Notícias

Bahia

Bahia

20 de Out // G1 | Bahia

Um vaqueiro está sendo procurado por suspeita de se passar por policial para abordar mulheres na saída de shows e estuprar as vítimas no município de Iguaí, na região sudoeste da Bahia. Uma operação foi montada para prender o homem, mas ele acabou fugindo, segundo informou a Polícia Civil nesta última sexta-feira (19). A polícia não informou quantos estupros teriam sido cometidos pelo suspeito.

 

Ivan Alves Santos, de 39 anos, conforme a investigação, utiliza sempre durante os crimes uma lanterna de LED, para ofuscar a visão das vítimas, uma espingarda calibre 12 e um revólver calibre 32. As vítimas são levadas para locais desertos, onde são estupradas.  Após as denúncias, o suspeito foi identificado por uma equipe da Delegacia Territorial de Iguaí.

 

A Polícia Civil e a Polícia Militar tentaram prender Ivan Alves nesta última quinta-feira (18), mas ao perceber a chegada dos agentes, o suspeito fugiu em direção a uma mata e não foi alcançado pela Polícia. Ele está sendo procurado. Na casa de Ivan, a polícia disse ter apreendido a lanterna de LED, a espingarda e o revólver usados nos crimes. A polícia apurou que ele trabalha há 12 anos como vaqueiro, numa fazenda da zona rural da cidade.

Bahia

20 de Out // Foto: Tribuna de Ibicaraí | Bahia

O homem suspeito de matar a companheira a facadas, na cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia, foi preso nesta última sexta-feira (19), após se entregar à polícia pela segunda vez. Claudemir Santos Soares, de 35 anos, teve mandado de prisão preventiva cumprido. De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito foi levado para a carceragem do Complexo Policial de Itabuna, também no sul do estado.

 

Na terça-feira (23), ele deve ser encaminhado para o Conjunto Penal de Itabuna. O suspeito se apresentou à polícia pela primeira vez na manhã da terça-feira (16). Acompanhado de um advogado, Claudemir confessou o crime e alegou legítima defesa. No entanto, por não haver flagrante, o homem foi liberado. A prisão do suspeito só foi decretada na quinta-feira (18).

 

O homem foi comunicado e ficou de se entregar nesta sexta-feira, como fez segundo o G1. Segundo a polícia, Claudemir se apresentou por volta das 9h30. O suspeito diz estar arrependido. O crime ocorreu na madrugada de 7 de outubro, na residência do casal, localizada na Rua Paraíso, bairro Caxingó. Segundo a Polícia Civil, Claudemir relatou que ele e Simone de Souza Lima consumiram bebidas alcoólicas e drogas durante o dia.

Bahia

20 de Out // G1 | Bahia

Uma mulher de 34 anos foi morta a facadas na frente do filho, um garoto de apenas 11 anos, na manhã desta última sexta-feira (19), na cidade de Juazeiro, localizado no norte da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima, Quele Sabrina Chaves Santos, foi atacada pelo ex-companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento do casal segundo informações do G1. O filho dela não teve ferimentos.

 

O suspeito, identificado como Cleiton Adriano Ribeiro dos Santos, de 34 anos, fugiu após o crime, que ocorreu por volta das 9h50, dentro do apartamento da vítima, no Residencial São Francisco. O homem está sendo procurado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas Quele Sabrina não resistiu aos ferimentos.

 

O corpo da mulher foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Juazeiro. Conforme a polícia, testemunhas contaram que o homem morava em um apartamento vizinho ao da vítima. O suspeito teria alugado o imóvel após a separação e passou a ameaçar ex. O caso está sob investigação do DHPP. Ainda segundo a polícia, o filho da vítima já foi ouvido. O menino era fruto de um relacionamento anterior da mulher.

Bahia

19 de Out // G1 | Bahia

Três homens e uma mulher foram presos em flagrante, e um adolescente apreendido, após uma perseguição policial, após o roubo de um carro no município de Irará, cidade a cerca de 133 km de Salvador segundo informações do G1. De acordo com a polícia, durante a ação, dois dos suspeitos utilizaram a própria filha, uma criança de três anos, como escudo na tentativa de fuga, que foi frustrada.

 

O grupo usou um carro com restrição de roubo e placa clonada para roubar outro carro na cidade. Após serem presos, ainda foram achados com eles uma arma, nove aparelhos celulares, 1kg de maconha, uma balança eletrônica e dois sacos plásticos grandes contendo fardas de uma concessionária responsável por administrar uma rodovia na Bahia.

 

Não há detalhes de como o grupo conseguiu os uniformes. A Polícia Militar detalhou que chegou aos suspeitos após populares denunciarem ao Centro Integrado de Comunicação (Cicom) que indivíduos em um veículo roubaram um carro na cidade. Na ação, segundo as testemunhas, os suspeitos dispararam contra o dono do carro que foi roubado. A vítima foi socorrida para o Hospital de Irará, onde foi medicada e em seguida liberada.

Bahia

19 de Out // | Bahia

Um professor foi morto a facadas no Distrito de Monte Azul, localizado no município de Jucuruçu, sul da Bahia segundo informações do G1. Uma faca foi encontrada no local do crime. De acordo com a polícia local, um homem localizou o corpo do professor Romilson Pereira, de 56 anos, por volta das 11h30 desta última quinta-feira (18), na área de pastagem da Fazenda Boa Sorte, no distrito de Monte Azul.

 

A vítima de 56 anos foi encontrada sem roupa, em estado de decomposição, com várias perfurações de faca pelo corpo. O professor foi visto pela última vez por volta das 19h30 desta última quarta-feira (17), a bordo de uma motocicleta, com uma mochila nas costas. Segundo a polícia, era comum a vítima ir até a fazenda onde ele foi encontrado morto.

 

O professor também teve uma parte da orelha cortada. Ainda não há informações de suspeitos e nem a motivação do crime. A Polícia Civil da cidade investiga o caso. O professor, que já trabalhou em Monte Azul, prestava serviço na cidade de Guaratinga, município circunvizinho a Jucuruçu. As aulas estão suspensas nas Escola Boa Sorte e Alagoinhas, que ficam em Guaratinga, onde ele trabalhava. Não há informações sobre o sepultamento da vítima.

Bahia

19 de Out // G1 | Bahia

O homem que usou a boca para arrancar uma aliança do dedo de uma mulher durante assalto na cidade de Feira de Santana, foi preso na última quinta-feira (18) após ser atingido por um tiro, na região do bairro Gabriela, na mesma cidade onde ocoreu o roubo. De acordo com a polícia, Sivanildo Camilo Alves dos Santos, de 32 anos, foi liberado no mesmo dia da prisão, mas vai responder por roubo simples.

 

Segundo informou a polícia, Silvanildo foi identificado pela polícia depois de ser encaminhado para Hospital Geral Clériston Andrade. À polícia, Silvanildo disse que foi baleado por um homem não identificado. A cena em que mostra Sivanildo Camilo roubando a aliança da mulher foi registrada em vídeo com um celular por uma pessoa que presenciou o crime.

 

As imagens foram usadas pela polícia no trabalho de identificação do suspeito segundo informações do G1. O crime ocorreu no, bairro Sobradinho. Duas mulheres andavam pelo local quando foram abordadas pelo homem. Segundo a polícia, em depoimento, as vítimas afirmaram que, ao serem abordadas, disseram ao assaltante que não tinham pertences a serem roubados, mas o homem viu que uma delas estava com uma aliança.

Bahia

19 de Out // Bocão News | Bahia

Alegando necessidade de “contingenciamento de despesas com custeio e de gastos com pessoal”, o prefeito de Lençóis, na Chapada Diamantina, Marcos Airton Alves Araújo (PRB), resolveu reduzir salários e demitir servidores comissionados segundo informações do Bocão News. De acordo com o decreto, foi determinada redução de 30% do subsídio do prefeito, vice-prefeito e dos secretários.

 

Também foi reduzido em 30% o valor do subsídio dos cargos em comissão no município. Além disso, foram exonerados 74 servidores comissionados da Prefeitura Municipal. Ainda segundo a decisão do gestor, foi determinada a diminuição em 30% nos contratos de assessoria, e suspensão do pagamento de função comissionada aos servidores efetivos.

 

O prefeito também suspendeu a concessão de licenças, férias, horas-extras e horas suplementares, que só poderão ser autorizadas em situações que não gerem a necessidade de substituição do servidor, observados os requisitos exigidos para a concessão do afastamento. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Município, nesta última quinta-feira (18). Também estão suspensas novas contratações de servidores no município.

Bahia

19 de Out // Bahia Notícias | Bahia

Uma operação resgatou nesta semana pai e filho vítimas de trabalho escravo na Fazenda Riachão, em Entre Rios, no agreste baiano. A fazenda pertence a Manoelito Argôlo dos Santos, ex-prefeito de Entre Rios, dono de diversas fazendas de gado e pai do ex-deputado federal Luiz Argôlo, que cumpre pena de 11 anos e 11 meses em regime fechado após condenação na Operação Lava-Jato.

 

A dívida trabalhista com os empregados supera R$ 150 mil. Os representantes dos empregadores se recusou a realizar os pagamentos. A força-tarefa contou com a participação de membros do Ministério Público do Trabalho da Bahia, auditores fiscais do Trabalho, da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos.

 

Eles integram a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-BA). A equipe de fiscalização encontrou diversas irregularidades trabalhistas e o trabalhador que vivia com o filho em um alojamento com péssimas condições de saúde e higiene, sem água potável. Nenhum empregado das fazendas tinha carteira de trabalho assinada. O Ministério do Trabalho deve mover uma ação civil pública contra os donos da fazenda.

Bahia

19 de Out // Foto: Reprodução/ TV Bahia | Bahia

Os efeitos da merenda escolar proposta pelo Programa Escola Sustentável, idealizado pela promotora de Justiça Letícia Baird, será objeto de pesquisa da Escola Bahiana de Medicina. O projeto atende 1850 crianças e adolescentes, de 160 escolas e creches das cidades de Biritinga, Serrinha, Barrocas e Teofilândia. A pesquisa vai avaliar mudanças desenvolvido pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

 

A autora do programa afirma que a pesquisa demonstra a “seriedade do Programa Escola Sustentável em relação ao acompanhamento da saúde e nutrição dos alunos, além de proporcionar à comunidade científica dados de utilidade pública”. A pesquisa vai avaliar os efeitos da redução do consumo de derivados animais e aumento de frutas, verduras, grãos e leguminosas.

 

Serão avaliados nos estudantes o índice de massa corporal, circunferências do braço e da cintura e outros parâmetros corpóreos, a microbiota intestinal e os níveis de micronutrientes como ferro e vitamina B12. Os dados serão correlacionados ao histórico alimentar dos estudantes. Serão escolhidos estudantes de quatro escolas do interior baiano, selecionadas aleatoriamente, respeitando a proporção entre alunos da zona rural e zona urbana.

Bahia

19 de Out // G1 | Bahia

Um ex-verador baiano e um comparsa dele foram condenados, nesta última quinta-feira (18), a mais de 10 anos de prisão por jogar ácido em uma vendedora de lanches, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A informação foi divulgada pela Justiça da Bahia. O crime ocorreu no dia 30 de maio de 2017. O ex-vereador, identificado como Roberto das Neves, foi o mandante da ação.

 

O comparsa dele, Edson Eduardo Sales Guimarães, é apontado como autor. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a vítima, identificada como Maria José de Oliveira Souza, é ex-cunhada de Roberto e teria sido atacada porque o acusado culpava a mulher pelo fim do relacionamento com a irmã dela, Noemi de Oliveira Souza segundo o G1.

 

A vítima foi ferida no momento em que estava a caminho do trabalho, no bairro Chácara São Cosme, em Feira de Santana. Maria teve queimaduras graves nos braços e tórax. O ex-vereador e o comparsa dele estavam presos desde a época do crime, quando tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça. Nesta última quinta, os dois passaram por júri popular. A audiência foi realizada no Fórum Desembargador Filinto Bastos, no centro de Feira.

Bahia

18 de Out // G1 | Bahia

Subiu para 266 o número de detentos do regime semiaberto do Conjunto Penal de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, liberados para cumprir prisão domiciliar, até esta quarta-feira (17). De acordo com o diretor do presídio, capitão PM Allan Silva, os presos deixaram o presídio após determinação da Justiça. Além deles, outros 54 tiveram a saída autorizada, mas ainda não foam liberados.

 

A decisão pela liberação dos detentos foi do juiz Waldir Viana Ribeiro Júnior, titular da Vara de execuções penais de Feira de Santana segundo informações do G1. As saídas dos presos ocorrem desde o final de setembro. Os presos que saíram do presídio não receberam tornozeleira eletrônica, pois o interior do estado ainda não dispõe do equipamento.

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária da Bahia (Seap) informou que vai recorrer da decisão, porque não tem como monitorar os presos sem as tornozeleiras. Segundo a Administração, a licitação que prevê a aquisição de 3.200 mil equipamentos ainda está em andamento. O processo começou no ano de 2017. A decisão de liberar os presos foi tomada cerca de cinco meses após o conjunto penal ser parcialmente interditado.

Bahia

18 de Out // G1 | Bahia

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia nesta última quarta-feira (17), o resultado provisório da terceira etapa do concurso público da Polícia Civil baiana, que se refere à realização de exames biomédicos. O resultado está disponível no site da Fundação Vunesp, organizadora do concurso, e no Portal do Servidor. A convocação para a relização dos exames aconteceu no mês de agosto.

 

Na ocasião, os convocados foram submetidos a exames clínicos e realizaram a entrega de exames laboratoriais e complementares, previstos em edital. Promovido pelaSaeb e de SSP, a primeira fase do concurso da Polícia Civil da Bahia foi realizada no dia 22 de abril. As provas foram aplicadas na capital baiana em outros 48 locais pelo interior do estado.

 

São oferecidas mil vagas. Segundo a organização, fizeram as provas aproximadamente 38 mil candidatos, com percentual de abstenção de 21,78% – o equivalente a 10.444 faltosos. Das mil vagas ofertadas, 880 foram para investigador, 82 para delegado e 38 para escrivão. Os aprovados, quando nomeados, terão remuneração inicial para os delegados de polícia, regime de trabalho de 40 horas semanais, no valor de R$ 11.389,96.

Bahia

18 de Out // G1 | Bahia

A menina de 12 anos que morreu após ser atropelada por um ônibus que levava estudantes na BR-101, trecho de Itabela, no extremo sul da Bahia, foi enterrada na quarta (17). O velório foi realizado no salão paroquial da igreja São João Batista. Letícia Neves de Almeida voltava do colégio quando foi atropelada. Ela havia descido de um ônibus escolar na rodovia e, ao tentar atravessar a pista, foi atingida por outro coletivo.

 

Durante o sepultamento da menina de 12 anos, familiares, colegas de escola e professores de Letícia homenagearam a garota. "Foi muito triste o que aconteceu com ela. Era querida por todo mundo. Itabela parou", disse Valdine Chaves, tio da menina. Quem foi ao enterro lamentou o que ocorreu com a criança e recordou os últimos momentos que passou ao lado dela.

 

"Foi um choque. A gente passou a tarde toda na sala de aula fazendo atividades. Ela estava calma, brincando com todo mundo", disse Joelma Loriato, professora de Letícia Neves segundo informações do G1. Em sinal de luto, a prefeitura de Itabela suspendeu as aulas de quarta-feira. A prefeitura, responsável pelo transporte escolar e pelo transporte dos universitários, disse que lamenta o fato e que já pediu explicações para as duas empresas.

Bahia

17 de Out // G1 | Bahia

Cento e vinte e sete quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal em ônibus que trafegava na BR-116, trecho de Jequié, no sudoeste da Bahia, na terça (16). Parte da droga foi transportada por um passageiro, e a outra seguia como encomenda no bagageiro do veículo. Segundo a PRF, a apreensão ocorreu durante a fiscalização no veículo que fazia a linha São Paulo x Arapiraca, Alagoas.

 

A equipe da PRF encontrou 103 tabletes de maconha com peso total de 65 kg no compartimento externo de bagagens. A droga estava guardada em cinco caixas lacradas com fita adesiva. Um homem de 35 anos foi identificado como proprietário da droga. O suspeito disse que foi contratado na região do Brás, em São Paulo, para levar a droga até Arapiraca.

 

O passageiro informou, ainda, que já havia feito outras viagens transportando drogas de São Paulo para Alagoas. Com o homem foi encontrado também uma quantidade de 10 gramas de cocaína. Ainda na ação, foram apreendidos 76 tabletes de maconha, que chegavam a 62 kg, no compartimento de passageiros. Os motoristas informaram que se tratava de uma encomenda coletada por uma empresa de turismo na região do Brás em SP.

Bahia

17 de Out // G1 | Bahia

Cento e cinquenta e cinco incêndios em vegetação foram registrados entre 1º de agosto e o último dia 10 de outubro, na cidade de Teidxeira de Freitas, localizada no sul da Bahia. O número é cinco vezes maior que o contabilizado no mesmo período de 2017, quando 27 casos ocorreram. Segundo tenente do Corpo de Bombeiros, principal causa é a utilização do fogo para limpeza de terrenos.

 

“O que está acontecendo é que as pessoas, na prática de limpeza de terrenos, acabam recorrendo às queimadas", diz o tenente Milton Borges, chefe da seção operaconal do 18º Grupamento de Bombeiros Militares no extremo sul baiano. Ainda segundo o tenente, o clima seco em toda a região também tem contribuído para o numero elevado de queimadas.

 

“No ano passado, nesta mesma época do ano, foram mais ocorrências de períodos chuvosos, o que ajudou na redução do índice de incêndios em vegetação. No início do mês de agosto já estávamos no período de estiagem, o que culminou com esse aumento nas estatísticas dos incêndios em vegetação”, explica. ele segundo informações do G1 A cozinheira Goreth Figueiredo diz que os donos de terrenos incendeiam as áreas durante todo o dia.

Bahia

17 de Out // G1 | Bahia

A Justiça da Bahia concedeu prisão domiciliar para o professor de direito Thiago Oliveira Moreira suspeito de crimes sexuais contra alunos da Universidade do Estado (Uneb). Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o docente foi escoltado por policiais militares, na tarde desta última terça-feira (16), até o imóvel onde cumprirá a decisão, em Salvador. O endereço não foi divulgado.

 

Thiago Oliveira Moreira estava detido no 12° Batalhão de Polícia Militar, em Camaçari, na região metropolitana da capital, desde o sábado (13). O professor tinha um mandado de prisão preventiva em aberto e foi preso após se apresentar à polícia no local. O docente ensinava direito constitucional na Uneb, na cidade de Jacobina, localizada no norte do estado.

 

Ele foi afastado do cargo nesta última quinta-feira (11), após a Justiça decretar a prisão dele. A detreminação foi motivada por um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que investigava o caso. Segundo o Ministério Público, as denúncias contra Thiago de Oliveira tem como base depoimentos e provas apresentadas por mais de dez alunos e alunas, que relataram crimes de assédio sexual, ameaças e lesões corporais segundo o G1.

Bahia

17 de Out // | Bahia

Quatro vereadores da cidade de Itapé, localizada no sul da Bahia, foram afastados das funções por tempo indeterminado após suspeita de desvio de dinheiro público. A ordem judicial foi emitida na terça-feira (16). Os afastamentos ocorreram durante uma operação do Público Estadual (MP-BA) junto com a Polícia Militar, que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa legislativa para recolher provas.

 

Em julho deste ano, o presidente da Câmara, Nilton Rosa Pinto (PP), foi afastado por suspeita de falsificação de assinatura em cheques. No esquema de corrupção descoberto na Câmara eram realizadas transferências de, pelo menos, dois cheques da conta da Câmara para o presidente afastado, nos valores de R$ 11.300,00 e R$ 11.200,00.

 

O montante seria utilizado para garantir empréstimos de compra de gado segundo informações do G1. Outros dois cheques, de R$ 16.000,00 e R$ 8.000,00, teriam sido utilizados para comprar materiais de construção para obras residenciais do presidente da Casa e de outros dois vereadores. Com cinco dos nove vereadores da Câmara afastados, a continuidade dos trabalhos fica inviável, segundo informações do Ministério Público da Bahia.

Bahia

16 de Out // G1 | Bahia

Quatro vereadores da cidade de Itapé, na região sul da Bahia, foram afastados das funções por tempo indeterminado, por ordem da Justiça, nesta terça-feira (16), por suspeita de desvio de dinheiro público. Os afastamentos ocorreram durante operação do Ministério Público Estadual, que, juntamente com a Polícia Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa legislativa para recolhimento de provas.

 

O MP disse que, com cinco dos nove vereadores afastados, a continuidade dos trabalhos na Câmara fica inviável. O órgão disse que vai solicitar à Justiça que os suplentes dos vereadores afastados tomem posse. Em julho, o presidente da Câmara, o vereador Nilton Rosa, também chegou a ser afastado por por suspeita de falsificação de assinatura em cheques.

 

Ele continua sem poder frequentar a Câmara por tempo indeterminado. As decisões pelos afastamentos desta foram assinadas pelo juiz Murilo Staut Barreto, que atendeua a pedidos formulados pelo promotor de Justiça Inocêncio de Carvalho Santana segundo o G1. Foram afastados nesta terça Klebson de Jesus Santos, Cledson Gomes Alves, Agnaldo Santos Filho e Eduardo Coelho. A reportagem não conseguiu contato com os vereadores.

Bahia

16 de Out // G1 | Bahia

O homem suspeito de matar a companheira a facadas, na cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia, se apresentou na Delegacia de Itabuna, também na região sul, nesta terça-feira (16) e confessou o crime. Segundo a polícia, Claudemir Santos Soares, 35 anos, foi liberado após ser ouvido porque o mandado de prisão preventiva dele ainda não foi decretado pela Justiça. O pedido de prisão do suspeito foi feito no dia 9 de outubro.

 

De acordo com a polícia, o suspeito se apresentou por volta das 9h, acompanhado por um advogado, na delegacia de Itabuna. Conforme a polícia, Claudemir disse que agiu em legítima defesa e que está arrependido. Segundo a Polícia Civil, Claudemir relatou que ele e Simone de Souza Lima consumiram bebidas alcoólicas e usaram drogas durante o dia.

 

Em seguida, o casal teria ido para uma caminhada política e depois para um bar. No local, o casal teria discutido por conta de cíume por parte da vítima. A polícia informou que Claudemir disse que a briga continuou quando o casal chegou em casa. O suspeito disse que Simone pegou uma faca e tentou acertar ele, que reagiu. O crime ocorreu por volta das 2h30 da manhã, na residência do casal, localizado no bairro Caxingó, na cidade de Ibicaraí.

Bahia

16 de Out // G1 | Bahia

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) e a Defensoria Pública da União (DPU) lançaram no estado o Observatório de Intolerância Política – Bahia 2018. Um formulário disponível no site da DPE/BA foi disponibilizado para que as pessoas ou coletividades, em qualquer município baiano, vítimas de atos de violência por intolerância política possam fazer denúncias até o dia 31 de outubro.

 

O objetivo é mapear a intolerância no 2º turno da eleição  e assegurar o direito das pessoas em suas escolhas. Na avaliação dos defensores públicos, a eleição deste ano "tem se caracterizado por denúncias constantes de graves violações dos direitos, que vão desde a ameaças verbais ou digitais, ataques virtuais, danos patrimoniais, violência física e até assassinato".

 

Através do Observatório, a Defensoria da Bahia e a DPU informaram que pretendem oferecer a orientação jurídica necessária, além de adotar as medidas extrajudiciais e judiciais a cargo das duas instituições ou encaminhar os relatos para órgãos competentes na apuração criminal da violência. A iniciativa da Defensoria do Estado e da União na Bahia segue a mesma proposta que instituições em outros Estados estão oferecendo aos eleitores.

Bahia

16 de Out // G1 | Bahia

Um avião da Azul que saiu da cidade de Vitória da Conquista, localizado no sudoste da Bahia, com destino à Belo Horizonte, em Minas Gerais, na manhã desta terça-feira (16), foi atingido por um raio e o piloto decidiu mudar o local do pouso segundo informações do G1. O avião (voo AD5733) decolou com cerca de 70 passageiros, por volta das 7h40 da manhã de hoje, e o incidente ocorreu cerca de 40 minutos depois.

 

A aterrissagem em Belo Horizonte estava prevista para às 9h25, mas, conforme a Azul, por problemas técnicos, o piloto alternou o pouso para o aeroporto da cidade de Montes Claros, também em Minas Gerais. A jornalista Ellen Lapa, que estava com o marido no avião no momento do incidente, disse ao G1 que algumas pessoas ficaram muito assustadas.

 

Ela seguia na aeronave para BH, de onde pretende partir, ainda hoje para Buenos Aires. "A gente viu na hora que o raio atingiu. Eu estava na janela e vimos fogo e faíscas. Foi uns 30 a 40 minutos depois da decolagem. O avião entrou numa nuvem, estava chovendo um pouco, e a situação aconteceu. Foi um barulho bem alto. Depois, o piloto avisou que tinha sido um raio. Algumas pessoas ficaram bem assustadas e uma até passou mal", disse.

Bahia

16 de Out // Bocão News | Bahia

A empresa Autoviação Camurujipe foi acionada pelo Ministério Público da Bahia, por meio da promotora de Justiça Joseane Suzart, para que seja compelida a melhorar a qualidade dos seus veículos e do serviço prestado aos usuários. Em termos definitivos, o MP pede que os consumidores prejudicados pelas praticas abusivas sejam indenizados em razão dos danos morais e materiais sofridos.

 

A ação tomou por base uma investigação do MP e autos de infração emitidos pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Transporte (Agerba) que constatam que a empresa “presta serviço de transporte ineficiente, realizando diversas práticas abusivas e violadoras dos direitos dos usuários, apresentando uma execução plenamente inadequada”.

 

A ação pede, dentre outras coisas, que a Justiça determine, em caráter liminar, a retirada de circulação dos ônibus reprovados em vistorias ou com vistorias vencidas. Os veículos disponibilizados deverão possuir condições de circulação, higiene e segurança, garantindo regularidade das saídas de emergência e dos extintores de incêndio e realizando todas as manutenções periódicas, preventivas e corretivas segundo informações do Bocão News.

Bahia

16 de Out // | Bahia

Um detento foi espancado por mais de 30 companheiros de cela, por volta das 10h da manhã desta última segunda-feira (15), no presídio de Eunápolis. A vítima, identificada como José Roberto Dias dos Santos, têm 38 anos e cumpria pena por suspeita de assassinatos. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu, e se encontra internado no Hospital Luís Eduardo Magalhães em estado grave.

 

José Roberto, mais conhecido como Bafafá, foi surpreendido durante o banho de sol por detentos do seguro, ala do conjunto penal destinada àqueles que são ameaçados de morte. José Roberto é acusado de ter assassinado uma pessoa na cidade de Canavieiras. Ele também é acusado de matar dois detentos na delegacia e outro no presídio de Teixeira de Freitas.

 

Conforme a polícia, Bafafá também já havia matado um companheiro de cela e deixado outro com uma lesão grave. Os casos aconteceram no ano de 2014, em um intervalo de oito meses. A polícia acredita que o espancamento tenha acontecido por vingança. Um inquérito será aberto para apurar o caso. A direção do presídio também irá instaurar um procedimento administrativo para tentar identificar os agressores segundo o Radar 64.

Bahia

15 de Out // G1 | Bahia

Uma criança de um ano e três meses ficou com graves sequelas nos sistemas nervoso e central após cair de um berço em uma creche de Juazeiro, cidade no norte da Bahia. O caso aconteceu no mês de agosto, e desde então, a criança não consegue enxergar, falar e encontra dificuldades para comer. Uma perícia foi feita no local, Lucas passou por um exame de corpo de delito e testemunhas foram ouvidas.

 

O caso foi resgistrado na delegacia do município Segundo a proprietária da creche Cambalhota, Lucas Santos descansava com outros cinco bebês quando a monitora e a diretora da creche saíram do quarto para autorizar o horário do lanche segundo o G1. A criança teria acordado e pulado do berço. O bebê ficou com a cabeça presa entre outros dois berços.

 

De acordo com Luana Santos, mãe do bebê, a proprietária da creche ligou para ela e disse que o bebê tinha passado mal. “Eu pensei que ele tinha uma febre, nunca que passou pela minha cabeça que tinha acontecido isso com meu filho. Quando eu cheguei lá, me deparei com ele cheio de aparelhos, praticamente sem vida”, disse Luana. O menino foi encaminhado às pressas para o Hospital da Criana, onde recebeu os primeiros atendimentos.

Bahia

15 de Out // G1 | Bahia

Um professor de direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Jacobina, que é suspeito de crimes sexuais contra alunos foi preso após se apresentar no 12º Batalhão da Polícai Militar em Camaçari). De acordo com a SSP-BA, identificado como Thiago Oliveira Moreira, o professor estava com a prisão preventiva decretada e se apresentou na unidade policial, neste último sábado (13).

 

Thiago ensinava direito constitucional na Uneb. Ele foi afastado do cargo na quinta-feira (11), e era procurado pela polícia. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), as denúncias contra Thiago de Oliveira tem como base depoimentos e provas apresentadas por mais de dez alunos e alunas, que relataram crimes de assédio sexual, ameaças e lesões corporais.

 

Segundo o órgão, que ofereceu denúncia contra o professor, o suspeito ainda é apontado pela prática de crimes contra a administração pública, como prevaricação e supressão de documentos públicos. Os detalhes dos crimes não foram divulgados. Thiago, que também atua como advogado, é professor da Universidade do Estado da Bahia desde 2007. Ele já ocupou o cargo de coordenador do Colegiado de Direito do Campos IV, sediado em Jacobina.

Bahia

15 de Out // Foto: Danuse Cunha/Itamaraju Notícias | Bahia

Uma mulher e o neto dela de 10 anos morreram após uma colisão frontal entre dois carros de passeio, entre os municípios de Itamaraju e Prado, localizado no sul da Bahia. O acidente ocorreu, no final da tarde deste último domingo (14), na BR-489, e deixou outras três pessoas feridas. Os veículos pegaram fogo após a batida. Testemunhas relataram que um dos condutores tentou desviar de um buraco na pista.

 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos passavam pelo Km-42 da rodovia quando ocorreu o acidente, por volta das 17h20. As duas pessoas que morreram estavam no mesmo carro. As vítimas foram identificadas como Maria da Conceição Isidoro da Silva, de idade não divulgada, e Riquelme da Silva, de apenas 10 anos.

 

Os corpos da avó e do neto foram encaminhados para o Instituto Médico Legal da cidade de Itamaraju. Não há informações sobre data e local de velório e sepultamento das vítimas. As três pessoas que ficaram feridas, de 22, 36 e 41 anos, estavam no outro veículo. Elas foram socorridas e encaminhadas para uma unidade de saúde na cidade de Prado segundo o G1. Não há informações atualizadas sobre o quadro clínico dos sobreviventes.

Bahia

15 de Out // G1 | Bahia

O retorno do feriado prolongado, por conta do Dia de Nossa Senhora Aparecida, foi de movimento intenso na manhã desta segunda-feira (15) nas estradas federais que cortam a Bahia, no sentido Salvador, e na região da rodoviária da capital baiana. No ferry boat, por outro lado, o fluxo de veículos e pedestres é tranquilo tanto no terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, como no de São Joaquim, na capital.

 

Nas proximidades da rodoviária de Salvador uma grande fila se formou do lado de fora do terminal, por volta das 6h , conforme a Internacional Travessias. Motoristas que passavam pela Avenida Tancredo Neves, sentido Avenida Bonocô, também encontravam pontos de lentidão. Pela BR-324, o movimento de volta à capital baiana também foi intenso.

 

Muita gente que passou o feriado fora de Salvador deixou para retornar nesta segunda-feira, para fugir da volta para casa no domingo. Já na travessia de lanchas entre Salvador e Mar Grande, o movimento de passageiros é intenso na manhã desta segunda-feira, sendo que o maior fluxo de usuários ocorre no sentido da ilha de Itaparica para a capital. Com oito embarcações desde as 5h, o sistema está com horários de saída a cada 30 minutos.

Bahia

15 de Out // G1 | Bahia

Um jovem suspeito de participar da troca de tiros que terminou com o assassinato do sargento da Polícia Militar Françual Manoel Santos, de 48 anos, na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, morreu em um novo confronto com policiais na madrugada deste último domingo (14), em Porto Seguro, na mesma região. A informação foi divulgada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

 

O jovem foi identificado como Bruno Conceição de Souza, o "Shrek", de 21 anos. Ele era o único envolvido na ação que ainda estava vivo. Além de Bruno, outros três comparsas dele teriam participado da troca de tiros contra o sargento, em fevereiro deste ano. Um deles morreu na mesma ação que o PM e outros dois em confrontos com policiais ocorridos após o caso.

 

Bruno Conceição foi surpreendido por equipes do 8° Batalhão da Polícia Militar (Porto Seguro) após uma denúncia. O jovem estava em uma festa, no distrito de Pindorama, em Porto Seguro, quando foi localizado. Durante a abordagem, segundo a SSP, houve um confronto e o suspeito acabou ferido. Ele foi socorrido, mas não resistiu. Com Bruno, de acordo com a secretaria, foram encontrados uma pistola calibre 40, carregador, munições e drogas.

Bahia

15 de Out // | Bahia

Uma sequência de agressões, tanto psicológicas quanto físicas, culminou com um pai arremesssando o filho de apenas oito anos em um açude na localidade de Bonfim de Feira, na zona rural da cidade de Feira de Santana. O vaqueiro teria jogado o garoto com mãos e pés amarrados na água porque encontrou o pequeno em um estabelecimento de jogos, onde o mesmo estava proibido de frequentar.

 

A mãe da criança, Jaciane Lobo, confirmou à reportagem que o menino foi castigado pelo pai, seu ex-companheiro, e que as agressões são constantes. “Várias vezes, ele bateu com chicote, de bota, com o que tiver ele bate no menino. Assustado e sentindo dores de noite, ele não está dormindo direito”, relatou a mãe do garanto durante entrevista.

 

A conselheira tutelar Érica Moreira informou que o caso foi descoberto através de uma denúncia da escola onde a criança estuda. “A escola ligou para o conselho e encaminhou a denúncia. A gente já conversou com a criança, que confirmou todas as agressões, tanto psicológicas, como físicas, e a criança alegou que foi amarrado nos braços e nas pernas e foi jogada duas vezes dentro desse açude, e quando ia se afogar, o pai tirava, puxava”, relatou.

Bahia

13 de Out // Foto reprodução/ A Tarde | Bahia

Um bebê de 1 ano e 8 meses morreu na manhã deste sábado, 13, após sofrer complicações em decorrência a ingestão de querosene. A. S. d. S. S. estava internada no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador).

 

De acordo com informações da delegada responsável pelo caso, Danielle Mathias, ao site Acorda Cidade, a criança passou mal por volta das 17h40 desta sexta-feira, 12, enquanto brincava no quintal da casa onde residia na rua Bangu, no bairro Parque Ipê. A vítima teria enchido um brinquedo com o produto e ingerido em seguida.

 

Ainda de acordo com a delegada, um dos pais da menina trabalha com querosene e por isso mantinha o material em casa. Ela chegou a ser socorrida em uma Policlínica e encaminhada ao HEC, mas não resistiu.

Bahia

13 de Out // | Bahia

A Polícia Federal e a Aeronáutica, com auxílio da 23 Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), apuram um pouso forçado, na zona rural do município de Belmonte. A Aeronave que saiu de Porto Seguro, localizado no Sul da Bahia, segundo informações iniciais, teve uma pane e precisou aterrissar. O piloto fugiu do local e a quantidade de tripulantes era irregular.

 

A aeronave de prefixo PU-OLC foi alugada, na manhã de quinta-feira (11), e decolou do aeroporto Flyclub (Porto Seguro) com destino final a cidade de Canavieiras, também no Sul da Bahia. Quando passava por distritos de Santa Cruz Cabrália o motor do aeroplano explodiu e o piloto foi obrigado a fazer um pouso forçado em Brejinhos, zona rural de Belmonte. 

 

Agricultores socorreram Breno Cancado da Cunha Peixoto e Leonardo Alberto Pimenta Machado, ambos de Belo Horizonte. Com escoriações em várias partes do corpo eles informaram que alugaram a aeronave no próprio Flyclub e ressaltaram não conhecer o piloto que acabou fugindo. Os policiais civis conseguiram a informação de que o piloto é conhecido na região pelo prenome de Egdar e que o aeroplano só poderia levar duas pessoas. 

Bahia

12 de Out // G1 | Bahia

O professor Thiago de Oliveira Moreira, que lecionava Direito Constitucional na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Jacobina, na região norte, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça e foi afastado do cargo, na quinta-feira (11), por suspeita de crimes sexuais contra alunos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

 

O MP ofereceu denúncia contra o professor. Conforme o órgão, Thiago de Oliveira tomou conhecimento da decisão por meio de advogado e ficou de se apresentar à Justiça ainda na quinta, mas não fez e, por isso, é considerado foragido.Segundo o MP, o pedido de prisão tem como base depoimentos e provas apresentadas por mais de uma dezena de alunos e alunas.

 

Os alunos relataram crimes de assédio sexual, ameaças e lesões corporais. Além disso, o professor também é acusado pela prática de crimes contra a Administração Pública, como prevaricação e supressão de documentos públicos. Os detalhes dos crimes não foram divulgados. De acordo com o MP, Thiago, que também atua como advogado, é professor da Universidade do Estado da Bahia desde o ano de 2007 segundo informações do G1.

Bahia

12 de Out // Foto: Cláudia Cardozo/ Bahia Notícias | Bahia

A Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), em nota, manifestou apoio aos juízes de 1º Grau da Justiça baiana segundo informações do Bahia Notícias. A manifestação da Amab ocorreu após a revelação de um parecer do Ministério Público da Bahia (MP-BA) em que é dito que ações contra autoridades podem prescrever caso elas percam o foro privilegiado e deixem de ser julgadas no 2º Grau de Justiça.

 

Caso ficou evidente após divulgação de perda de foro do deputado Marcos Prisco. O deputado perdeu foro privilegiado em ação por falsidade ideológica. O Ministério Público da Bahia respondeu que os casos eram "distintos". A Amab manifestou apoio diante de “qualquer tentativa que busque minimizar os esforços e o trabalho incansável e imparcial destes juízes”.

 

“Refutamos generalizações, sobretudo aquelas que distorcem a realidade dos fatos”, diz a juíza Elbia Araújo. A Amab afirma que os juízes baianos estão entre os mais produtivos do país, indicando que cada um baixou em média 2,1 mil processos em 2017. “Temos muito o que avançar, mas estamos mostrando para a sociedade baiana que os juízes estão empenhados em garantir um serviço jurisdicional cada vez melhor e com mais eficiência.

Bahia

11 de Out // G1 | Bahia

Um homem de 40 anos, suspeito de ser o dono de mais de duas toneladas de maconha, que foram apreendidas em um caminhão e de um carro de luxo, no município de Cândido Sales, localizano no centro-sul da Bahia, morreu, nesta quinta-feira (11), após se envolver em um confronto com policiais militares, na noite desta última quarta-feira (10). A informação é da Polícia Militar.

 

Segundo informações, o suspeito, identificado como Marcos Lima Costa, se envolveu de uma troca de tiros com a polícia por volta das 21h, quando foi atingido. Ele foi socorrido para o Hospital Municipal de Cândido Sales, mas, na manhã desta quinta, não resistiu aos ferimentos. De acordo com a PM, uma pistola e munições foram apreendidas com o suspeito.

 

A PM informou que Marcos Costa foi o suspeito que conseguiu fugir do galpão, usado para armazenar entorpecentes. No local, a polícia encontrou 440 kg de maconha e um veículo de luxo com mais 60 kg da mesma droga. A polícia encontrou mais de duas toneladas de maconha na terça-feira. Parte do material foi achado em um caminhão, durante abordagem policial, e também em um carro de luxo dentro de um galpão, em Cândido Sales.

Bahia

11 de Out // G1 | Bahia

Uma mulher foi atropelada após um carro invadir um mercado, no final da tarde desta última quarta-feira (10), na cidade de Ubaitaba, localziada no sul da Bahia. Vídeos gravados por câmeras de segurança do estabelecimento mostram o acidente. Nas imagens, é possível ver o momento em que o veículo bate em outro, que está no estacionamento do mercado, e, em seguida, invade o estabelecimento.

 

A vítima, que estava entre a porta e um caixa, é atingida pelo carro. Depois, o veículo segue para o interior do mercado e a mulher cai no chão. Aparentemente desesperada, ela levanta e corre, mancando. Outras pessoas que estavam dentro do mercado também fogem. O carro só parou após bater em uma parede, nos fundos do estabelecimento.

 

Não há informações sobre o que provocou o acidente. A mulher que foi atropelada foi socorrida e levada para um hospital da região segundo informações do G1. Ela não teve ferimentos graves, segundo o dono do mercado, que preferiu não se identificar. O empresário disse ainda que a motorista do carro, que não teve o nome divulgado, se comprometeu a pagar pelo conserto do estabelecimento. O caso não foi registrado na Polícia Civil da cidade.

Bahia

10 de Out // | Bahia

Uma ação das polícias Militar e Federal localizou mais 2,3 toneladas de maconha em Cândido Sales. O flagrante foi registrado na noite desta terça-feira (9). A partir de informações de um possível transporte de drogas, as equipes da PM e PF montaram um bloqueio na BR-116. Por volta das 22h, o caminhão com placa BZN-4752, que aparentemente levava apenas bobinas de papel, foi abordado.

 

Com cão farejador, os pacotes com maconha prensada somando 1,8 tonelada foram encontrados. O caminhoneiro Joaquim Carlos de Souza informou que pegou a droga no Paraná e que o destino final seria Salvador. Ainda em depoimento preliminar, ele contou aos policiais sobre um local, também em Cândido Sales, usado para armazenar entorpecentes.

 

No galpão foram encontrados mais 440 kg de maconha e um veículo da marca Audi com mais 60 kg da mesma droga. Um homem conseguiu fugir pelo matagal quando notou a chegada da polícia, mas uma mulher, identificada como Marilene Pereira Porto Lima, terminou capturada. As 2,3 toneladas de maconha, o caminhão e o carro importado foram apreendidos e apresentados na base da Polícia Federal na cidade de Vitória da Conquista.

Bahia

10 de Out // G1 | Bahia

Cerca de 20 professores em desvio de função ocupam, desde a tarde de terça (9), a sede da Secretaria de Educação de Itabuna, para reivindicar o pagamento de sálarios atrasados. A categoria está em greve há mais de um mês. A paralisação afeta 98 escolas e 17 mil alunos na cidade. Segundo informações da Simpi, os professores chegaram na prefeitura no início da tarde e só vão sair quando o pagamento for feito.

 

Um representante da prefeitura foi ao local e informou que o pagamento referente ao mês de agosto vai ser feito na quarta-feira (10), mas não há previsão para a regularização do mês de setembro. A Prefeitura informou, por meio de nota, que lamenta o ocorrido e que procura um diálogo com os professores para que o espaço da secretaria seja desocupado.

 

Os professores reivindicam 6,81% de reajuste para docentes de nível II e III, são contra a mudança do regime trabalhista para um regimento estatutário próprio, além do pagamento de salários atrasados. Com relação aos salários atrasados, os representantes da categoria dizem que os professores em desvio de função, que por motivo de saúde estão fora da sala de aula, mas atuando em outras atividades, estão sem receber desde agosto.

Bahia

10 de Out // G1 | Bahia

A busca pela liberação de dois corpos que estão no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, no sul da Bahia, se transformou em um desafio para duas famílias da região. Os dois corpos pertencem a pessoas que foram vítimas de incêndio e, por isso, é preciso um exame de DNA para que a saída do local seja autorizada. Homem vai a IML três vezes por mês para tentar liberação do corpo da mãe.

 

O material é colhido em Ilhéus, mas o exame é feito pelo DPT central, em Salvador. As famílias denunciam a demora para os resultados dos testes. Uma dessas famílias é a de dona Ivonete Maria dos Santos, que morreu em fevereiro deste ano, aos 62 anos. O filho dela, Robson dos Santos se desloca três vezes por mês até o DPT para acompanhar o processo.

 

Sete meses depois, o resultado do DNA ainda não ficou pronto. "Eles só falaram para mim que, se eu tiver sorte, o resultado de minha mãe chega antes de 8 meses. Só que já tem 7. Isso é uma falta de respeito com o ser humano", conta Robson. A demora para receber o resultado deixa a família de Robson angustiada e aumenta a dor da perda segundo informações do G1. O pedreiro e os outros familiares querem se despedir de dona Ivonete.

Bahia

09 de Out // G1 | Bahia

O homem que ilustrava o oito de paus do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia morreu em confronto com equipes das Polícias Federal e Militar, na segunda (8). O caso ocorreu na localidade de Jauá, que fica em Camaçari, região metropolitana de Salvador. De acordo com a secretaria, um comparsa de Lucas Oliveira de Jesus, que ainda não foi identificado, também morreu na ação.

 

Lucas, que era conhecido como "Albiere", chefiava o tráfico de drogas em Camaçari e em Simões Filho. A Secretaria informou que Lucas também era envolvido em homicídios e roubos. Ele estava escondido na região, juntamente com o comparsa. A dupla foi localizada após monitoramento da polícia, que, ao chegar no local foi recebida a tiros pelos suspeitos e revidou.

 

Lucas e o comparsa chegaram a ser levados para o Hospital Menandro de Faria, mas não resistiram aos ferimentos. Com a dupla, de acordo com a Secretaria de Segurança, os policiais apreenderam uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, meio quilo de maconha e um carro. Participaram da ação guarnições das Rondas Especiais (Rondesp) Região Metropolitana, das 53ª (Mata de São João) e 59ª (Vilas de Abrantes) CIPMs e da PF.

Bahia

09 de Out // G1 | Bahia

Uma mulher foi presa em flagrante suspeita de estelionato contra uma idosa de 82 anos, identificada como Maria Luiza de Jesus. Segundo informações da polícia, a suspeita enganou a idosa afirmando ser parente a fim de conquistar a confiança de Maria Luiza para realizar saques no banco. A prisão foi realizada no sábado (6), na casa da suspeita, em Canavieiras, cidade do sul do estado.

 

A idosa morava sozinha em Santa Luzia. Lá, a suspeita se apresentou a ela como Laytyane Costa, dizendo ser sua parente. A mulher teria dito que Maria Luiza tinha um dinheiro para receber e a convenceu a ir com ela para Canavieiras. A acusada teria retido o cartão da conta bancária da vítima, realizando saques de valores de benefícios, como pensão e aposentadoria.

 

Laytyane tentou fugir quando os policias civis chegaram, mas foi alcançada segundo o G1. Os agentes apreenderam com ela os documentos da idosa, 17 cartões de benefício de aposentados, procurações e contratos de empréstimos consignados, além de documentos pessoais da vítima. A mulher trabalhava na cidade de Canavieiras como cuidadora de idosos e foi atuada em flagrante por estelionato e retenção de cartão magnético.





Classificados


Enquete



Mais Lidas