Notícias

Bahia

Bahia

17 de Jun // | Bahia

Uma investigação apura a suspeita da morte de um bebê cometida pela própria mãe em Barreiras, no extremo oeste baiano. Segundo a TV Oeste, a Polícia Civil informou que na casa da suspeita foram encontrados: uma panela queimada dentre do fogão e um saco com fragmentos de ossos, que podem ser humanos, também queimados.

 

Os detalhes foram divulgados após dois meses de investigação. Conforme o delegado José Romero, tudo começou no dia 30 de maio. Na ocasião, familiares da criança registraram um boletim de ocorrência alegando que a mãe do bebê, uma jovem de 24 anos, teria doado a criança de forma ilegal.

 

Rodrigues disse que nenhuma adoção tinha sido comprovada. Após passar por perícia prévia, o material encontrado na casa da suspeita foi encaminhado para Salvador para uma análise mais aprofundada. Em caso de confirmação de material humano, haverá análise de DNA. Se comprovada a identidade do bebê, a jovem de 24 anos pode responder por infanticídio, crime quando a mãe mata a criança ainda na barriga ou logo após o parto, ou homicídio qualificado.

Bahia

17 de Jun // | Bahia

O policial militar Wagner Souza de Araújo, de 28 anos, que foi morto a tiros na madrugada de sábado (16), na cidade de Feira de Santana, foi enterrado no mesmo município onde ocorreu o crime. O sepultamento foi realizado às 17h deste último sábado, no Cemitério Piedade. Wagner foi morto por volta das 4h30, no bairro São João.

 

Segundo a polícia, o soldado saía de uma casa de shows quando viu quatro assaltantes tentando roubar um casal. Diante da situação, Wagner Souza decidiu intervir e, segundo informações preliminares, o policial militar foi fatalmente atingido por um dos criminosos. Ele deixa a esposa e um filho de seis meses.

 

Ainda de acordo com a PM, o Comando de Policiamento da Região Leste está dando todo o suporte e atenção à família de Wagner segundo informações do G1. A corporação ainda destaca que todos os esforços já estão mobilizados para identificar e punir os autores do crime. Wagner entrou para a PM em 2015, trabalhou em Irecê, cidade do norte da Bahia, mas estava lotado na 67º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Feira de Santana). 

Bahia

16 de Jun // | Bahia

Três policiais militares envolvidos na ação que acabou com a morte do artista plástico Manoel Arnaldo dos Santos, de 61 anos, mais conhecido como Nadinho, no município de Candeias, localizado na região metropolitana de Salvador, foram indiciados pela Polícia Civil por homicídio doloso (quando há a intenção de matar).

 

De acordo com a polícia, o inquérito foi concluído pelo delegado Marcos Laranjeiras, titular da 20ª Delegacia, em Candeias, e encaminhado à Vara Crime da cidade nesta sexta-feira (15). Os PMs indiciados são os soldados Edvaldo Nunes, Leandro Xavier e Dinalvo dos Santos, lotados na 10ª CIPM, também em Candeias.

 

Eles foram afastados das atividades na rua, mas ainda continuam com funções administrativas. Nadinho foi morto em ação da Polícia Militar no dia 21 de abril dentro da casa onde morava e que usava como ateliê. Os PMs chegaram ao local e atiraram contra ele duas vezes -- um tiro pegou no braço e outro no peito. Os policiais disseram ter recebido uma denúncia de que suspeitos estavam em rua próxima à casa do artista segundo o G1.

Bahia

16 de Jun // | Bahia

Um balanço do Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aponta 33 praias impróprias para banho neste fim de semana, no litoral da Bahia. Além de Salvador, praias da Costa dos Coqueiros, no litoral norte, na Baía de Todos-os-Santos, Costa do Cacau, no sul do estado, e Costa das Baleias foram consideradas impróprias pelo órgão.

 

De acordo com o órgão, a rede amostral de monitoramento da balneabilidade no estado atualmente é composta por 133 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para análises da balneabilidade são coletadas semanalmente, no período da manhã, em locais com maior concentração de banhista.

 

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar vários tipodes de doenças segundo informações do G1. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. Confira a lista das praias que devem ser evitadas.

Bahia

16 de Jun // | Bahia

m pastor evangélico da cidade de Ilhéus, cidade no sul da Bahia, confessou ter forjado o próprio sequestro após ter ficado dois dias desaparecido e sem fazer contato com a família. Segundo informou a Polícia Civil, Carlson Benjamin dos Santos, conhecido como pastor Carlson, de 38 anos, se apresentou na delegacia na sexta-feira (15).

 

Conforme a polícia, a família dele chegou a registrar o susposto desaparecimento dele na quarta-feira (13). Carlson ficou dois dias sem entrar em contato com a família e, na madrugada desta sexta, ligou para os familiares alegando que havia sido sequestrado e liberado naquele momento, em Feira de Santana.

 

A polícia informou que, ao comparecer na delegacia para depor sobre o suposto crime, o pastor entrou em contradição diversas vezes e acabou confessando que fugiu por vontade própria e forjou o próprio sequestro. Além disso, durante as investigações, a polícia constatou que Carlson foi visto duas vezes em postos de combustíveis, sozinho, dentro do carro dele, e não teve nenhum pertence rouado. Carlson não revelou o motivo pelo qual inventou a história.

Bahia

16 de Jun // | Bahia

Duas pessoas que transportavam uma grande quantidade de mercadorias contrabandeadas do Paraguai, foram presas pela Polícia Federal na madrugada de sexta-feira (15), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Conforme a PF, as prisões foram feitas em uma ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Ainda segundo a Polícia Federal, a dupla, que não teve a identidade divulgada, foi parada em uma barreira montada no posto da PRF, na BR-116, em Feira. Entre os produtos apreendidos estão equipamentos eletrônicos, perfumes e som automotivo. Os suspeitos tinham sido abordados dois dias antes no Paraná.

 

Mas eles conseguiram fugir e abandonaram um carro com placa do estado de Alagoas e 30 mil relógios adquiridos no Paraguai. Eles foram capturados ao passarem na berreira policial feita em Feira. Os dois foram autuados em flagrante pela prática do crime de descaminho, mas foram liberados mediante o pagamento de fiança e responderão ao processo em liberdade. O valor pago pela fiança não foi informado.

Bahia

15 de Jun // | Bahia

Dois suspeitos envolvidos no assalto a uma lotérica, que terminou com dois clientes e um terceiro bandido baleados, foram presos em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador. A prisão ocorreu na tarde desta última quarta-feira (13), no mesmo dia do crime, numa operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar.

 

Os presos foram identificados como Reinan Santos da Silva e Lauro Erick Nunes dos Santos. Com eles, a polícia conta que apreendeu um revólver, pistola de brinquedo e seis munições, além de uma quantia roubada da lotérica. Os presos e o material apreendidos foram encaminhados para perícia no DPT e já estão à disposição da Justiça.


O caso ocorreu na última quarta-feira. De acordo com a Polícia Militar, testemunhas informaram que homens chegaram ao local e tentaram roubar o estabelecimento, por volta das 12h. Um homem que passava pelo local reagiu ao ver a abordagem dos assaltantes e houve troca de tiros. Um assaltante foi atingido por um disparo e, conforme a polícia, um segundo suspeito foi espancado pela população, mas conseguiu fugir segundo o G1.

Bahia

15 de Jun // | Bahia

Cinco trabalhadores da construção civil foram resgatados esta semana em operação da força-tarefa da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia. O caso aconteceu no balneário de alto padrão de Praia do Forte em uma obra contratada pela Prefeitura de Mata de São João. Os cinco operários já foram retirados do local

 

Eles receberam atendimentos sociais enquanto os agentes públicos tentam junto ao dono da Construtora Almeida Pessoa. a garantia do pagamento das rescisões e a assinatura da carteira de trabalho. A obra foi interditada pelos auditores-fiscais do trabalho que integram a força-tarefa, que também irão aplicar uma série de multas.

 

Tanto a empreiteira quanto a prefeitura de Mata de São João, contratante do serviço de construção do posto de saúde de Praia do Forte, estão sendo responsabilizados pela situação. Caso não haja o pagamento das rescisões imediatamente, o MPT vai entrar com ações na Justiça para garantia dos pagamentos. A força-tarefa acontece desde o início da semana e já havia feito o regate de um trabalhador rural numa fazenda no município de Baixa Grande.

Bahia

15 de Jun // | Bahia

Um homem que entregou as duas filhas à polícia depois de ver um vídeo e que elas aparecem furtando bebidas em um supermercado no município de Eunápolis, sul da Bahia, disse ter ficado "envergonhado" com a situação, segundo informou ao G1, nesta última quinta-feira (14), o delegado José Hermano Costa, que apura o caso.

 

O homem, que é professor de educação física e servidor público municipal da prefeitura de Porto Seguro, ainda pagou o valor dos produtos furtados pelas filhas, um total de R$ 600, conforme informou a polícia. As irmãs Nilsilane de Jesus Farias, de 27 anos, e Nilciléia de Jesus Farias, de 24, furtaram, ao todo, três garrafas de vodca.

 

"Ele é uma pessoa de bem. Disse ter ficado decepcionado com a situação e envergonhado depois de ver as duas no vídeo roubando. Por isso, ele afirmou que resolveu trazer as duas para a delegacia, para que pudessem se entregar, e ainda pediu desculpas. Depois, pediu que a gente entrasse em contato com o dono do supermercado para que ele pudesse pagar pelo que tinha sido subtraído", disse o delegado José Hermano Costa.

Bahia

14 de Jun // | Bahia

Um grupo suspeito de roubar cabeças de gado em fazendas do município de Mucuri, no extremo sul do estado, foi desarticulado nesta última quarta-feira (13). De acordo com a Polícia Militar, três integrantes da quadrilha, que é formada por, ao menos, sete bandidos, foram localizados na zona rural da cidade, no distrito de Taquarinha.

 

Com eles, a PM conta que apreendeu oito vacas que tinham sido roubadas de uma fazenda. A prisão dos suspeitos, que parecia estar relacionada a um roubo pontual, acabou revelando que o grupo já vinha agindo na região. Ao menos cinco fazendeiros contaram que tiveram cabeças de gado roubadas por bandidos nos últimos meses.

 

A PM contou que o trio preso confessou o roubo de todas as fazendas e disse que cometeu os crimes a partir da encomenda de um grupo de ciganos, que teria, inclusive, cedido um carro para facilitar nos roubos. Os supostos mandantes, segundo os suspeitos, compravam cada animal por valores que variavam entre R$ 300 e R$ 500. De acordo com a PM, os presos confessaram que roubaram, ao menos, 30 cabeças de gado segundo o G1.

Bahia

13 de Jun // | Bahia

Dois adolescentes foram mortos a tiros e outros dois baleados, na tarde desta quarta-feira (13), na frente do Colégio Municipal Ridalva Correia Melo, localizado na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia segundo o G1. O caso ocorreu na Avenida Jequié, no bairro Ibirapuera, segundo informações da Polícia Militar.

 

De acordo com informações iniciais, dois homens que chegaram ao local à pé efetuaram os disparos que atingiram os jovens. Segundo a polícia, a informação inicial era que quatro estudantes foram baleados na frente da instituição de ensino. A polícia foi informada pela diretoria da escola que duas das vítimas são estudantes da instituição.

 

Já os outros dois baleados não. A unidade de ensino não detalhou se os alunos da escola são os mortos ou os feridos. Depois dos disparos, os suspeitos, ainda não identificados, fugiram do local. Policiais militares da 78ª Companhia Independente de Polícia Militare o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e constataram as mortes de Teônio Santos de Jesus, de 17 anos, e Flávio Silva Santos, de 14 anos.

Bahia

13 de Jun // | Bahia

Diante da aprovação do projeto de lei que cria nove vagas de desembargadores no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a Ordem dos Advogados do Brasil vai acionar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) segundo o Bahia Notícias. O texto foi aprovado na tarde desta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

 

A criação das vagas foi discutida na sessão plenária do TJ da quarta (6). Segundo o conselheiro federal, Fabrício Castro, serão adotadas “todas as medidas necessárias para garantir que as necessidades do 1º grau de jurisdição sejam atendidas antes da implantação desses novos gabinetes de desembargadores”.

 

O posicionamento de Fabrício reitera a orientação do presidente da OAB-BA, Luiz Viana, de acionar o Conselho Nacional de Justiça questionando a medida. De acordo com Fabrício, a crise no Judiciário vem se agravando. O principal problema estadual, segundo ele, é a falta de juízes e servidores em número suficiente para atender à demanda. Fabrício lembrou que, em 2016, o TJ registrou a maior taxa de congestionamento de processos do país.

Bahia

13 de Jun // | Bahia

Uma mulher que foi presa na tarde de segunda-feira (11), em Itabuna, no sul da Bahia, suspeita de matar dois namorados envenenados, no período de oito meses, teria dado chumbinho a um deles dentro de um hospital quando ficou sabendo que a vítima teria alta médica depois de ser intoxicado pela primeira vez por ela segundo o G1.

 

De acordo com a polícia, Wane Brenda Oliveira utilizou chumbinho para matar dois parceiros assim que descobriu que eles tinham intenção de terminar o relacionamento com ela. As investigações apontam que as vítimas namoraram com Wane em 2017. A mulher negou os crimes, mas foi levada para o presídio da cidade.

 

Uma das vítimas foi Evandro Bonfim de Souza, de 40 anos. Ele foi o segundo a ser morto envenenado por Wane. Após ser envenenado pela primeira vez por ela, Evandro ficou internado por cerca de nove dias e e quando deveria receber alta médica, teve uma parada cardíaca. Brenda, segundo a polícia, esteve o tempo todo o acompanhando na unidade médica e por isso foi levantada a suspeita de que ele tenha sido envenenado pela segunda vez.

Bahia

13 de Jun // | Bahia

Uma mulher foi presa no município de Macajuba, a cerca de 280 quilômetros de Salvador, suspeita de permitir que a filha, uma menor de idade de apenas 10 anos fosse explorada sexualmente e estuprada. Um homem apontado como autor dos abusos contra a criança também foi localizado pela polícia e levado para a delegacia.

 

De acordo com a Polícia Civil, os presos, Marinalva Souza Ferreira e José dos Santos Sobral, são moradores do povoado de Santa Luzia, na zona rural do município. Eles tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça, a pedido do delegado Almir Góes, que apura o caso. Os dois foram encaminhados para a carceragem da delegacia de Macajuba.

 

Conforme a investigação, os crimes eram praticados por José com frequência contra a criança e sempre com a conivência da mãe da vítima. A polícia diz que ficou evidenciado a autoria dos estupros, e a conivência da mãe da vítima, depois de analisar áudios trocados entre ele e a mãe da criança através do aplicativo WhatsApp. Os áudios não foram divulgados pela polícia, que informou que estão sob segredo de justiça segundo informações do G1.

Bahia

13 de Jun // | Bahia

Os olhos do mundo estarão voltados para Rússia a partir de quinta-feira (14). Há quatro anos, eram os baianos vivenciavam de perto o clima futebolístico do mundial. Entretanto, alguns danos sofridos por torcedores baianos ainda estão sendo reparados na Justiça após a realização dos jogos do campeonato na Bahia.

 

A Justiça baiana condenou a empresa de transportes Cidade do Sol a indenizar um consumidor em R$ 8 mil por atraso em uma viagem para Salvador para assistir à partida entre Bósnia e Irã, na Fonte Nova, em Salvador. De acordo com os autos, o autor da ação comprou ingressos para assistir a partida da Copa do dia 25 de junho de 2014.

 

A partida teria início às 13h. Ele comprou passagens para uma viagem de ônibus de Jequié para Salvador naquela data, com saída de Santa Inês às 5h30. Ao entrar no ônibus, ele descobriu que a empresa vendeu assentos em duplicidade. Junto com outros clientes da empresa, que passaram pelo mesmo problema, decidiu fretar um táxi que os trouxe até Salvador para assistir ao jogo. Ele precisou desembolsar R$ 198 para pagar o deslocamento.

Bahia

12 de Jun // | Bahia

m homem de 45 anos foi preso suspeito de matar a adolescente Rhanna Kevila da Silva Almeida, de 15 anos, na cidade de Barra da Estiva, localizado no sudoeste da Bahia segundo informações do G1. A vítima foi esfaqueada e teve o corpo queimado enquanto se arrumava para participar do ensaio da quadrilha junina que fazia parte.

 

O suspeito, Carlito Camilo Souza, foi encontrado pela polícia na manhã de segunda-feira (11), em Barra da Estiva. O crime aconteceu na tarde do dia 1º de junho, e a família suspeita que a garota também tenha sofrido abuso sexual. O corpo dela passou por perícia e o resultado deve ser divulgado em laudo no final do mês.

 

A polícia chegou até Carlito Camilo depois de ter acesso a um vídeo feito por uma câmera de segurança. Nas imagens, o suspeito joga fora o celular da vítima próximo ao jardim da Igreja Matriz de Barra da Estiva. Segundo a polícia, o celular de Rhanna Kevila da Silva Almeida não havia sido encontrado no local do crime. A polícia informou também que a arma usada para matar a vítima é semelhante a uma faca utilizada por Carlito durante o trabalho.

Bahia

12 de Jun // | Bahia

Uma mulher de 34 anos foi presa em Itabuna, no sul da Bahia, suspeita de matar dois namorados envenenados, no período de oito meses. A informação é da Polícia Civil. De acordo com a polícia, Wane Brenda Oliveira utilizou chumbinho para matar os parceiros assim que descobriu que eles tinham intenção de terminar o relacionamento com ela.

 

As investigações apontam que as vítimas namoraram com Wane em 2017. Nos dois casos, Wane Brenda socorreu as vítimas até uma unidade de saúde, após o veneno fazer efeito, mas em seguida, os dois morreram. Segundo a polícia, o primeiro a ser morto foi Edvaldo Araújo Alves, 40, que namorou com a suspeita por um ano.

 

No dia 16 de abril de 2017, Edvaldo passou mal na casa da namorada e foi socorrido por ela para o Hospital de Base de Itabuna, onde morreu. Na época do crime, a morte foi atribuída a um infarto fulminante. Segundo a delegada Magda Figueiredo, titular da Delegacia de Homicídios e responsável pelas investigações, a versão de Wane não convenceu a família da vítima que alegava ter conhecimento de que ele estava insatisfeito com o relacionamento.

Bahia

12 de Jun // | Bahia

A Bahia tem, atualmente, 300 tornozeleiras eletrônicas, disponíveis em Salvador e cidades da região metropolitana, mas somente 20% delas estão em funcionamento. Os equipamentos foram disponibilizados pelo governo do estado, no entanto, até agora, apenas 62 foram autorizadas a funcionar pelo pelo judiciário.

 

O governo encomendou lotes de tornozeleiras eletrônicas em 2017, para cumprir ordem da Justiça Federal que, na época, determinava que o ex-ministro Geddel Vieira Lima cumprisse prisão domiciliar na capital. No estado, no entanto, o uso do equipamento, para fiscalizar quem cumpre medida cautelar, só foi regulamentado há três meses.

 

Os critérios são rígidos para a liberação do uso da tornozeleira. Um exemplo são as medidas protetivas em caso de violência doméstica ou ainda para presos provisórios com autorização da para dormir em casa. No caso de presos condenados ao regime fechado ou ao semiaberto, a tornozeleira só pode ser liberada quando existe autorização para prisão domiciliar para tratamento de doença grave segundo o G1.

Bahia

12 de Jun // | Bahia

O médico Samuel Artur Cardoso de Souza foi denunciado na segunda (11) pelo Ministério Público estadual por cobrar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) pela realização de cirurgias. Segundo o promotor de justiça Tiago Quadros, o médico era ortopedista e tinha convênio com o SUS quando cobrou duas pacientes em 2010 e 2013.

 

Samuel irá responder pelo crime de concussão, quando um funcionário público exige vantagem indevida por conta de sua função. O médico atendia na Casa de Saúde Santana, unidade localizada na cidade de Feira de Santana. As acusações declaram que o profissional exigiu das pacientes R$ 1.120 por cirurgias ortopédicas.

 

Isso em 23 de agosto de 2010 e 2 de setembro de 2013. De acordo com o site do jornal Correio, os valores correspondiam a duas cirurgias no braço direito e um tratamento cirúrgico nos punhos. O médico disse à uma das pacientes que que o serviço com autorização do SUS iria demorar a ponto de causar “paralisia” no braço. Para a outra paciente, ele teria escrito em um papel o valor a ser pago e o nome da pessoa que iria receber a quantia.

Bahia

11 de Jun // | Bahia

Um riacho transbordou e alagou a Curva do Bambu, na entrada de Trancoso, distrito de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, na manhã desta segunda-feira (11). A água do riacho invadiu a pista por conta da chuva forte que atinge a região desde o sábado (9). Os motoristas que tiveram que passar pelo local precisaram reduzir a velocidade.

 

A chuva também causou alagamentos em Arraial D'Ajuda, outro distrito de Porto Seguro. Apesar dos pontos de alagamento, não foi registrado nenhum deslizamento de terra e não há informação de desabrigados na prefeitura. De sábado até esta segunda-feira, foram registrados 75 milímetros de chuva.

 

A informação é do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Ainda segundo o Centro, a quantidade é considerada baixa em relação ao último registro de chuva forte, no mês de maio deste ano. Entre 23 e 25 do mês passado, foram contabilizados 120 milimitros de chuva. O Cptec/Inpe apontou que a previsão é que as chuvas diminuam na próxima terça (12) segundo informações do G1.

Bahia

11 de Jun // | Bahia

Um homem morreu após o carro em que dirigia ser atingido por um caminhão-baú na noite de domingo (10), na cidade de Barreiras, oeste da Bahia. De acordo com a polícia, a vítima estava sozinha no carro. Segundo a polícia, o motorista do veículo seguia pela rodovia quando foi surpreendido pelo caminhão, que atingiu a lateral do carro.

 

Equipes do Samu estiveram no local e atestaram a morte do motorista. O carro ficou destruído. Já o caminhão teve apenas pequenos danos materiais. Outro acidente: Um empresário morreu no início da tarde de domingo, em um acidente de moto na BA-052, na altura do município de América Dourada, norte baiano.

 

De acordo com a PM, a vítima, identificada como Paulo Kruschewsky, seguia sozinha em uma moto, quando colidiu em um carro e caiu na rodovia. Ainda não há detalhes das causas do acidente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando chegou ao local, o empresário já estava morto. O corpo do Paulo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Irecê. Não há detalhes do sepultamento.

Bahia

11 de Jun // | Bahia

Moradores da cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, encontraram, na manhã desta segunda-feira (11), uma baleia jubarte morta na praia do Farol. De acordo com o projeto Baleia Jubarte, o animal foi achado com marcas de mordida de tubarão e estava em processo de decomposição. Este é o segundo encalhe da temporada na Bahia.

 

O outro encalhe, de acordo com o projeto, ocorreu no mês de maio, na Baía de Todos-os-Santos , próximo ao posto de Aratu. O coordenador de pesquisas do projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, disse que é preocupante ter dois encalhes tão cedo, já que as baleias começam aparecer no Brasil a partir de julho.

 

Marcondes disse ainda que as baleias que encalharam estavam extremamente magras. Uma equipe do projeto está a caminho do local, onde a baleia foi encontrada. As baleias jubartes migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro, no inverno. Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano.

Bahia

10 de Jun // | Bahia

Uma grávida foi presa junto com o companheiro no momento em que embalavam drogas em uma pousada na cidade Itabatã, distrito de Mucuri, localizado no extremo sul da Bahia. De acordo com a polícia, Verônica da Silva e Rodrigo Assis dos Santos, ambos de 18 anos, foram flagrados no estabelecimento após denúncia anônima.

 

Ainda segundo a polícia, uma menor de 12 anos foi apreendida com a dupla. Esta é a segunda vez que a adolescente é levada pela polícia essa semana. O flagrante ocorreu na Rua Rio Branco, no bairro Triângulo Leal, na pousada Divaldino, onde o grupo estava instalado para desviar a atenção do crime de tráfico de drogas.

 

A jovem de 18 anos está grávida de 1 mês e é mãe de uma criança de apenas 2 anos. O caso aconteceu neste último sábado (9). De acordo com a polícia, em continuidade à ocorrência, outros seis menores foram apreendidos por levar a droga para ser enterrada e depois comercializada no município. Anderson Alexandre Bonfim da Silva, de 21 anos, também foi preso com o grupo. A polícia não divulgou onde eles foram localizados segundo o G1.

Bahia

10 de Jun // | Bahia

Morto em abril durante uma ação policial, o artista plástico Arnaldo Filho, o Nadinho, foi atingido pelas costas por um dos policiais militares envolvidos na abordagem, em Candeias. De acordo com laudos periciais, a perfuração na altura do tórax era de uma arma ponto 40, calibre utilizado pelas forças policiais em todo o país e exclusiva deste grupamento.

 

"Três tiros foram disparados na direção da vítima, mas apenas um atingiu-o mortalmente. Os outros dois atingiram a porta e a parede da casa", afirmou ao Correio o delegado titular de Candeias, Marcos Laranjeiras. O inquérito policial sobre o caso deve ser concluído até a próxima sexta-feira (15).

 

Em depoimento, os três policiais admitiram não ter certeza se Nadinho tinha uma arma de fogo na mão. "Eles disseram que viram a vítima com um objeto não identificado na mão. Disseram que não poderiam precisar que existia uma arma de fogo porque já era 21h e estava escuro", acrescentou o delegado. A versão oficial da PM à imprensa informava que o homem recepcionou os policiais em uma das janelas empunhando e apontando uma arma de fogo contra os integrantes das guarnições.

Bahia

10 de Jun // | Bahia

O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) realiza uma série de ações neste mês de junho para alertar a sociedade sobre o combate ao trabalho infantil. As ações serão realizadas em parcerias com outros órgãos em Salvador e dez cidades do interior do estado. Serão palestras, audiências públicas e até caminhadas e eventos em escolas.

 

A procuradora do trabalho e vice-coordenadora estadual de combate ao trabalho de crianças e jovens, Ana Carolina Ribemboim, explica que "vários estudos científicos têm comprovado que o trabalho infantil causa danos físicos e psicológicos às crianças e adolescentes que são expostos a essas situações".

 

A procuradora ainda comenta que as ações promovidas pelo MPT visam "conscientizar a população sobre os malefícios do trabalho infantil para, assim, garantir a todas as crianças e adolescentes uma infância livre, feliz e dedicada apenas a brincar e estudar." Em Salvador e região metropolitana, a programação vai de 12 a 14 de junho. No dia 12, acontece na capital uma palestra sobre os malefícios do trabalho infantil em escolas da rede estadual de ensino.

Bahia

09 de Jun // | Bahia

Um dos compromissos do vice-governador João Leão e do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, na China fiu i ebcibtri cin a enoresa China Railway 20 Bureau Group Co (CR20), que quer participar da licitação do Sistema Viário Oeste, que inclui a Ponte Salvador-Itaparica. No encontro, um Memorando de Entendimentofoi assinado junto com a empresa,

 

A assinatura garante a intenção da mesma na obra. A empresa assegurou já ter o estudo do ante-projeto para a construção da ponte concluído e estar analisando propostas de financiamento. O documento foi assinado pelo presidente da CR20, Wang Wenzhong, e pelo vice-governador da Bahia.

 

O secretário da Casa Civil salientou que “o Governo da Bahia tem, hoje, todas as condições e a capacidade para viabilizar técnica e economicamente a Ponte”. Bruno Dauster também chamou atenção para o fato de que as “empresas construtoras chinesas estão demonstrando total confiança de que a ponte é viável, será brevemente iniciada e marcará mais um passo para o futuro de desenvolvimento da Bahia” segundo informções da Secom.

Bahia

09 de Jun // | Bahia

A travessia Salvador-Mar Grande opera sem restrições neste sábado (9). Conforme a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), as embarcações começaram a sair às 5h da manhã e o embarque é feito a cada 30 minutos nos terminais de Salvador, no Comércio, e Vera Cruz, em Mar Grande. Não há filas.

 

Ainda segundo a Astramab, a Baía de Todos-os-Santos apresenta boas condições de navegação, com mar calmo e ventos fracos, com as embarcações fazendo o percurso da travessia em tempo médio de 40 minutos. O último horário saindo de Salvador será às 20h. De Mar Grande para a capital, os passageiros serão atendidos até às 18h30.

 

Os catamarãs da linha marítima Salvador-Morro de São Paulo operam também sem restrições. A procura é boa neste sábado. As embarcações começaram a sair para Morro às 8h30. A próxima saída vai ocorrer às 13h. Já as saídas de Morro de São Paulo começaram às 9h. Ainda haverá saídas às 13h e 15h segundo informações da Astramab. O movimento nos terminais do ferry boat em Salvador e em Itaparica também é traquilo neste sábado.

Bahia

09 de Jun // | Bahia

Milhares de medicamentos com prazos de validade vencidos foram encontrados descartados em um terreno no município de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. O terreno fica às margens da Avenida de Contorno, nas proximidades do Conjunto Feira IX, e os remédios foram jogados em meio ao lixo já acumulado no local.

 

Na área, onde são descartados constantemente restos de materiais de construção, resíduos caseiros e até ossos de animais, há um forte mau cheiro. No terreno, foram encontrados medicamentos para diversos fins: há remédios voltados para insuficiência cardíaca, antibióticos, analgésicos, antigripais, entre outros.

 

O destarte de medicamento vencido em local inadequado pode causar danos à saúde e ao meio ambiente. A Vigilância Sanitária da cidade informou que vai acionar a Secretaria de Serviços Públicos para fazer a retirada dos medicamentos do local o quanto antes. O órgão informou, ainda, que a Anvisa pode identificar quem fez o descarte dos materiais no local através dos números dos lotes que constam nas caixas segundo informações do G1.

Bahia

09 de Jun // | Bahia

O número de 2.188 mandados de prisão em aberto na Bahia, divulgado pelo Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP) na última sexta-feira (8), ainda deve crescer sensivelmente nos próximos meses. cerca de 80% das varas de Justiça ainda não inseriram os dados de mandados na base de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

É o que diz o supervisor do Grupo de Monitoramento e de Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça (TJ-BA), Antonio Faiçal. “Eu estimo que contabilizaremos de 4 a 5 mil mandados de prisão em aberto no estado quando todas as Varas cadastrarem os seus processos no banco de dados”, estimou Faiçal.

 

A defasagem no número divulgado se explica, de acordo com o supervisor, pelo plano de metas estipulado pelo CNJ, que até maio pediu o cadastro prioritário de 100% da população que está, efetivamente, dentro do sistema prisional. “Como a meta primária era a população carcerária, não focamos com muito vigor nas pessoas procuradas [com mandado em aberto]. O cadastro de procurados é um trabalho lento e mais difícil de fazer”, comentou Faiçal.

Bahia

08 de Jun // | Bahia

Um homem foi detido por suspeita de pedofilia em Caetité, no sudoeste da Bahia, na quinta (7). Conforme a polícia, ele faz parte da liderança de uma igreja evangélica, e as vítimas eram dois adolescentes que frequentam a instituição. O delegado Joseberto Ribeiro, responsável por investigar o caso, informou que as vítimas são dois garotos de 14 e 17 anos.

 

Em depoimento à polícia, Gilmar Silva Porto, de 35 anos, confessou ter aproximação com os adolescentes e disse que tudo era uma brincava inofensiva com as vítimas segundo informações do G1. Gilmar foi conduzido à delegacia após denúncia de parentes de uma das vítimas. Ele negou ter abusado sexualmente dos meninos,

 

mas a polícia ainda não descartou a hipótese por conta do teor da denúncia. Lá, ele foi ouvido e liberado porque não houve flagrante. O celular e o computador dele foram apreendidos com materiais de conteúdo sexual. A polícia examina se entre esses conteúdos há pornografia infantil. Vítimas e parentes dos adolescentes serão ouvidos a partir da próxima semana. De acordo com o delegado, a polícia recomendou o afastamento de Gilmar da organização da igreja.

Bahia

08 de Jun // | Bahia

A suspeita de ter decepado com um machado o pé direito do próprio filho, uma criança de três anos, foi presa na quinta (7), em Tabocas do Brejo Velho, cidade localizada no oeste da Bahia. A informação é da Polícia Civil. A prisão foi no mesmo município onde a mulher, de 32 anos, decepou o pé da criança. O caso ocorreu no dia 16 de maio.

 

O delegado Davidson Ribeiro de Souza, responsável pelo caso, ouviu Ediene de Almeida Branco um dia após o crime. Ela confessou que tinha decepado o pé do filho porque estava 'possuída pelo demônio'. Na ocasião, o delegado não fez o pedido de prisão preventiva, pois familiares e vizinhos de Ediene ainda seriam ouvidos.

 

Ainda assim, a polícia instaurou inquérito sobre o caso. "As pessoas foram ouvidas e o inquérito concluído no final de maio. Ela repetiu para a mãe que disse para mim, que estava possuída e que ouvia vozes", disse o delegado. Ediene vai responder por lesão corporal gravíssima e ficará à disposição da Justiça, na carceragem da unidade territorial de Tabocas do Brejo Velho. O filho dela está sob custódia do Conselho Tutelar e foi acolhido em um abrigo da cidade.

Bahia

08 de Jun // | Bahia

Um homem tentou matar a ex-companheira a tiros e facadas dentro de um ônibus, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, na manhã desta sexta-feira (8). Depois de atacar a vítima, ele cometeu suicídio, segundo informações da Polícia Civil. O crime ocorreu quando o coletivo estava parado em um trecho da Avenida Beira Rio, e chocou outros passageiros.

 

Maria Aparecida dos Santos Reis, 33, foi socorrida e está internada em estado grave no Hospital de Base de Itabuna. Segundo a polícia, a vítima já tinha solicitado uma medida protetiva contra Francisco Bento Rodrigues Neto no final de maio deste ano, depois de ser agredida por ele, em maio deste ano segundo informações do G1.

 

Aparecida chegou a dar entrada na UPA, depois da agressão. Conforme a polícia, Francisco não aceitava o fim do relacionamento. O tempo que eles estavam separados não foi detalhado. Maria Aparecida chegou a registrar um boletim de ocorrência contra ele, quando solicitou a medida protetiva. O pedido, no entanto, ainda não havia sido julgado pela Justiça. De acordo com a delegada Ivete Albano, a vítima e Francisco foram ouvidos na semana passada.

Bahia

08 de Jun // | Bahia

O diretor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano da cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, Jailson Silva dos Santos, foi exonerado do cargo comissionado e afastado da função pública, na quinta-feira (7), por suspeita de corrupção. A suspeita foi levantada após o vazamento de um áudio nas redes sociais.

 

Supostamente o diretor, que também atua como guarda civil municipal, pede dinheiro para organizadores de uma festa no distrito de Carnaíba do Sertão para que, em troca, a liberação para realização do evento ocorra sem que haja fiscalização por parte da prefeitura. Jailson nega as acusações segundo informações do G1.

 

No áudio, a voz atribuída a Jailson diz: "Vai ter até a operação no final de semana, mas eu passo para o pessoal que não vá em Carnaíba. Depois você me repassa uma quantia aí, só para os meninos tomarem uma 'cervejinha' na folga deles". Depois da exoneração dele, a prefeitura de Juazeiro informou, por meio de nota, que não admite esse tipo de prática na gestão municipal e que vai apurar se outros servidores também estariam envolvidos.

Bahia

07 de Jun // | Bahia

Um homem morreu e oito foram presos durante uma operação policial na cidade de Itabuna, localizado no sul da Bahia, nesta última quarta-feira (6) segundo informações do G1. De acordo com a Polícia Civil, um dos suspeitos capturados é o chefe de uma quadrilha de tráfico de drogas da região, que também é responsável por roubos e homicídios.

 

A polícia detalhou que quatro dos oito homens que eram alvos da operação, já estavam detidos no Conjunto Penal de Itabuna e foram levados para a delegacia  para prestarem depoimento. "Há mais de um ano que a gente está investigando essa organização criminosa, que é um "braço" de uma facção maior que atua aqui em Itabuna e região.

 

"A polícia se deslocou para cumprir diversos mandados de prisão na cidade, enquanto os agentes da inteligência cumpriam os mandados de prisão no Conjunto Penal de Itabuna", disse o delegado André Aragão. O homem apontado pela polícia como chefe do grupo é Edson Januário da Silva. Ele será transferido do Conjunto Penal de Itabuna para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha. A ação da Polícia ocorreu no bairro Vila das Dores.

Bahia

07 de Jun // | Bahia

O prefeito de Candeias, Pitágoras de Silva Ibiapina e secretária de saúde, Soraia Matos Cabral, foram denunciados por vereadores do município por terem cometido irregularidades na contratação de falsos médicos no exercício do ano de 2017. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) julgou a denúncia procedente na quarta-feira (6).

 

O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, imputou multa no valor de R$6 mil ao prefeito e de R$2 mil à secretária. Também foi determinada a remessa do processo ao Ministério Público Estadual (MPE) para instrução do inquérito em trâmite no órgão e a comunicação do fato ao Conselho Regional de Medicina da Bahia.

 

A denúncia feita pelos vereadores revelou que, no início do ano de 2017, uma pessoa identificada como Felipe Borges prestou serviços privativos de médico, em escala de plantão, no posto médico Luiz Viana Filho, sendo identificado, posteriormente, como estudante do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia. Ele estaria usando documento fraudado do CRM-BA, com a inscrição nº 023565 segundo informações do Bahia Notícias.

Bahia

06 de Jun // | Bahia

Um homem foi preso em flagrante pela polícia, suspeito de espancar as três filhas com idades entre 7 e 10 anos no município de Mucuri, localizado no extremo sul do estado segundo informações do G1. Ao Conselho Tutelar e à polícia, logo após a prisão, duas das crianças contaram que também já foram vítimas de estupro do agressor.

 

Segundo a Polícia Militar, uma guarnição da 89ª Companhia Independente (CIPM/Mucuri) foi encaminhada para o distrito de Itabatã na segunda-feira (4), por volta das 19h, após a mãe das crianças ter denunciado as agressões. O agressor foi identificado como Flávio Souza Alvarenga, de 28 anos. As filhas têm 7, 8 e 10 anos de idade.

 

Constatado o espancamento, Flávio foi encaminhado para a 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior, também na região extremo sul. A reportagem falou com a delegada Valéria Chaves, coordenadora da unidade, que confirmou a prisão. Ela disse que as três crianças chegaram à unidade com lesões corporais evidentes. "Uma estava com o olho inchado, outra com a boca arrebentada, outra com galo na testa. Todos tinham lesões no rosto", contou.

Bahia

06 de Jun // | Bahia

Um homem morreu durante um acidente na BR-367, na altura do distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro, sul da Bahia. Paschoal Pedra Laviola, de 38 anos, era empresário e teve o corpo carbonizado na batida que envolveu o carro que dirigia e um caminhão. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a vítima estava sozinha e seguia sentido Porto Seguro.

 

O acidente aconteceu na noite de terça (5), quando Laviola desviou de um ciclista que estava no meio da pista. Por conta desse desvio, ele acabou entrando na contramão e bateu de frente com o caminhão. O carro dele pegou fogo no momento da batida. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas e retirar o corpo de Paschoal das ferragens.

 

O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Porto Seguro, que será responsável pela perícia. Os exames vão apontar se a vítima morreu antes ou depois de ser carbonizada. O motorista do caminhão não teve ferimentos e o ciclista não foi localizado após o acidente. Paschoal era casado com a secretária de Assistência Social de Porto Seguro, Lívia Bittencourt. O velório do empresário ainda não foram divulgados.

Bahia

05 de Jun // | Bahia

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Pedro Henrique Lino, recomendou nesta terça-feira (5) a rejeição das contas do governo do estado referentes ao ano de 2017 segundo informações do Bahia Notícias. Relator do caso, ele elaborou um documento repleto de críticas à administração do governador Rui Costa.

 

Para Lino, o processo de planejamento da gestão estadual é completamente falho. "Essa corte tem o dever legal de alertar para os riscos que uma má gestão pode gerar", declarou Lino durante a leitura do parecer. O relator disse que a gestão estadual não acatou a maior parte das ressalvas feitas à prestação de contas de 2016.

 

Ele afirmou que dos 18 questionamentos levantados, apenas 16,67% foram atendidos em sua integralidade, 33% parcialmente, 16% foram pouco atendidos e outros 33% não foram atendidos. Segundo o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, essas questões "necessitam de uma postura mais rigorosa desse tribunal". Lino também criticou o descumprimento das emendas impositivas aos deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia.

Bahia

05 de Jun // | Bahia

Uma mulher foi morta a facadas após uma discussão em um bar na cidade de Irecê. O suspeito de ter cometido o crime foi linchado por populares na porta de casa, minutos depois do fato. Sheila Mota da Silva, que não teve idade revelada, estava com amigos em um bar, quando começou a discutir com Reginaldo Nascimento do Carmo, de 37 anos.

 

Conforme a polícia, os dois não tinham um relacionamento. Testemunhas contaram à polícia que, durante a briga, Sheila teria dado um tapa em Reginaldo, que saiu do bar e voltou com uma faca. Ele atingiu a vítima na região do tórax várias vezes e foi para casa. Sheila morreu no local. Conforme a polícia, ainda não há informações do que pode ter iniciado a discussão.

 

De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu no final da noite do último domingo (3). A polícia disse também que os dois não estavam juntos no bar. Reginaldo foi seguido por populares e, ao chegar na residência em que morava, foi retirado de dentro do imóvel. Ele foi apedrejado e espancado até a morte.Os dois corpos foram levados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê e encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).

Bahia

05 de Jun // | Bahia

As escunas de turismo, que fazem o tradicional passeio às ilhas, não saíram nesta terça (5) por causa do mau tempo em Salvador segundo a Associação dos Transportadores Marítimos. A chuva que cai na cidade também faz com que os catamarãs, que fazem a travessia da capital para Morro de São Paulo, operem com conexão na Ilha de Itaparica.

 

O primeiro catamarã zarpou do Terminal Náutico às 8h30, atracou em Itaparica, de onde os passageiros seguiram de ônibus até a Ponta do Curral, em Valença, e daí fizeram a travessia em lanchas até o Morro. Os próximos horários saindo da capital serão feitos 10h30 e 13h. Já do Morro, as saídas ocorrem às 11h30, 13h e 15h.

 

Com conexão em Itaparica, a viagem dura 3h20, em média . Já a travessia Salvador-Mar Grande opera com horários de saída dos terminais a cada 30 minutos. O embarque no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, é tranquilo, e o mesmo acontece no Terminal Náutico, na capital. Oito embarcações estão em tráfego desde as 5h. A travessia vai atender nesta terça-feira até as 20h, que é o último horário saindo de Salvador segundo a Astramab.





Classificados


Enquete



Mais Lidas