Notícias

Recôncavo

Recôncavo

16 de Dez // Foto: Betto Jr./Correio | Recôncavo

A ialorixá Maria Stella de Azevedo Santos, a Mãe Stella de Oxóssi, 93 anos, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, na tarde de sábado (15). Mãe Stella foi internada nessa sexta-feira (14) com quadro de infecção. A informação foi divulgada pela companheira dela, a psicóloga Graziela Domini Peixoto, que vive com Mãe Stella em Nazaré.

 

"Elá já brincou comigo. A mesma Mãe Stella de sempre, brincalhona; pediu café, rezou pelas meninas que fizeram café para ela. Ela é supreendente. O organismo dela também", disse Graziela. A decisão dos médicos de deixá-la na UTI foi por conta da idade avançada. A Ialorixá foi levada de ambulância e segue internada, ainda sem previsão de alta médica

 

"Apesar da infecção ser pequena, a idade dela agrava e optaram por colocar ela na UTI, pra protegê-la", informou Graziela. A psicóloga garantiu que a situação não chega a ser preocupante, mas que demanda acompanhamento e cuidados permanentes. Desde o ano passado, Mãe Stella está morando em Nazaré, depois de um desentendimento entre filhos de santo do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, e a companheira dela.

Recôncavo

15 de Dez // Redação | Recôncavo

Dois homens morreram após uma troca de tiros na tarde deste sábado (15), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. O tiroteio aconteceu próximo ao Bairro do Mirante localizado no Andaiá segundo informações da Polícia Militar. Os corpos que não tiveram as identidades reveladas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica. Os elementos estavam a bordo de motocicleta no momento da ação. Essa é a sexta morte registrada em Santo Antônio de Jesus desde o início de dezembro. Duas das mortes é resultado de troca de tiros com a Polícia.

Os outros foram entre criminosos. Na noite de sexta (14), um jovem morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo. O crime aconteceu no Conjunto Zilda Arns. No sábado (8), um adolescente foi morto no Conjunto Residencial III. O garoto de 13 anos foi atingido vindo a óbito na frente de sua avó. Tem ainda a morte da jovem Elisiane Fonseca, 29 anos, baleada na cabeça durante disparo de arma de fogo na Providência no domingo (9). Na quarta (12), Thiago Ribeiro de Oliveira, 30 anos, morreu após efetuar disparos contra uma guarnição da Polícia Militar no Distrito Industrial.

Recôncavo

14 de Dez // G1 | Recôncavo

Considerada uma das maiores ialorixás do país, Maria Stella de Azevedo Santos, 93 anos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, foi internada nesta sexta-feira (14), na emergência de um hospital particular da cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. A unidade de saúde onde ela está internada informou que Mãe Stella chegou ao local por volta das 16h, mas não divulgou o estado de saúde dela.

 

A companheira dela, a filha de santo, psicóloga e escritora Graziela Dhomini informou que Mãe Stella foi diagosticada com uma infecção e, por orientação médica, foi internada para que pudesse tomar antibióticos. A ialorixá foi levada da cidade de Nazaré, também no recôncavo, onde mora com a companheira Graziela, para Santo Antônio, de ambulância.

 

"Não é nada preocupante. É coisa da idade mesmo. Teve uma pequena infecção e precisa tomar antibiótico no hospital. Está interagindo bem e respondendo a perguntas. Apenas está fraquinha", é o que disse Graziela Dhomin. Desde o ano passado, Mãe Stella está morando em Nazaré, depois de um desentendimento entre filhos de santo do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, e a companheira dela segundo informou o G1.

Recôncavo

14 de Dez // Ascom | Recôncavo

A indústria baiana de farinha e fécula de mandioca contará a partir de agora com uma nova variedade de mandioca capaz de fornecer muito mais amido. Desenvolvida pela Embrapa em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e com a fecularia Bahiamido, a BRS Novo Horizonte é capaz de apresentar até 33% de amido extraível, índice superior ao das variedades usadas no mercado, cujo melhor desempenho alcança até 28%. O resultado é uma produtividade de 8,66 toneladas de amido por hectare, bem superior à obtida por outras variedades. O novo material é destinado às microrregiões baianas de Valença, Jequié e Santo Antônio de Jesus.

"O ponto principal é o acúmulo de amido. A nova variedade consegue entrar com uma renda muito alta na indústria, tanto que a gente obteve 33% na extração. São índices que nem no Paraná [maior região produtora de amido do país] se atinge", frisa Manoel Oliveira, encarregado de desenvolvimento agronômico da Bahiamido. A produtividade da nova mandioca também impressionou pesquisadores. Nos testes, foram colhidas 27,5 toneladas de raízes por hectare, em média, enquanto as concorrentes locais oscilaram entre 12,1 e 17,8 t/ha.

Recôncavo

14 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

O município de Dom Macedo Costa, no recôncavo baiano, marcou presença na reunião de avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade execução direta, que aconteceu no início deste mês, em Feira de Santana. O prefeito Egnaldo Píton, a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural, Mara Borges, além dos produtores rurais macedenses Antônio Cosme Souza e Eliane Barbosa, e da beneficiária do programa, Magnovanda de Jesus, participaram do encontro.

O Programa de Aquisição de Alimentos é um programa conquistado pela atual gestão, por meio da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, em que o município recebe recursos para a compra de alimentos agrícolas direto do produtor rural, e faz a doação para famílias em vulnerabilidade social e insegurança alimentar. O encontro contou com a presença do secretário da SJDHDS, Paulo Cézar Lisboa, e da superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar, Rose Pondé.

Recôncavo

13 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

A Prefeitura de Cruz das Almas, no recôncavo baiano, trabalha e avança em todas as áreas melhorando a qualidade de vida da população. Na infraestrutura são 23 ruas sendo pavimentadas e mais 7 sendo asfaltadas, cerca de 500 metros de drenagem, resolvendo problemas históricos de alagamentos, como na Rua da Vitória, Rua JB da Fonseca e Largo da Coplan, onde moradores sofriam constantemente em épocas de chuvas. O prefeito Orlandinho precisou usar um ano do seu mandato apenas para reconstruir a cidade, já que encontrou vários serviços e unidades públicas bastante sucateados pela gestão anterior.

Ainda fortalecendo o compromisso com a população do campo, A Prefeitura Municipal expandiu a rede de água tratada para as comunidades de Teresa Ribeiro, Umbaubeira, Boca da Mata, Pumba ll, Lagoa Grande e Engenho da Lagoa, beneficiando milhares de famílias. Também vale registrar reformas de praças, do mercado de carnes, cobertura e requalificação do final da feira livre, com a readequação e construção de boxes para abrigar a feira de importados. Até 2020, a Prefeitura vai entregar muitas obras no município.

VEJA UM POUCO DO TRABALHO REALIZADO PELA PREFEITURA DE CRUZ

Recôncavo

13 de Dez // Foto: Reprodução | Recôncavo

A Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus, após denúncia de que uma residência no Bairro Irmã Dulce, estaria sendo usada como esconderijo de drogas e armas, apreendeu drogas e munições. Uma equipe de policiais militares da Companhia de Emprego Tático foram até o local e constataram que a denúncia procedia fazendo a apreensão de dez munições calibre 45, nove munições de 9mm e duas balanças de precisão. A PM ainda encontrou cerca de quatro quilos de maconha no interior da casa. A Polícia Civil está investigando a origem das apreensões.

Todo material foi apresentado na 4ª Coorpin. A Polícia tem agido com frequência no Bairro Irmã Dulce, tanto é que na tarde da última quarta-feira (12), um jovem de 25 anos foi preso sobre acusação de tráfico de drogas. Geovane Santana de Cruz, foi preso com um pé de maconha e dez porções de cocaína, além de uma quantia em dinheiro. Na última semana, a Polícia também apreendeu dois adolescentes de 15 e 17 anos com drogas ilícitas. Os suspeitos teriam tentando fugir durante a aproximação da viatura, mas foram alcançados. Uma cerca quantidade de cocaína que estava acondicionada em sacos plásticos foram apresentados na Delegacia.

Recôncavo

13 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

A Polícia Civil de Santo Antônio de Jesus, prendeu na tarde desta quarta-feira (12), Geovane Santana de Cruz, 25 anos, conhecido por ‘Gel’, sobre acusação de tráfico de drogas. A prisão foi realizada na Rua J 20 do Bairro Irmã Dulce. Na residência de Gel, foi encontrado um pé de maconha e dez porções de cocaína, além de uma quantia em dinheiro. Uma equipe do Serviço de Inteligência da Polícia teria chegado até o jovem após investigações sobre tráfico de drogas na localidade.

Geovane estava em liberdade a apenas 3 meses e está sendo investigados por ataques a desafetos de acordo com a Polícia Civil. Na última semana, a Polícia também apreendeu dois adolescentes de 15 e 17 anos com drogas ilícitas no Bairro Irmã Dulce. Os suspeitos teriam tentando fugir durante a aproximação da viatura, mas foram alcançados. Uma cerca quantidade de cocaína que estava acondicionada em pequenos sacos plásticos foram apresentados na Delegacia.

Recôncavo

13 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

Dois irmãos tombaram na quarta-feira (12), depois de trocarem tiros com policiais. Segundo informações, é de os elementos estavam em uma motocicleta de dados não identificado, próximo ao entroncamento do município de Dom Macedo Costa na BR-101, quando perceberam a presença da viatura e tentaram fugir do local adentrando por um matagal. Os irmãos atiraram por diversas vezes em direção a guarnição da polícia que teve que revidar. Eles foram baleados e levados para o Hospital de Conceição do Almeida, onde já chegaram sem os sinais vitais.

A Policia Militar apresentou na Delegacia de Santo Antônio de Jesus, oito pinos de cocaína, duas trochas de maconha, dois revólveres, um de calibre 38 e outro 32, munições e objetos para embalar drogas. Os jovens foram identificados como Felipe Santos da Silva, 23 anos e Tiago Santos da Silva, 21 anos, ambos de São Felipe, município que fica entre Conceição do Almeida e Dom Macedo Costa, no recôncavo baiano. Ambos deixaram filhos. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica onde foram necropsiados.

Recôncavo

13 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

O advogado Dr. José Batista de Santana Júnior foi nomeado pelo presidente Michel Temer para vaga de juiz eleitoral substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O nome do advogado baiano integrou uma lista marcada por impugnação e uma nova eleição para que três nomes fossem encaminhados a Michel Temer. A primeira eleição para formação da lista tríplice ocorreu em outubro do ano de 2015. A vaga foi aberta no TRE-BA com a renúncia de José Wanderley Oliveira Gomes.

A nomeação foi publicada nesta última terça-feira (12), no Diário Oficial da União. José Batista Júnior é advogado com bastante atuação em Santo Antônio de Jesus e vários municípios da região recôncavo. Já foi presidente da OAB, Sub Seção de SAJ quando inaugurou a sede da OAB. Sempre lutou para materialização de um grande intento na classe de advogados. Mais que isso, a frente da OAB em 2015, lutou pela nova sede com amplas instalações dando condições suficientes para atender a demanda dos colegas profissionais na região.

Recôncavo

13 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

O Prefeito Rogério Andrade assinou na manhã desta última quarta-feira (12), na sede do DesenBahia, em Salvador, o contrato para recapeamento asfáltico e sinalização vertical e horizontal de 29 ruas no centro de Santo Antônio de Jesus. O documento foi assinado junto ao Presidente do DesenBahia, Francisco Miranda. O Deputado Estadual eleito Rogério Andrade Filho, o ex-Prefeito Euvaldo Rosa, e o Deputado Federal eleito Otto Filho, acompanharam a assinatura do contrato.

Também estavam presentes a secretária de Infraestrutura, Sônia Fontes e o superintendente regional da Sudic, Fernando Gomes. Vale lembrar que as ruas do centro de Santo Antônio de Jesus foram asfaltadas há cerca de 14 anos, através de indicação do então deputado Rogério Andrade quando no seu primeiro mandato na Alba. A requalificação do asfalto, já desgastado pelo tempo, vai permitir uma renovação urbana da malha viária, beneficiando o trânsito, a mobilidade urbana e também o comércio local, além de tornar o Centro da cidade mais belo.

Recôncavo

11 de Dez // Redação | Recôncavo

Após tomar conhecimento de diversos assaltos na noite desta última segunda-feira (10), a Polícia Civil apreendeu na manhã desta terça-feira (11), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, um carro usado para roubos em diversos bairros do município. Segundo informações da Polícia, o veículo modelo Corsa Sedan branco, placa policial HGX-2114, foi encontrado na Rua Nova Brasília no Bairro do São Benedito.

O veículo estava na residência de um jovem identificado como Marcus Vinicius Santana Bonfim, conhecido como ‘Cara de Rato’. Além do carro, os policiais também encontraram munições intactas de revolver 38. De acordo com a Polícia, o veículo foi reconhecido por diversas pessoas que foram vítimas dos assaltos. O suspeito e o material apreendido foram conduzidos para os procedimentos cabíveis na 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (4ªCoorpin). A Polícia ainda realizou mais buscas para prender outros marginais.

Recôncavo

11 de Dez // Foto: Camila Oliveira / TV Bahia | Recôncavo

Um protesto na manhã desta terça-feira (11) reuniu parentes de vítimas e sobreviventes de uma explosão em uma fábrica clandestina em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. O caso ocorreu no dia 11 de dezembro de 1998 e matou 64 pessoas. Segundo o G1, a manifestação cobra punição aos responsáveis pela fábrica. Em um júri popular em 2010, cinco pessoas foram condenadas. No entanto, ninguém foi preso. O protesto ocorre na frente do Ministério Público da Bahia (MP-BA) em Salvador.

Munidos de cartazes, os manifestantes também gritaram palavras de ordem. Em 1999, o Ministério Público da Bahia entrou com medida cautelar para bloquear os bens dos responsáveis pela fábrica clandestina segundo informações do Bahia Notícias. Já em 2013, um acordo estabeleceu indenizações às famílias das vítimas, mas o acerto foi descumprido. Segundo a promotora Aline Coutrim, um novo acordo foi feito em 2016, mas as indenizações foram pagas parcialmente.

Recôncavo

10 de Dez // G1 | Recôncavo

Moradores da localidade de Matarandiba, na cidade de Vera Cruz, Ilha de Itaparica, realizaram uma manifestação na BA-001, na altura da Ponte do Funil, na manhã desta segunda-feira (10). O grupo, que reivindicava melhorias no acesso à localidade, fechou a rodovia por volta das 5h40, causando grande congestionamento. De acordo com a Polícia Militar, os moradores queimaram objetos para bloquear a via e exibiram cartazes, durante o protesto. Três guarnições da PM foram ao local e, por volta das 7h40, conseguiram que os manifestantes liberassem a rodovia. A PM informou, contudo, que mesmo com a pista liberada, até por volta das 8h30, o trânsito seguia congestionado na região.

Recôncavo

09 de Dez // Redação | Recôncavo

Um confronto entre dois elementos que haviam assaltado um posto de gasolina no final da tarde desta última sexta-feira (4), terminou com a morte de uma pessoa após uma troca de tiros com a polícia no município de Muniz Ferreira, no recôncavo baiano. Após serem surpreendidos por um policial que estava à paisana, os suspeitos fugiram do local. Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e teve início a uma perseguição que resultou em uma troca de tiros. Um jovem veio a óbito após ser baleado na ação. A Polícia ainda realizou buscas na região atrás de outro elemento que segue foragido. Nenhum policial ficou ferido durante a ação criminosa. O corpo do jovem que não teve o nome divulgado foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica em Santo Antônio de Jesus. A Polícia investiga o assalto.

Recôncavo

09 de Dez // Fotos: Redes Sociais | Recôncavo

Foi realizado neste domingo (9), em Santo Antônio de Jesus, uma carreata e manifestação com intuito de que a Polícia Civil tenha agilidade na investigação da morte de Reginaldo da Paz Ferreira, 37 anos, caminhoneiro santo-antoniense morto em novembro deste ano na cidade de Ubatã, no baixo sul, vítima de um assalto. A carreata foi feita pelo Grupo Galera do Basquete (GDB), a qual Reginaldo era membro e passou por vários trechos do centro da cidade se encerrando no Comum de Jequitibá, onde o ato terminou com um momento de oração.

A família do caminhoneiro cobra das autoridades uma investigação mais rápida. Amigos e familiares demostraram seus sentimentos através de cartazes e faixas onde pediam justiça. O corpo do caminhoneiro foi localizado com sinais de enforcamento na região de Ubatã. Reginaldo estava trabalhando entre a região de Itajuípe e Coaraci. Na época, fez um carregamento em Itapetinga com sentido a Salvador. Após isso, ele não tinha dado mais notícias. O caminhão já havia sido achado com metade da carga roubada por meio de um radar. O trabalhador era natural de Santo Antônio de Jesus.

Recôncavo

09 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

O Centro Especializado de Reabilitação (CER) é uma realidade no município de Cruz das Almas, no recôncavo baiano. Entregue pelo prefeito Orlando Pereira no final de julho deste ano, o equipamento é destaque no município e região. Em apenas cinco meses de inagurado, o Centro Especializado de Reabilitação vem apresentando números positivos e uma gama de serviços e atendimentos realizados. O CER já realizou muitos atendimentos sendo a maior demanda em reabilitação fisioterápica. São cerca de 60 atendimentos diários e aproximadamente 900 pacientes cadastrados. A unidade conta com 10 profissionais especializados, sendo psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, assistente social e neuropsicopedagogo.

Além de fisioterapia, o Centro Especializado conta com serviços de eletrotermoterapia, atendimentos psicológicos, psicopedagógico e fonoaudiológico, barra de acces como prática integrativa em saúde, grupos educativos, rodas em sala de espera e atendimentos interdisciplinares. Há também agendamento para atendimento odontológico para pacientes com autismo. E não para por aí. A Secretaria Municipal de Saúde já confirmou a inclusão de novos serviços, como fisioterapia voltada à saúde da mulher e infantil, grupo terapêutico voltado aos cuidadores e familiares dos pacientes, orientação nutricional para o público autista, entre outros.

Recôncavo

07 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

Duas casas desabaram após parte da pista da BA-046 ceder, no trecho de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, na tarde desta sexta-feira (7). Os imóveis ficavam às margens da rodovia. Segundo informações do Corpo de Bobeiros, no momento do ocorrido, os moradores não estavam no local e ninguém ficou ferido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, outras três casas, que ficam perto da área onde a pista cedeu, apresentaram riscos de quedas e foram interditadas.

O caso aconteceu por volta das 12h40. Além do Corpo de Bombeiros, equipes da Polícia Rdoviária Estadual (PRE), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e funcionários da Defesa Civil estiveram no local. O Corpo de Bombeiros informou que a parte da estrada foi isolada pela SMTT. O órgão informou que uma perícia vai ser feita no local para saber os motivos do desmoronamento de terra.

VEJA O MOMENTO EM QUE AS CASAS DESABAM NA BA-046

Recôncavo

07 de Dez // Forte na Notícia | Recôncavo

O médico Raimundo Leite Bringel, 63 anos, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (7), em Cruz das Almas, no recôncavo baiano. Segundo informações obtidas pelo site Forte na Notícia, o corpo do médico foi encontrado dentro do quarto da sua própria residência localizada no bairro Lauro Passos, com ferimento na cabeça e uma arma de fogo ao lado. A polícia e uma equipe do (SAMU) foram para o local, e logo o óbito foi comprovado. Apenas um laudo da Polícia Técnica vai definir se a morte foi provocada por suicídio ou não.

O corpo do médico foi removido para o Instituto Médico Legal em Santo Antônio de Jesus no final da manhã desta sexta-feira. Após a população tomar conhecimento do fato, houve grande comoção nas redes sociais devido aos serviços prestados pelo médico na cidade. Amigos do médico, lamentaram a perda, ao mesmo tempo que ficaram a se perguntar sobre o que teria acontecido realmente, pois ele estava bem, não demonstrava tristeza, sintoma de depressão, ou coisa parecida.

Recôncavo

07 de Dez // Bahia Notícias | Recôncavo

O Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA) fiscalizou 33 unidades de saúde e de ensino de oito municípios baianos nesta última quinta-feira (6). Durante a fiscalização do MP-BA, os promotores de Justiça encontraram irregularidades como ausência de equipes médicas, medicamentos e merendas vencidas, bem como estruturas mal-conservadas. Nas unidades de saúde dos municípios, faltavam remédios e profissionais.

 

Alusiva ao “Dia Internacional de Combate à Corrupção”, comemorado em 9 de dezembro, a fiscalização teve o objetivo de reunir informações que servirão de base para um acompanhamento mais rigoroso da aplicação de verbas públicas destinadas às áreas de saúde e educação destes municípios. Algumas não tinham sequer farmácia segundo o Ministério Público.

 

Em Salvador, uma unidade das unidades visitadas pelos promotores Rogério Queiroz e Rosa Atanázio não contava com nenhum médico ou dentista na hora da visita. Outra unidade estava com dois consultórios fechados por problemas estruturais. O caso mais “grave” foi registrado pela promotora de Justiça Aline Cotrim, em Santo Antônio de Jesus, onde uma unidade que está sendo reformada teve seus pacientes direcionados para uma igreja.

Recôncavo

05 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

Com o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural em Dom Macedo Costa, nossa agricultura voltou a brotar! Já está instalado o primeiro viveiro de cacau com mudas de espécies melhoradas e totalmente adequadas para nossa região. O viveiro é resultado do curso de produção de cacau realizado pela Prefeitura, em parceria com o Sebar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através do Sindicato dos Produtores Rurais de Nazaré, e foi construído no Sítio do Gugu, propriedade de Jane Fonseca, na sede do município. Cada um dos 18 cursistas já recebeu 100 mudas de cacau para serem cultivados em suas localidades.

O viveiro permanecerá sendo utilizado na realização dos próximos cursos a serem oferecidos aos produtores macedenses. Em breve, a Secretaria distribuirá mais mudas de cacau, produzidas pela Biofábrica, para os agricultores. Em outubro, produtores apreenderam a construir viveiro com mudas de Cacau promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural em parceria com o Senar. Na época, os cursistas concluíram a construção de um viveiro, com mudas de cacau. As atividades também contaram com aulas práticas onde foram desenvolvidas experiências de enxertia de cacaueiros. Outra ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural estão sendo realizados no município.

Recôncavo

04 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

O deputado estadual eleito Rogério Andrade Filho esteve em uma reunião ontem (03), em Salvador, com o senador Otto Alencar e o deputado federal eleito Otto Filho para tratar de algumas demandas da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus. O foco principal foi a planilha apresentada pela Santa Casa com um déficit de R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais), mensais, do contrato celebrado entre a maternidade e o Estado da Bahia, para garantir a assistência materno infantil, que hoje cobre a população de 23 municípios da região, bem como o projeto de implantação da Unacon para o atendimento de serviços médicos de oncologia pelo SUS.

A reunião ainda contou com a participação do prefeito Rogério Andrade; do presidente da Câmara, Antônio Nogueira Neto; do ex-prefeito Euvaldo Rosa; do secretário de administração Igor Coutinho e do Dr. Luciano Ramos. A Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus está enfrentando uma crise financeira e mobilizou diversos órgãos, inclusive a Prefeitura Municipal, a qual já vem ajudando com um aporte de 80 mil reais, em medicamentos, mensais, para evitar a descontinuidade de determinados serviços prestados no município.

Recôncavo

04 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

Um homem foi freso em flagrante na tarde desta última segunda-feira (3), quando tentava assaltar uma loja de confecções localizada na Rua Landulfo Alves no centro de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. O policial que estava à paisana nas imediações da loja agiu assim que recebeu informações sobre a tentativa de roubo. Ao mesmo tempo, o policial se deparou com o indivíduo e realizou uma abordagem imobilizando o suspeito e o levando até a loja, onde foi detido ate a chegada de um reforça da Polícia Militar. O homem que não teve a identidade revelada foi encaminhado para a 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (4ª Coorpin) onde foi apresentado e se encontra a disposição da justiça. A ação chamou a atenção de populares que registrou imagens compartilhadas nas redes sociais.

Recôncavo

03 de Dez // Leonardo Sousa | Recôncavo

“Através do Social estamos transformando vidas!” A fala da secretária de Assistência Social, Selma Lemos, resume o que toda a comunidade macedense pode ver neste último final de semana, com a culminância do Projeto “Nosso mundo, Nossa cor”, no II Fórum de Promoção da Igualdade Racial do município. Uma completa demonstração das ações realizadas para o enfrentamento das desigualdades e combate ao racismo. Durante os últimos meses, uma série de oficinas (maquiagem, dreads, fotografia, artesanato, música) e rodas de discussões ganharam espaço no Serviço de Convivência, reunindo jovens, adultos e idosos para refletir sobre autoestima e a valorização da cultura negra.

O evento trouxe para o centro do espaço público, em plena Quadra Poliesportiva, o resultado de todo o trabalho realizado. O professor Ronilson Souza, um dos convidados, introduziu as discussões da noite falando sobre a necessidade da “tomada de consciência” sobre a identidade negra, provocando o público a treinar o olhar e perceber “o outro” que muitas vezes é negado, silenciado e invisibilizado. O ápice da noite aconteceu com o desfile das participantes do curso de modelo e manequim, agitando o público presente.

Recôncavo

02 de Dez // Redação | Recôncavo

Poucas horas depois de cometer latrocínio,  que é  roubo seguido de morte,  foi preso pelas Policias Civil e Militar da cidade de Varzedo, na região do recôncavo baiano, o casal Arnaldo Cavalcante da Silva Mello, 20 anos e Tatiane Andrade dos Santos,  22 anos. O bárbaro crime ocorreu por volta das 2 horas da madrugada deste último sábado (1), quando Tatiane atraiu a vítima Domingos Nascimento de Jesus, de 61 anos, para uma emboscada,  num matagal, próximo à localidade de Sol Posto,  em Varzedo, quando apareceu Arnaldo,  que estava escondido e começou a agredir a vítima desferindo pedradas em sua cabeça, até esfacelar o crânio.  Em seguida subtraiu todos os seus pertences e roupas, deixando a vítima totalmente nua. A vítima  não teve chance de defesa.

O crime logo ganhou repercussão pela crueldade e covardia com que foi praticado, tendo mobilizado equipes da Polícia Civil e Militar de Varzedo,  que em poucas horas depois prendeu Tatiane e, em seguida, foram desenvolvidas diversas diligências conjuntas até concluir com a prisão de Arnaldo. A Cidade de Varzedo vem de um longo período de tranquilidade em matéria de segurança pública. O último homicídio ocorreu há mais de dois anos, graças à eficiência e integração entre as polícias. A persistência e a rápida ação policial foram decisivas para a elucidação do crime segundo informações do recôncavo notícias.

Recôncavo

29 de Nov // Leonardo Sousa | Recôncavo

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio das secretarias de Saúde e Educação, realizou nesta quinta-feira (29), mais uma etapa do Programa Saúde Ocular, para alunos do Fundamental I e II. Até o momento, mil alunos do 1º e 2º ano foram triados e, após consultas com o oftalmologista, 64 receberam hoje seus óculos das mãos do prefeito Orlandinho, em evento realizado na Biblioteca Municipal, com a presença do vice-prefeito, Max Passos, da secretária de Saúde, Aline Pires, do secretário de Educação, Mário Araújo, e do vereador Thiago Chagas.

Algumas mães relataram dificuldades na aprendizagem dos filhos, mas, na maioria das vezes, faltam condições para o tratamento, como falou Dona Alessandra: “é uma ótima oportunidade, agradeço muito, porque nem todas as mães podem dar óculos aos seus filhos. Minha filha tinha dificuldade no estudo, mas agora vai melhorar”, declarou. Para Tiago, “agora vai ficar bom para ver o quadro e vou estudar para ser uma pessoa maravilhosa”, disse o pequeno. Pais e mães puderam levar seus filhos e escolher o modelo na ótica credenciada.

Recôncavo

29 de Nov // Leonardo Sousa | Recôncavo

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Salinas da Margarida, promoveu nesta última quarta-feira (28), no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), um encontro com as gestantes acompanhadas pela equipe técnica do CRAS, onde foram abordados temas relevantes ao período gestacional, bem como para a compreensão da concessão do benefício natalidade enquanto garantia de direitos. Teve também uma oficina de confecção de sapatinhos em espuma vinílica acetinada, possibilitando, as gestantes, a oportunidade criativa em realizar suas lembrancinhas maternidade.

Ao final do encontro as gestantes receberam o Kit Enxoval. A Secretaria de Assistência também vem desenvolvendo ações que buscam amparar famílias de baixa renda do município. Mais que oferecer o enxoval para os primeiros dias de vida do bebê, a secretária de Assistência Social Lorena Pedreira afirma que também sejam oferecidos acolhimento, carinho, atenção e oportunidades às futuras mães. “Tem sido uma preocupação nossa, fazer com que a gestão municipal proporcione melhor qualidade de vida as Salinenses, principalmente aos mais carentes”, diz Lorena.

Recôncavo

29 de Nov // Leonardo Sousa | Recôncavo

Dando continuidade aos investimentos na reestruturação dos serviços públicos municipais, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria da Saúde, inaugurou na manhã desta quinta-feira (29),  a nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST SAJ). A unidade, que chegou a ser desativada em 2016 e foi reativada no início da atual gestão, passa a funcionar na Rua Isaías Alves, Bairro São Cristóvão (próximo ao Clube do 100). O imóvel foi completamente reformado pelo município para atender as necessidades do serviço.

Com equipe multiprofissional composta por médicos do trabalho, enfermeiro do trabalho, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e auxiliar administrativo, o CEREST SAJ atua prevenindo, controlando e enfrentando, problemas de saúde coletiva como acidentes, doenças e óbitos relacionados ao trabalho. Além de Investigação em ambientes e processos de trabalho, grupos terapêuticos de suporte aos portadores de LER/ DORT, campo de estágio para instituições de ensino superior e atividades educativas para diferentes categorias profissionais para promover a saúde do trabalhador.

Recôncavo

27 de Nov // Foto: Santo Amaro Notícias | Recôncavo

Uma audiência marcada para esta terça-feira (27), com o ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), foi adiada para os dias 13 e 14 de fevereiro do ano que vem. Machado, que teve a liberdade concedida no dia 13 de novembro, seria interrogado em referência a contratos superfaturados com uma construtora de 2012 a 2016, período investigado na Operação Adsumus, do Ministério Público do Estado (MP-BA).

 

Segundo o promotor Aroldo Almeida, a companhia teria obtido cerca de R$ 9 milhões em contratos com a prefeitura, sendo que R$ 2,7 milhões seriam resultado de desvio. O motivo da suspensão da audiência ocorreu após a defesa do ex-prefeito alegar não ter acesso em tempo à delação do ex-vice-prefeito e ex-secretário de administração Leonardo Pacheco.

 

Além de Pacheco, já firmou acordo de delação o empresário Luiz Cláudio, o Poi, dono da Ayres Material de Construção. Nesta terça também seriam ouvidos o empresário Roberto Santana e a filha dele Rafaela Santana, representantes da construtora Grautech. Pai e filha são réus na Operação Adsumus no caso de pagamentos em contratos de material de construção. Os depoimentos de Pacheco, Poi, Roberto e Rafaela também foram adiados.

Recôncavo

27 de Nov // Fotos: Forte na Notícia | Recôncavo

A Câmara Vereadores de Cruz das Almas, no interior da Bahia, foi palco de uma sessão tumultuada, onde dois vereadores quase foram às vias de fato nesta segunda-feira (26). Os vereadores Edson Ribeiro (DEM) e Tiago Chagas (PTB) por muito pouco não brigaram fisicamente. A briga foi tão feia que nem mesmo a suspensão de cinco minutos deliberada pelo vereador Renan de Romualdo (MDB), presidente da Casa, foi suficiente para acalmar os ânimos. Renan, juntamente com o advogado Fred Nunes e o diretor da Casa, Eron Campos, precisaram separar os vereadores, que saíram de suas bancadas aos gritos.

O início de toda a confusão se deu no momento da leitura do requerimento n° 97/2018 do vereador Josenir Andrade (DEM), que requer ao Executivo Municipal informações dos valores pagos a empresa montadora de toldos e sanitários químicos na Expoflores, realizada no mês de outubro. O vereador Edson estava com a palavra e começou a falar sobre outros assuntos que não estavam relacionados ao requerimento anunciado, o que não é permitido no regimento. Chagas pediu a palavra e alertou ao parlamentar que o regimento interno da Casa Legislativa não permitia a leitura de requerimentos e assuntos que não fossem previamente pautados.

Recôncavo

26 de Nov // Leonardo Sousa | Recôncavo

O prefeito de Dom Macedo Costa Egnaldo Piton, começou a semana anunciando mais investimentos para o município. Ele assinou na manhã desta segunda-feira (26), no escritório da Caixa Econômica Federal em Feira de Santana, mais um convênio para a pavimentação de ruas, no valor orçado em R$ 222.857,14 (duzentos e vinte e dois mil, oitocentos e cinquenta e sete reais e quatorze centavos).Serão contempladas o trecho restante da Rua Rosa Paula, parte da Rua Maria Inácia Barbosa e Rua Adolfo dos Santos (em direção aos Milagres).

Outras vias do município também serão comteplados. Participaram do ato de assinatura o gerente de filial, Silvio José Conceição, o superintendente José Gilberto Bastos Reis, e o gerente regional de governo Edimilson Assis de Oliveira. As ruas pavimentadas e com mobilidade dão mais seguranças para os moradores. O resultado do trabalho da Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa, através da Secretaria de Obras, em parceria firme com o Governo da Bahia já pode ser visto.

Recôncavo

26 de Nov // Leonardo Sousa | Recôncavo

Nesta próxima quarta-feira (28), o SEBRAE Bahia (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) anuncia os vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor 2018. O prêmio é um reconhecimento aos gestores municipais que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios. O evento acontece às 18h, no Hotel Fiesta em Salvador.

 

Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, concorre na categoria Desburocratização e Implementação da Redesimples. Implantado pela Secretaria Municipal da Fazenda, o programa obteve destaque por reduzir prazos e burocracias na abertura e regulamentação de empresas. Desde o ano de 2017, mais de 1.700 empresas já foram beneficiadas na cidade.

 

Além do prefeito da cidade de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade, os de Castro Alves, no recôncavo, e Igrapiúna, no baixo sul, também concorrem ao Prêmio Prefeito Empreendedor. Segundo o SEBRAE, Castro Alves vem fortalecendo cada vez mais o processo de abertura de empresas. Já Igrapiúna vem se desenvolvendo no processo de contratação de microempreendedores individuais para a prestação de serviços à prefeitura.

Recôncavo

24 de Nov // Redação | Recôncavo

Policiais da 19ª Delegacia Territorial de Itaparica cumpriram mandado de prisão preventiva de Fernando Deiro da Cruz, na sexta-feira (23), pelo homicídio de Deysimar Raimundo Conceição de Jesus, o "Botinho", ocorrido em novembro de 2016, na região do Alto do Santo Antônio. Fernando Deiro também teve um mandado de prisão temporária cumprido, junto com Adriano Silva Conceição, Camila dos Santos Silva e Emerson Silva, pelo envolvimento na tortura e tentativa de homicídio, praticadas contra Mauro Sacramento dos Santos, o "Quito", em outubro deste ano, no Alto do Santo Antônio.

Conforme o delegado titular da 19ª DT, Artur Guimarães, com os quatro presos foi apreendido um porrete com pregos, utilizado para praticar a tortura. "Trata-se de grupos rivais envolvidos com o tráfico de drogas, que entram em confronto e retaliam o inimigo, quando um membro é atacado", explica. O quarteto está preso à disposição da Justiça e as investigações seguem no sentido de prender mais pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e outros crimes na região.

Recôncavo

23 de Nov // Leonardo Sousa | Recôncavo

Dois eventos importantes acontece neste final de semana em Cruz das Almas, no recôncavo baiano. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, realizará neste sábado (24), a partir das 18h, na Praça Senador Temístocles (em frente ao Paço Municipal), o desfile Beleza Negra 2018 e a culminância do Prêmio Milton Santos. A programação encerrará as atividades comemorativas ao Novembro Negro. A parte cultural da noite será com as bandas Propósitos e Seis de Ouros. Já neste próximo domingo (25), na comunidade do Combê, será realizada a Abertura da Primeira Copa Verão de Futebol.

Na abertura está Cadete X Aldeia, às 14h, e Combê X Rua Santo Antônio, às 16h. Seis times disputarão o título do torneio, divididos em duas chaves: A - Cadete, Aldeia e Engenho São João; B - Combê, Rua Santo Antônio e Bom Gosto. Os jogos acontecerão nos campos do Combê e Cadete. O evento é uma iniciativa de um grupo de jovens da região do Cadete, Combê e Engenho São João, e conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruz das Almas e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte Cultura e Lazer.

Recôncavo

23 de Nov // Leonardo Sousa | Recôncavo

Em Santo Antônio de Jesus acontece nesta sexta-feira (23), a Black Friday 2018 que deve movimentar o comércio até o próximo domingo (25). As grandes redes e também as pequenas lojas aderiram a moda que surgiu nos Estados Unidos e dedicam um dia a descontos dos mais variados produtos. Em Santo Antônio, muitas lojas que ficam no centro da cidade também estão fazendo seu dia especial de promoções. Muitas deles estão dando grandes descontos conforme apurou a reportagem do Portal Infosaj/TV Recôncavo na manhã desta sexta-feira. Nossa reportagem circulou por várias lojas do comércio para ver de perto a movimentação que deve seguir até por volta das 19h. Mesmo mostrando cautela diante da crise, o movimento está sendo intenso no município. Nossa quarta parada hoje foi na Comapel localizada na Praça Padre Mateus. A loja de materiais de construções e produtos agropecuários participa da Black Friday e dá descontos aos clientes. Veja as novidades com o subgerente Gevandro que falou sobre alguns produtos da Comapel que garante promoções até o final do ano.

Recôncavo

23 de Nov // Leonardo Sousa | Recôncavo

Em Santo Antônio de Jesus acontece nesta sexta-feira (23), a Black Friday 2018 que deve movimentar o comércio até o próximo domingo (25). As grandes redes e também as pequenas lojas aderiram a moda que surgiu nos Estados Unidos e dedicam um dia a descontos dos mais variados produtos. Em Santo Antônio, muitas lojas que ficam no centro da cidade também estão fazendo seu dia especial de promoções. Muitas deles estão dando grandes descontos conforme apurou a reportagem do Portal Infosaj/TV Recôncavo na manhã desta sexta-feira. Nossa reportagem circulou por várias lojas do comércio para ver de perto a movimentação que deve seguir até por volta das 19h. Mesmo mostrando cautela diante da crise, o movimento está sendo intenso no município. Nossa terceira parada hoje foi na Trocou Veículos, empresa especializada no comércio e financiamento de veículos novos e seminovos, nacionais e importados. Quem compra na Trocou também, tem descontou na Black Friday. Veja as novidades com o nosso amigo Serginho. Na hora de comprar, trocar, vender ou financiar seu carro, não perca tempo nem dinheiro, a Trocou sempre tem o melhor negócio para lhe oferecer.

Recôncavo

23 de Nov // Leonardo Sousa | Recôncavo

Em Santo Antônio de Jesus acontece nesta sexta-feira (23), a Black Friday 2018 que deve movimentar o comércio até o próximo domingo (25). As grandes redes e também as pequenas lojas aderiram a moda que surgiu nos Estados Unidos e dedicam um dia a descontos dos mais variados produtos. Em Santo Antônio, muitas lojas que ficam no centro da cidade também estão fazendo seu dia especial de promoções. Muitas deles estão dando grandes descontos conforme apurou a reportagem do Portal Infosaj/TV Recôncavo na manhã desta sexta-feira. Nossa reportagem circulou por várias lojas do comércio para ver de perto a movimentação que deve seguir até por volta das 19h. Mesmo mostrando cautela diante da crise, o movimento está sendo intenso no município. Nossa segunda parada hoje foi no Mercadão Supermecado que conta com mais três lojas na cidade e oferece um grande desconto para as donas de casas que irão fazer suas compras até domingo. Veja as novidades com o gerente Val que traz o preço de alguns produtos. Uma das lojas está situada no Shooping Itaguari.

Recôncavo

23 de Nov // Leonardo Sousa | Recôncavo

Em Santo Antônio de Jesus acontece nesta sexta-feira (23), a Black Friday 2018 que deve movimentar o comércio até o próximo domingo (25). As grandes redes e também as pequenas lojas aderiram a moda que surgiu nos Estados Unidos e dedicam um dia a descontos dos mais variados produtos. Em Santo Antônio, muitas lojas que ficam no centro da cidade também estão fazendo seu dia especial de promoções. Muitas deles estão dando grandes descontos conforme apurou a reportagem do Portal Infosaj/TV Recôncavo na manhã desta sexta-feira. Nossa reportagem circulou por várias lojas do comércio para ver de perto a movimentação que deve seguir até por volta das 19h. Mesmo mostrando cautela diante da crise, o movimento está sendo intenso no município. Nossa primeira parada hoje foi na Ótica Valéria que está a oito anos no mercado e além de procurar inovar, oferece um grande desconto no Black Friday 2018. Veja as novidades com Rita Santos sobre a Ótica que está situada no Shooping Itaguari.

Recôncavo

22 de Nov // Redação | Recôncavo

Acusado de roubar um veículo, no bairro Maria Preta, em Santo Antônio de Jesus, Paulo Sérgio da Silva Barbosa, o Rato, foi preso, na última terça-feira (20), na localidade Alto do Sobradinho, por investigadores da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (4ª Coorpin). O carro VW Cross Fox, de cor branca, placa OZT 0286, roubado em uma pizzaria, foi localizado próximo à casa de Paulo Sérgio, que confessou o roubo e informou ter usado o veículo, junto com comparsas, para cometer assaltos na própria cidade. Paulo Sérgio e os comparsas, que estão sendo procurados pela Polícia, foram reconhecidos por algumas vítimas, que tiveram seus pertences recuperados pela polícia, no interior do veículo. Paulo Sérgio está à disposição da Justiça e vai responder por roubo.

Recôncavo

22 de Nov // Leonardo Sousa | Recôncavo

Uma abordagem de dois guardas municipais contra um jovem acabou gerando confusão em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Nas redes sociais circula um vídeo em que aparece três guardas abordando um jovem no chão em uma rua que dar acesso ao Bairro da Rádio Clube com a Avenida Barros e Almeida na manhã desta quinta-feira (22). Revistado pelos guardas municipais enquanto estava sentado no chão, o rapaz repetia por diversas vezes que estava apenas trabalhando. Segundo informações, é de que os guardas foram desacatados.

Testemunhas dizem que tudo começou com uma confusão no trânsito onde o guarda fechou o jovem que estava de moto e ao abordar agrediu verbalmente o homem que contrapôs. No local, a ação acabou gerando revoltas de muitas pessoas iniciando uma confusão. Não foi diferente nas redes sociais. Muitas pessoas concordam com a atitude da guarda que, segundo elas, não aconteceu abuso de poder. Outras repudiaram a ação e disseram que os guardas não têm preparo. O caso foi registrado na Delegacia.





Classificados


Enquete



Mais Lidas