promovida pelo instituto.

 

As atrações musicais serão Riquelme Sanchez, Bola 7, RK Ritmos, Forró da Ilha com Manoel do Acordeon, e DJ Érico Reis. O Instituto busca a construção da sede do projeto, que tem contribuído, desde 2006, para a inclusão de mais de 500 jovens, negros, moradores da Ilha e de algumas cidades vizinhas no ensino superior. A festa acontece no Espaço Caravelas - Estrada da Rodagem, S/N, Mar Grande, Vera Cruz- BA, Ilha de Itaparica, ao lado da Caixa.

Recôncavo

01 de Jun // | Recôncavo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de habeas corpus (HC) impetrado pela defesa de Ricardo Machado. A decisão foi assinada pelo ministro Nefi Cordeiro, na última segunda-feira (28). O ex-prefeito de Santo Amaro tentou reverter a prisão preventiva determinada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no último dia 15.

 

A defesa alegou que a decisão da corte baiana violava um HC deferido anteriormente pelo STJ. Eles justificaram ainda que medidas cautelares poderiam ser impostas, uma vez que Machado tem residência fixa e é primário. No entanto, a corte superior entendeu que se trata de processos diferentes, “com finalidades e fundamentos não coincidentes”.

 

“Em consulta ao banco de dados desta Corte verificou-se a existência do HC n. 444.130/BA, também impetrado em favor do paciente, que tem como objeto a ação penal n. 0000117-76.2017.8.05.0228, já o presente writ, a ação penal n. 0001650-72.2017.8.05.0228 e, embora ambos os feitos envolvam a Operação “Adsumus”, tratam de ações penais distintas, não sendo caso de reiteração de pedido”, afirma o ministro relator Nefi Cordeiro.

Recôncavo

30 de Mai // Leonardo Sousa | Recôncavo

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, entregou  totalmente reformada a Creche Municipal Criança Feliz (antiga Creche da LBA). O Prefeito Rogério Andrade e a secretária da pasta, Cinthia Souza, visitaram o espaço, conversaram com professores, servidores e pais e ouviram agradecimentos pela reforma. A servidora Maria Ângela, que trabalha na creche há mais de 20 anos, foi uma das mais emocionadas.  Com a entrega, as atividades que estavam sendo desenvolvidas num espaço provisório, retornam agora para a sede fixa da Creche.

“Estou muito feliz. A reforma ficou muito boa. Foi uma mudança total. Acho que todos nós, funcionários, estamos com esse sentimento de gratidão de ver como ficou a nossa creche” comentou A unidade recebeu diversas melhorias como: ampliação de salas com divisão de espaços livres, colocação de piso na copa e troca de revestimentos danificados, retelhamento completo, fechamento do espaço com muro, saída de emergência, reparo nos banheiros e cozinha, forro para cozinha e depósitos, individualização e instalação de água, revisão elétrica total, pintura completa, entre outros serviços.

Recôncavo

30 de Mai // | Recôncavo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desmentiu nesta quarta (30), as informações que circularam no WhatsApp sobre a suposta morte de um homem durante uma ação de desbloqueio de rodovia, na BR-101, devido à paralisação dos caminhoneiros. Em áudio um homen diz que a morte teria ocorrido no Posto 101 em Conceição do Almeida.

 

O boato mostra duas imagens de um corpo e um áudio explicando como teria ocorrido a morte, supostamente em uma ação da PRF, no Recôncavo baiano. Em nota, a polícia esclarece que o jovem que aparece nas fotos foi vítima de um homicídio na cidade de Capim Grosso, que não teve relação com a mobilização dos caminhoneiros.

 

“A Polícia Rodoviária Federal esclarece que, durante o presente movimento, não houve registro de nenhuma morte nessas manifestações dos caminhoneiros. Continuaremos acompanhando as manifestações, coibindo eventuais excessos, buscando a ordem pública e a segurança da população”, completa a nota segundo informações do A Tarde. O protestos de caminhoneiros seguem ativos pelo 10° dia em BRs da Bahia nesta quarta-feira.

Recôncavo

30 de Mai // | Recôncavo

Um grupo de caminhoneiros faz uma manifestação na noite desta última terça-feira (29), na BR-101, altura da cidade de Cruz das Almas no recôncavo baiano. As informações foram da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a policia, os manifestantes estão impedindo a passagem de outros motoristas de veículos de carga, que não aderiram ao movimento que chegou ao 10º dia nesta quarta-feira (30). A situação aconteceu também na noite de segunda-feira.

Já na terça o grupo fechou a BR-101, no km 209. O Batalhão de Choque foi acionado pelos próprios caminhoneiros que não são a favor do movimento para que o desbloqueio fosse feito. A Polícia Rodoviária Federal não tem detalhes do número de manifestantes. Na BR-101, nesta terça-feira, houve uma ação da polícia para a retirada de manifestantes. No entanto, não há detalhes se esse ponto em Cruz das Almas, também foi alvo da operação.

Recôncavo

29 de Mai // Leonardo Sousa | Recôncavo

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida em um grave acidente registrado na noite desta terça-feira (29), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. O acidente aconteceu por volta das 20h na BA-046 próximo ao Clube dos 1000, acessa a entrada da cidade. A vítima fatal foi identificada como Joseane Carvalho dos Santos que estava de carona em uma motocicleta atingida por um veículo modelo Fiat Uno placa JKV 9080.

Com o impacto, a vítima que usava um capacete aberto acabou morrendo no local do acidente. O motorista da moto ficou embaixo do Uno e foi retirado com vida sendo encaminhado para o Hospital Regional. Segundo informações que chegaram a nossa redação, Joseane residia no Bairro Alto Santo Antônio e trabalhava com jogo de bicho no município. Ela deixa uma filha. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Recôncavo

29 de Mai // | Recôncavo

Dois caminhões carregados com ração para aves de abate foram incendiados no início da manhã desta terça-feira (29), na BR-101, trecho que corresponde à cidade de Muritiba, para onde a maioria do material seria levado. Conforme a polícia, homens encapuzados renderam e tiraram os motoristas dos veículos e colocaram fogo nos caminhões.

 

Os suspeitos não foram identificados. Parte da ração seria destinada a uma propriedade do município de Conceição da Feira, que fica a cerca de 20 km de Muritiba. O material iria alimentar 50 mil frangos que têm a alimentação racionalizada em 80%, desde que começou a paralisação de caminhoneiros pelo país.

 

Segundo informações da Associação Baiana de Avicultura, com a falta da ração, os animais podem morrer ainda na quarta-feira (30). Com a greve dos caminhoneiros, cerca de 170 mil frangos morrem por dia na Bahia, segundo dados divulgados pela Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faeb). Em Governador Mangabeira, uma única granja perdeu mais de 50 mil frangos que morreram por falta de alimento e teve um prejuízo de cerca de R$ 400 mil

Recôncavo

29 de Mai // Leonardo Sousa | Recôncavo

No início da manhã desta terça-feira (29), os motoristas de Santo Antônio de Jesus ficaram alegres com a chegada de combustível em postos da cidade. Com o abastecimento no município, tudo indica que a paralisação dos caminhoneiros está perto de chegar ao fim. Nesta terça, a paralisação já completa nove dias. Os postos começaram a serem abastecidos após uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite desta última segunda-feira (28), na BR-101, próximo a Santo Antônio de Jesus.

A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo registrou grande filas de veículos em vários postos da cidade. No centro, a fila é muito grande nos Postos São Paulo, Cruzeiro do Sul e Atalaia. Tudo indica que já nesta quarta-feira (30), a procura por combustível seja normalizada. Segundo informações da Polícia Militar, a cidade está tranquila mesmo com o grande movimento de motoristas que ficaram sabendo da notícia de ter chegado combustível nos postos.  A Polícia Militar segue normalmente fazendo a segurança nas ruas da cidade.

Recôncavo

24 de Mai // Leonardo Sousa | Recôncavo

Vários postos estão nesta quinta-feira (24), sem combustíveis em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. A falta de gasolina, etanol e diesel ocorre por causa do protesto de caminhoneiros que são contra a alta do diesel e outros combustíveis em várias partes do país. O Posto Uirapuru, localizado na BR-101, estava com uma fila enorme, porém tem apenas diesel. O Posto Cruzeiro do Sul, no centro da cidade, ainda tem álcool e diesel. No Posto São Jorge, que fica na entrada da cidade, ainda tem gasolina, álcool e diesel já que conta com dois postos.

A fila é muito grande para os motoristas que pretendem abastecer no Posto São Jorge. Também no centro da cidade, o Posto Atalaia não tem mais combustível. Nesta última quarta-feira (23), muitos motoristas aproveitaram para abastecer seus veículos no Posto São Paulo. Uma enorme fila se estendeu onde a gasolina foi vendida por R$: 4,59. Hoje, o Posto São Paulo não tem combustível. Informações que chegam a nosso departamento de jornalismo, é de a falta de combustível também ocorre em cidades circunvizinhas a Santo Antônio de Jesus. O protesto dos caminhoneiros entra no quinto dia seguido.

Recôncavo

23 de Mai // | Recôncavo

O Tribunal de Contas dos Municípios, julgou procedente denúncia formulada contra o ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite, por irregularidades em procedimento licitatório realizado para fornecimento de equipamento de som, iluminação, geradores e de mão de obra, com valor estimado em R$851 mil, no exercício 2016.

 

A relatoria concluiu que o edital do pregão presencial, ao exigir a realização de vistoria técnica até o terceiro dia útil anterior à data fixada para a apresentação das propostas, violou a norma que prevê a fixação de prazo não inferior a oito dias úteis entre a publicação do aviso e a apresentação das propostas pelos interessados.

 

O relator do processo, conselheiro Antônio Carlos da Silva, multou o gestor em R$4 mil. Com a imposição de uma providência prévia, no caso a realização de vistoria técnica, esse prazo mínimo foi indiretamente reduzido, já que os licitantes só poderiam apresentar a proposta após a constatação de todos os detalhes e características técnicas do objeto que influenciariam no custo e execução dos serviços, o que fere o caráter competitivo da licitação.

Recôncavo

23 de Mai // | Recôncavo

O município de Vera Cruz recebeu mais de R$ 80 milhões em investimentos, na manhã desta quarta-feira (23). O governador Rui Costa inaugurou o novo Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, entregou obras de pavimentação em um trecho da BA-532 e autorizou o início das obras de construção de uma Academia de Saúde.

O governador ainda autorizou o início das obras de restauração e pavimentação do acesso ao Ferry Boat, em Bom Despacho. “A cada entrega, eu me sinto realizado. Neste novo Distrito Integrado de Segurança Pública nós temos unidades da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Departamento de Polícia Técnica e também do Corpo de Bombeiros. Esse é o maior modelo de Disep que nós construímos e entregamos aqui em Vera Cruz”, afirma o governador.

Recôncavo

23 de Mai // Leonardo Sousa | Recôncavo

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação (SME), segue investindo para qualificar a estrutura da Rede Municipal de Ensino. Na última sexta-feira (18), a Secretaria de Educação recebeu 560 novos conjuntos escolares. Os conjuntos compostos por mesas e cadeiras representam um investimento total de R$ 146.004,00 (cento e quarenta e seis mil e quatro reais) e vão proporcionar mais conforto e dignidade aos estudantes. No total, foram adquiridos 120 conjuntos professor e 440 conjuntos aluno nos tamanhos: 06 (122) unidades, 05 (194 unidades) e 04 (124 unidades). Os mobiliários começarão a ser distribuídos nas escolas do município nos próximos dias.

Recôncavo

20 de Mai // Leonardo Sousa | Recôncavo

Marcos Vinícius Moreira França, 21 anos, morreu na emergência do Hospital Regional após ser ferido durante um confronto com a Polícia Militar neste último sábado (19), no Conjunto Viver Melhor no Bairro do Andaiá em Santo Antônio de Jesus. Suspeito de traficar na localidade, Marcos, conhecido como ‘Rato’ no mundo do crime, acabou ferido durante a troca de tiros, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Outros suspeitos conseguiram fugir. Na ação, policiais militares apreenderam um revólver calibre 38, com três cartuchos deflagrados e dois intactos que estavam na posse de Marcos. A ocorrência foi apresentada na 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior. Outros casos de violência também foram registrados no município. Na noite de sexta-feira (18), um jovem de 18 anos foi assassinado a tiros no Bairro do Amparo. Segundo informações, o jovem identificado como John foi alvejado na porta de sua residência por cerca de vinte tiros e morreu no local.

A Polícia Civil investiga o caso. Ainda na noite de sexta-feira, um homem foi baleado após um assalto no centro da cidade. O homem que não teve o nome divulgado foi atingido no braço por homens armados a bordo de uma motocicleta após o assalto. A vítima foi encaminhada para o Hospital Regional. Já no Jardim Brasil, uma mulher foi assaltada e teve o celular levado por bandidos. Há suspeita é de que os mesmos assaltantes tenham cometido ambos os crimes. Moradores pedem mais segurança e rondas policiais na cidade.

Recôncavo

19 de Mai // Gildásio Cavalcante | Recôncavo

Faltando um pouco mais de um mês do São João deste ano, policiais da 27ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Militar e equipes da 6ª Região Militar responsáveis pela fiscalização de produtos controlados, apreenderam mais de 8 dúzias de espadas e cerca de 300 Kg de pólvora, além farto material utilizado na fabricação do artefato.

 

A apreensão aconteceu na última sexta-feira (18/maio) em um galpão no Carro Quebrado (zona rural) de Muritiba. Um homem e uma mulher, que não tiveram os nomes divulgados, foram encontrados no local e encaminhados juntos com o material apreendido para Delegacia Territorial (DT).

Por: Paulo Galvão|FORTE NA NOTÍCIA

Recôncavo

18 de Mai // Leonardo Sousa | Recôncavo

Com uma nova estrutura moderna e aconchegante, para atender toda a população, a Prefeitura de Conceição do Almeida, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na noite desta última quinta-feira (17), o novo Hospital Municipal da cidade. Foram investidos pela gestão municipal cerca de R$: 300 mil reais para a abertura da primeira etapa do hospital com atendimentos ambulatórias e internação de urgência e emergência. Foi uma noite de festa que contou com a presença da população.

Na solenidade de inauguração do hospital estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel, os deputados federais Nelson Pelegrino e Robinson Almeida, o deputado estadual Alan Sanches, o ex-presidente da Desenbahia Otto Filho, vereadores, secretários municipais, ex-prefeitos, vereadores da região e a população que foi a rua comemorar o novo equipamento de saúde.  E ainda para reforçar mais a saúde, uma ambulância equipada com macas, cilindro de oxigênio e adequada para transporte e remoção de pacientes e três veículos novos foram entregues pelo prefeito durante a solenidade de inauguração. A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo, na oportunidade, conversou com a secretária Municipal de Saúde Suely Sobral que falou da importância da inauguração do hospital para Conceição do Almeida.

ASSISTA A ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA DE SAÚDE SUELY SOBRAL

“Hoje é um dia de festa e de alegria sendo que estamos entregando esse equipamento de saúde para a nossa população. Isso foi algo tão desejável. Com muita coragem, o nosso prefeito Ito de Bêga conseguiu desapropriar essa instituição aqui que era uma Santa Casa e durante um logo período estávamos trabalhando para que hoje pudéssemos realmente está entregando a população de Conceição do Almeida essa unidade aqui completamente reformada e equipada. Aqui é apenas a primeira etapa que é urgência, emergência e os serviços ambulatórias. Em breve estaremos entregando também a segunda e a terceira etapa e ai a população vai poder usufruir dos nossos serviços aqui plenamente”, disse a Sobral.

Recôncavo

18 de Mai // Ascom | Recôncavo

Ao participar na noite de quinta (17), da solenidade de inauguração do Hospital Municipal de Conceição do Almeida, no Recôncavo baiano, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel, defendeu a proposta de uma nova Constituinte específica, em 2020, para realizar as reformas político e tributário-fiscal (incluindo previdência) que o país precisa. “Quando vejo o esforço do prefeito Ito de Bêga (PSD), de Conceição do Almeida, para colocar o hospital para funcionar é que se constata que o nosso pacto federativo precisa ser refeito urgentemente: os problemas estão com o município, mas o dinheiro está em Brasília. É muito injusto, porque o cidadão procura primeiro o prefeito, porque ninguém tem acesso a Temer. Defendo uma Constituinte exclusiva para a gente fazer as reformas necessárias, porque quem está na política hoje, no fundo, não quer mudar é nada”, defende Coronel.

O presidente da ALBA diz que o prefeito de Conceição merece todo o reconhecimento porque se preocupa com pessoas, com gente, ao investir na saúde pública. “Ito de Bega teve a coragem de desapropriar as instalações da antiga Santa Casa de Conceição de Almeida para implantar o hospital municipal, preenchendo uma lacuna importante para a população, que agora dispõe de atendimento ambulatorial e de urgência/emergência. O povo é quem sabe o quanto sofre quando vê um hospital fechado. Mas manter um hospital é caro, precisa de dinheiro, que está em Brasília, enquanto os problemas estão aqui, na porta do prefeito”, diz Coronel. De acordo com a secretária de Saúde de Conceição do Almeida, Sueli Campos, o município investiu R$ 300 mil para a abertura da primeira etapa do hospital municipal, com atendimentos ambulatoriais e internação de urgência/emergência.

Recôncavo

17 de Mai // Leonardo Sousa | Recôncavo

Foi inaugurada na noite desta última quarta-feira (16), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, a Faculdade Pitágoras que oferece educação de referência em mais de 60 unidades em todas as regiões do Brasil, e conta com modelo de ensino que explora competências voltadas para o empreendedorismo. A inauguração contou com a presença do prefeito Rogério Andrade, da vice-prefeita Dalva Mercês, empresários e representantes da Associação Comercial e Empresarial do município (ACESAJ). Também no evento, estiveram presentes a secretária municipal de Educação professora Cinthia Barreto e a ex-secretária Norma Lúcia. A chegada da faculdade consolida Santo Antônio de Jesus como polo educacional da região.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O DIRETOR DA FACULDADE PITÁGORAS

No município, a unidade vai oferecer cursos nas modalidades presencial, quando o aluno frequenta de quatro a cinco dias por semana, com professor; semipresencial, vai a faculdade de um a dois dias, com tutor;  e 100% online com aulas gravadas para assistir quando quiser, com tutores e fóruns online. A Faculdade Pitágoras conta com salas de aula com equipamentos multimídia e amplo espaço, laboratórios de informática com notebooks de última geração, laboratórios de práticas em engenharia, biblioteca atualizada, acesso à internet WI-FI para todos os alunos, além de total acessibilidade as áreas da faculdade.

ASSISTA A ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Os cursos são nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Pública, Financeira e de Recursos; Licenciatura em História, Letras, Sociologia e Geografia; Segurança Pública, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Artes Visuais, Processos Gerenciais, Serviço Social, Pedagogia, Logística, Engenharia Civil, Ciências Econômicas, Gestão Hospitalar, Marketing e Empreendedorismo, entre outros.

ASSISTA A ENTREVISTA COM A EDUCADORA NORMA LÚCIA

O primeiro vestibular da instituição acontece neste próximo domingo (20). Em funcionamento, os interessados podem se dirigir ate a unidade que está localizada na Praça Félix Gaspar, 01, Loteamento Quinta do Inglês, no centro da cidade. A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo esteve participando na inauguração e na oportunidade conversou com o diretor da Faculdade Pitágoras Robinson Ferraresi e com a secretária municipal de Educação Cinthia Barreto e a educadora Norma Lúcia.

Recôncavo

15 de Mai // | Recôncavo

O ex-prefeito da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia, Ricardo Machado (PT), foi preso pela segunda vez em cinco meses, na manhã desta terça-feira (15). Ele estava com um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA), no dia 3 de maio, e ficou foragido por 12 dias.

 

O mandado de prisão foi cumprido depois que ele se apresentou no fórum da cidade para participar de uma audiência em que é acusado de desvio de dinheiro em contratos firmados pela prefeitura municipal. O ex-prefeito foi um dos alvos da Operação Adsumus, deflagrada pela PF e pelo Ministério Público no ano passado.

 

Ele é suspeito de fazer parte de um esquema que desviou mais de R$ 20 milhões, entre os anos de 2013 e 2016, quando era gestor da prefeitura. A ação da PF teve como objetivo reprimir delitos contra a administração pública, lavagem de dinheiro, licitações e contratos fraudulentos tanto na prefeitura de Santo Amaro, quanto na de Muritiba. Ricardo já havia sido preso em dezembro de 2017, mas foi solto sete dias depois, após habeas corpus.

Recôncavo

15 de Mai // Leonardo Sousa | Recôncavo

A partir de maio, a Faculdade Pitágoras passará a oferecer cursos na modalidade presencial: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Na modalidade 100% online: Cst Em Analise E Desenvolvimento De Sistemas , Cst Em Gestão Ambiental, Cst Em Gestão Publica, Cst Em Marketing, Cst Em Segurança Pública, Educação Física – Licenciatura, História – Licenciatura e Sociologia – Licenciatura. Na modalidade Ead Premium: Engenharia De Produção e Engenharia Civil. Na modalidade semipresencial: Pedagogia – Licenciatura, Cst Em Gestão De Recursos Humanos e Serviço Social.

A instituição possui 50 anos de tradição e pioneirismo de ensino e mais de 60 unidades nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Sergipe. Com infraestrutura de ponta amplo espaço de atendimento, 20 salas climatizadas e equipadas com recursos multimídia, biblioteca e sala de estudos, 4 laboratórios de informática, 3 laboratórios de engenharia. "A inovação em nosso modelo de ensino é o diferencial que os alunos precisam para desenvolver-se profissionalmente junto às novas tendências do mercado de trabalho", explica Robinson Luiz Ferraresi diretor da unidade.

Recôncavo

10 de Mai // | Recôncavo

Um homem morreu após a motocicleta em que ele estava ser atingida no fundo por um carro, no Km 229 da BR-101, entre as cidades de Sapeaçu e Santo Antônio de Jesus, recôncavo da Bahia. O caso ocorreu na noite de quarta-feira (9). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima, que estava sozinha, parou na pista por conta de uma falha nos faróis da moto, quando foi atingida pelo carro. Com o impacto da colisão, a vítima foi arremessada e a moto ficou completamente destruída.

O homem, que não teve identidade revelada pela polícia, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista do carro não teve ferimentos. A polícia não soube informar se ele estava sozinho, mas disse que foi ele quem acionou a polícia. A frente do veículo ficou bastante danificada. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus, onde será periciado. G1

Recôncavo

09 de Mai // | Recôncavo

Um jovem identificado como Caio Santos de Jesus, 22 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta quarta-feira (09), no Bairro Santa Madalena em Santo Antônio de Jesus no recôncavo baiano. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Milita e Civil estiveram no local aguardando a chegada da Polícia Técnica. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal.

Tudo indica que caio seja integrante de uma quadrilha que agia na região. Caio foi preso em março do ano passado por uma equipe da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior. Na época, ele estava em posse de um aparelho de celular de procedência ilícita juntamente com munições calibre 38 e 40. O último assassinato registrado em Santo Antônio de Jesus foi de Sávio Nogueira de Souza. Os envolvidos no crime já foram presos pela Polícia.

Recôncavo

09 de Mai // | Recôncavo

Uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atingida por um veículo e depois brutalmente espancada em Governador Mangabeira. O principal suspeito do crime, é o companheiro da vítima. Marina Cerqueira Conceição morreu na terça-feira (8), após passar 13 dias internada em estado gravíssimo no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

 

Ela foi alvo das agressões no dia 25 de abril, no povoado de Quixabeira. De acordo com a delegacia local, as investigações iniciais apontam que a vítima voltava de motocicleta do trabalho para casa, por volta das 21h, quando teve o veículo atingido no fundo por um carro conduzido pelo companheiro, que estava de tocaia na estrada.

 

Caída no chão, a vítima teria sido agredida com chutes, pontapés e com golpes que a polícia suspeita que tenham sido pauladas. Marina Cerqueira foi socorrida por moradores desmaiada e com diversos ferimentos, e levada para a unidade médica do povoado. Em seguida, ela foi encaminhada para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os médicos identificaram traumatismo craniano e, desde então, a vítima estava sedada segundo o G1.





Classificados


Enquete



Mais Lidas