Notícias

Baixo Sul

Baixo Sul

14 de Jun // | Baixo Sul

A operação conjunta das polícias Civil e Militar realizada na manhã desta quinta-feira (14), no município de Valença, baixo sul da Bahia, terminou com 13 homens presos e quatro menores apreendidos. A ação teve como objetivo combater o tráfico de drogas na região segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

 

Entre os 13 presos adultos estão Thiago da Silva Andrade, mais conhecido como "Guelo", líder da facção; Ademir Santos de Jesus, o "Demi", braço direito da organização; e Wangler Napoleão Soares de Souza, apelidado de "Guiguito", gerente da quadrilha. O trio é investigado por pelo menos 20 homicídios em Valença.

 

Com eles e os outros 10 comparsas foram encontrados uma pistola calibre 9 mm, uma pistola calibre 40, um revólver calibre 38, munições e drogas. Entre os quatro adolescentes apreendidos, a polícia diz que um de 14 anos é o que acumula o maior número de homicídios. Não foi informado, contudo, quantas mortes são relacionadas ao menor. Ainda segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, participam da ação mais de 200 policiais.

Baixo Sul

13 de Jun // | Baixo Sul

Dois irmãos foram encontrados mortos na tarde desta última terça-feira (12) em uma pousada do município de Ipiáu, cidade no sul da Bahia. A polícia apura o caso. Uma das linhas de investigação é que os dois, um homem e uma mulher, possam ter se suicidado. A pousada fica entre a Praça do Cinquentenário e a Rua Tomé de Souza.

 

Os corpos foram encontrados, por volta das 13h, por um funcionário do estabelecimento, que suspeitou da falta de movimentação dos hóspedes, de acordo com a Polícia Civil. Os irmãos sofriam de depressão. Eles foram identificados como professor de inglês Charles Alves de Figueiredo, de 42 anos, e Taíze Alves de Figueiredo, de 37.

 

Charles era professor de um colégio estadual no município de Canavieiras, onde residia. Familiares disseram à polícia que ambos faziam tratamento psicológico e psiquiátrico. Conforme a polícia, não foi constatado sinais de arrombamento no quarto onde eles estavam e nem marcas de violência nos corpos segundo informações do G1. Os corpos de Charles e Taíze foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié.

Baixo Sul

13 de Jun // | Baixo Sul

Um homem foi preso em flagrante nesta última terça-feira (12) suspeito de estuprar e assassinar a mãe no município de Valença, localizado no baixo sul da Bahia. A informação é da Polícia Civil. Conforme apontam as investigações, o pedreiro Reginaldo da Boa Morte Santos, de 60 anos, morava com Vítima e o crime teria ocorrido no imóvel.

 

A polícia detalhou que, após o estupro, o idoso assassinou a mãe por asfixia, que iria fazer 76 anos, nesta quarta-feira (13). De acordo com o delegado José Raimundo Néri Pinto, coordenador da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (Coorpin Valença), o autor alegou que cometeu o crime por estar alcoolizado.

 

Ainda segundo a polícia, Reginaldo tentou ocultar a morte da mãe ao limpar o local do crime e tentar enterrar o corpo da vítima. As investigações apontam ainda que a mãe de Reginaldo entrou em luta corporal com o agressor para tentar se defender. Reginaldo foi autuado por estupro seguido de morte e segue preso em Valença à disposição da Justiça. A prisão foi realizada por policiais da delegacia territorial do município segundo o G1.

Baixo Sul

01 de Jun // | Baixo Sul

Mais de 20 pessoas que participavam de uma procissão de Corpus Christi foram atropeladas em Piraí do Norte, município que fica localizado no Baixo Sul. O acidente ocorreu no final da noite de quinta-feira (31), por volta das 23h. De acordo com informações da polícia, os fiéis estavam no bairro Coité, quando um carro desgovernado desceu a ladeira.

 

Com isso, várias pessoas foram atingidas pelo carro desgovernado. Algumas delas chegaram a ficar presas debaixo do veículo. Informações preliminares apontam que algumas vítimas tiveram fraturas expostas e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Base, em Itabuna.

 

Outras pessoas, com lesões mais leves, foram encaminhadas para cidades vizinhas. Segundo a polícia, informações de testemunhas apontam que o condutor ficou sem freio e perdeu o controle do veículo. Ele foi retirado do local por conhecidos, já que havia o risco de tentativa de linchamento. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas, nem do número exato de feridos. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Baixo Sul

30 de Mai // | Baixo Sul

Por conta dos reflexos da greve dos caminhoneiros, algumas cidades do Recôncavo e Baixo Sul estão diminuindo o número de dias dos festejos. Outras, como Valença, resolveram cancelar a festa junina A arrecadação dos municípios caiu em torno de 30% por conta da greve nacional dos caminhoneiros, segundo divulgou a União das Prefeituras da Bahia (UPB).

 

Na terça (29), a Prefeitura de Valença anunciou em sua página oficial que ‘em virtude das grandes dificuldades econômicas que ocorrem nos meses de junho e julho decidiu cancelar o São João 2018’ na cidade. O prefeito Ricardo Moura convocou uma reunião emergencial com todo o secretariado para avaliar a decisão.

 

Diante das atuais dificuldades econômicas na administração pública resolveu suspender a festa. A prefeitura levou em conta vários fatores para a decisão, entre eles, a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de receita do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços proveniente da greve nacional dos transportes de cargas, onde as mercadorias não circulam acarretando na diminuição drástica da geração de impostos.

Baixo Sul

12 de Mai // Gildásio Cavalcante | Baixo Sul

s sérios problemas sofridos pelos moradores de Morro de São Paulo continuam sem solução. Apesar da baixa estação, os turistas que chegam diariamente à localidade passam pelo esfacelado atracadouro do distrito pertencente à prefeitura de Cairu. Nesta sexta-feira (11), o BNews recebeu fotos do local por onde passam 300 mil turistas por ano.

 

Em dezembro do ano passado, o BNews mostrou a situação do atracadouro: uma ponte de ferro que sofre os efeitos da corrosão da água do mar. Cerca de 15 mil pessoas passaram por Morro no fim do ano. De lá para cá nada foi feito.

A prefeitura de Cairu diz que a manutenção do equipamento é de total responsabilidade da Agerba, através da empresa Datolli. Já a Agerba diz que é da prefeitura.

 

Em contato com a reportagem, o presidente da Associação de Informantes e Carregadores de Morro de São Paulo, Elielson Santos, afirmou que representantes da Datolli informam aos trabalhadores que não há recursos para serem executados no equipamento. “A empresa não fez e não nos fala nada. Até já nos reunimos e sugerimos que contratassem nosso pessoal para ajudar, mas eles dizem que não tem dinheiro”. 

O presidente ainda mostra a preocupação no desabamento da ponte. “O mesmo pode acontecer como em Madre de Deus e pode matar pessoas. É uma vergonha termos um terminal com uma entrada tão feia, no terceiro maior destino turístico da Bahia. Não temos flutuantes e quando as lanchas chegam temos que descer para ajudar as pessoas e saírem. Crítico mesmo”. Santos ainda acrescentou que a ponte está rachada na parte inferior. 

 

A reportagem tentou contato com a Dattoli, mas foi informada de que o gerente de relações públicas da empresa não se encontrava. Um e-mail foi enviado solicitando respostas para os problemas citados. 

Baixo Sul

10 de Mai // | Baixo Sul

Dois irmãos foram presos nesta última quarta-feira (10), na cidade de Aurelino Leal, localizado no Baixo Sul, após confessarem ter matado com requintes de crueldade e escondido o corpo do administrador da fazenda onde trabalhavam. Segundo a polícia, a dupla alegou ter matado a vítima porque ele teria desligado o sinal de Wi-Fi do imóvel.

 

Reinan Oliveira da Silva, de 20 anos, e Venício da Silva dos Santos, 18, foram presos enquanto jogavam futebol na mesma fazenda onde mataram a vítima, identificada como Miguel Mário Oliveira Santos, 51 anos. O crime aconteceu na noite do dia 21 de dezembro de 2017. Reinan e Venício estão detidos na delegacia de Aurelino Leal.

 

De acordo com o delegado Lane Andrade, as investigações apontam que os suspeitos mentiram sobre a motivação do assassinato de Miguel Mário de Oliveira. A suspeita do delegado é de que os dois tenham cometido latrocínio, que é o roubo seguido de morte, e criaram a versão sobre o sinal da internet, na tentativa de abrandar a pena. Conforme o delegado, a motocicleta da vítima sumiu da fazenda no mesmo dia em que ele foi assassinado.

Baixo Sul

09 de Mai // | Baixo Sul

Por analogia à decisão do STF, que restringiu o foro privilegiado para parlamentares, o desembargador Julio Travessa, do TJ-BA, remeteu o processo do prefeito de Canavieiras, Clóvis Roberto Almeida de Souza, para primeira instância. Essa é a primeira decisão neste sentido no Brasil. O processo foi remetido para a Vara Criminal de Canavieiras.

 

O prefeito é acusado de homicídio culposo e não tem foro privilegiado, já que o crime não aconteceu enquanto o gestor estava no mandato, e sim quando o prefeito exercia a função de médico. O desembargador concorda integralmente com as fundamentações exaradas pelo plenário do STF, como também pelo Ministro Luis Felipe Salomão, do STJ.

 

“Entende este Julgador ser impositivo, no âmbito deste Egrégio TJ, a remessa das ações penais originárias relativas a detentores de mandatos eletivos, quando os fatos apurados tenham sido cometidos antes da assunção do cargo ou, ainda que após esse marco, não possuam nenhuma relação com a função pública exercida, salvo quando já encerrada a instrução, entendido tal termo como sendo a intimação das partes para apresentação de alegações finas”.

Baixo Sul

04 de Mai // | Baixo Sul

ma jovem de 18 anos foi presa dentro de um ônibus no distrito de Guaibim, na cidade de Valença, no baixo sul da Bahia, com 2 kg de cocaína dentro de um urso de pelúcia grande. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a prisão foi feita na manhã desta sexta-feira (4), por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira. O material e a suspeita presa foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Valença.

Segundo a polícia, a suspeita, identificada como Laíse Ribeiro de Oliveira, foi flagrada com um tablete de pasta base de cocaína dentro do brinquedo durante abordagens a veículos, em uma operação em combate ao tráfico de drogas. Ainda de acordo com a polícia, após a abordagem, a jovem confessou que tinha mais drogas guardadas na casa dela. Os policiais foram até o local e encontram mais 2k de cocaína no imóvel, além de mais de R$ 1.900, e porções maconha.

Baixo Sul

20 de Abr // | Baixo Sul

O prefeito de Cairu, Fernando Antônio dos Santos Brito, foi denunciado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia ao Ministério Público estadual (MP-BA) por ter burlado concurso público. De acordo com a Corte de contas, o gestor contratou irregularmente a Cooperativa de Trabalho de Atividades Gerais da Bahia ao custo total de R$13,4 milhões.

 

Segundo o TCM, ficou constatado que a cooperativa apenas intermediou a contratação de mão de obra, o que configura burla ao indispensável concurso público. Diante do valor milionário envolvido na contratação, o relator do processo, conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, determinou a formulação de representação ao MP.

 

A formulação é para que se apure a prática de ato de improbidade administrativa. Brito ainda foi multado em R$20 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Também foi determinado que, no prazo de 180 dias, a administração promova a rescisão do contrato, caso ainda vigente, e adote as providências para a realização de concurso público. O prefeito ainda pode recorrer da decisão expedida na sessão realizada nesta últim quinta-feira (19).

Baixo Sul

15 de Abr // | Baixo Sul

Um acidente na noite de sábado (14), no Caminho 20 do bairro ACM, deixou cinco pessoas feridas. Segundo apurou o Giro no local, uma caminhonete usada como mini-trio subia a ladeira da rua, quando o veículo perdeu força e desceu de ré, tombando em seguida. Seis pessoas estavam em cima da estrutura de som montada sobre o veículo.

 

Uma jovem sofreu um corte na região do tornozelo. Ela e outras duas pessoas foram atendidas por equipes do Samu, sendo encaminhadas para o hospital da cidade, para serem submetidas a exames mais detalhados. A Polícia Militar também prestou socorro à outros dois. Um pedestre ficou em estado de choque e também foi atendido.

 

As vítimas fazem parte do grupo Vinde Jovem, da Paróquia de São Roque, e estavam fazendo a propaganda da Puxada Católica, que aconteceu neste domingo em Ipiaú. No dia seguinte ao acidente, um dos coordenadores do evento informou que todos os feridos estavam fora de perigo e que iriam participar da Puxada. Após a finalização da ocorrência, a Polícia Militar registrou o total de cinco feridos segundo informações do Giro em Ipiaú.

Baixo Sul

13 de Abr // | Baixo Sul

Mais um sequestrador do ex-prefeito de Valença, Ramiro José Campelo de Queiroz, foi preso na quinta-feira (12) pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Cleber dos Santos Freire, 40 anos, teve mandado de prisão preventiva cumprida em Salvador, ao deixar a casa da filha no bairro de Sussuarana, segundo a Polícia Civil. Cleber foi responsável por vigiar o ex-prefeito no cativeiro em Dias D'Ávila, segundo o delegado Cleandro Pimenta, da Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro, do Draco.

“Com a prisão de Cleber conseguimos chegar a um dos locais onde a vítima foi mantida em cárcere”, diz Pimenta. O imóvel onde o ex-prefeito era mantido foi alugado por Márcio Reis dos Santos, o Bradock, membro da quadrilha que foi preso em 14 de fevereiro com outros três sequestrados, Geraldo Alves de Carvalho Neto, Carlos Eduardo Rabello e André Luis Maciel Santos. Eles dividiam o resgate pago pela família da vítima, 451 mil dólares.


Valor recuperado
Um total de US$ 451 mil foi recuperado pela Polícia Civil baiana com quatro homens envolvidos no sequestro do ex-prefeito de Valença e empresário Ramiro José Campêlo de Queiroz. O dinheiro foi apreendido em operação realizada em Caçapava, no interior de São Paulo, na Quarta-feira de Cinzas (14). O valor, que ultrapassa R$ 1 milhão, foi pago pela família de Ramiro para a libertação da vítima, sequestrada no dia 18 de janeiro.

Baixo Sul

10 de Abr // | Baixo Sul

Um bebê de dois meses, nascido em Ubatã, enfrenta problemas no coração e está internado no Hospital Geral de Ipiaú há um mês. Ele aguarda por uma vaga em um leito pediátrico de Salvador desde quinta-feira (5). A mãe de Leonardo Davi, Sandra Jovem Almeida de Jesus, de 23 anos, contou que o bebê nasceu com o problema no coração.

 

Ele respira com ajuda de aparelhos e se alimenta por meio de sonda. "A situação dele é grave. Estou aqui [no HGI] com ele há mais de um mês e nada foi resolvido. Ninguém me dá nenhuma posição e eu estou desesperada". A jovem contou ainda que, na segunda-feira (9), a criança passou mal e a suspeita dos médicos é de que ele tenha contraído uma infecção hospitalar.

 

Ainda conforme Sandra, um médico responsável por fazer o exame de ecocardiograma da criança informou que a cirurgia precisa ser feita antes de Leonardo atingir os três meses, por conta do estado debilitado dele. A criança completa os três meses na próxima segunda (16). "O coração dele é complicado. Estou muito preocupada, pois não é fácil". A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ubatã informou que o caso está sendo acompanhado.

Baixo Sul

05 de Abr // | Baixo Sul

Parte do teto de uma das salas da delegacia de Itacaré, localizado no Baixo da Sul da Bahia, caiu na madrugada desta quinta-feira (5). O espaço do desabamento é onde fica a sala de plantão e parte da cozinha da unidade policial. Em função do incidente, de acordo com o Sindicato dos Policiais Civil da Bahia (Sindpoc), o atendimento na delegacia foi suspenso por 24 horas.

O presidente do Sindpoc, Marcos Maurício, informou ainda que há mais de 40 dias a única viatura da unidade encontra-se com problemas mecânicos e não pode sair da delegacia. "Mais de 95% das delegacias baianas estão sucateadas, o efetivo policial, na maioria delas, é muito reduzido, não existe uma política de capacitação dos servidores, temos muitos policiais com doenças ocupacionais, a exemplo da síndrome de pânico e depressão", defende o sindicalista.

Baixo Sul

03 de Abr // | Baixo Sul

Apontado como líder de uma quadrilha responsável por sequestros na região do Baixo Sul da Bahia, Manoel Rafael Bispo de Jesus, conhecido como "Jorge Bocão", foi morto em confronto com a polícia na madrugada desta terça-feira (3). Ele ocupava a carta 9 de Paus do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP).

 

Jorge Bocão comandou o sequestro de uma cabeleireira, no bairro do Costa Azul, em Salvador, no ano de 2015. Ele também tinha participação também no tráfico de drogas, homicídios e roubos a banco. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, Jorge Bocão estava escondido na zona rural da cidade de Camamu.

 

Ele foi encontrado após denúncia anônima e, segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, quando policiais chegaram até o imóvel indicado, o criminoso disparou contra os agentes. Durante confronto ele foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Jorge Bocão era considerado um dos mais procurados da região e líder de sequestros realizados principalmente em Valença e cidades do entorno no Baixo Sul segundo informações do G1.

Baixo Sul

29 de Mar // | Baixo Sul

Na tarde desta quinta-feira (29), faleceu o advogado José Carlos Barreto conhecido mais como Cal Barreto. Segundo informações que chegaram ao departamento de jornalismo do Portal Infosaj, o advogado estava com a família e amigos no Morro de São Paulo onde passaria o feriado prolongado. Cal acabou passando mal vindo a óbito.

 

A causa da morte é desconhecida, mais há suspeita de que ele tenha sofrido um infarto fulminante. Residente em Santo Antônio de Jesus, o advogado tinha um escritório localizado próximo ao Villa Inglesa onde advogava há muitos anos. O corpo será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica da cidade de Valença.

 

O corpo de Cal será velado no Velório Paroquial onde o advogado deve receber o adeus de amigos e familiares. Possivelmente, o enterro deve acontecer na tarde desta sexta-feira (30). Reconhecido em Santo Antônio de Jesus e cidades da região, o advogado Carlos Barreto exerceu sua função com grande honra. Ele deixa esposa e filhos. A equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo se solidariza com amigos e familiares neste momento de dor.

Baixo Sul

27 de Mar // | Baixo Sul

Guarnições da 33ª Companhia Independente de Polícia Militar de Valença, recuperaram nesta última segunda-feira (26), segundo informações da SSP-BA, cédulas de dólares, pesos argentinos e reais, além de outros objetos, furtados da residência de um grupo de turistas argentinos na comunidade de Mangaba, localizado no Morro de São Paulo.

 

Com Leandro de Jesus dos Santos, conhecido como 'Limão', responsável por invadir o imóvel, a polícia encontrou dinheiro (1.488 dólares, 427 pesos argentinos e R$ 2.784), dois carregadores para celular, um powerpack, uma caixa de som portátil, uma mochila, um porta-moedas, duas carteiras e duas pochetes, dentre outros objetos.

 

De acordo com o comandante da 33ª Companhia Independente, major PM Alexandre Costa de Souza, os policiais chegaram até Limão após relatos de populares. “Ele já é conhecido na área, por prática de outros delitos”, revelou, acrescentando que o criminoso seguiu, juntamente com o que foi apreendido em seu poder, para a Delegacia Territorial de Cairu, onde foi autuado em flagrante segundo informações da Secretaria de Segurança Pública.

Baixo Sul

24 de Mar // Gildásio Cavalcante | Baixo Sul

O delegado-geral, Bernardino Brito Filho, reuniu-se, nesta sexta-feira (23), com as equipes da Polícia Civil que atendem à localidade de Morro de São Paulo, na cidade de Cairú, na zona turística da Costa do Dendê, onde será instalado um Núcleo de Atendimento ao Turista, que irá oferecer um suporte especializado pra quem visita a região.

 

Participaram do encontro o coordenador regional, delegado José Raimundo Néri Pinto, da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Valença), a titular da Delegacia Territorial (DT), de Cairú, que atende a ilha de Morro de São Paulo, delegada Argimária Soares, a secretária municipal do Turismo, Diana Farias, e o administrador do município Fabiano Campos.

 

De acordo com Bernardino Brito, a visita teve como objetivo realizar um levantamento técnico das ocorrências registradas, naquela região, para propiciar ações que visam fortalecer a área de atendimento ao turista. “O Núcleo deverá funcionar até a tramitação da sugestão para a criação de uma Deltur que atenda ao turista que visita Morro de São Paulo”, pontuou o gestor.

Baixo Sul

20 de Mar // | Baixo Sul

Um incêndio destruiu parcialmente um restaurante em Morro de São Paulo, no município Cairu, na região turistística da Costa do Dendê, na manhã desta terça-feira (20). As chamas altas levaram pânico à população local, comerciantes e turistas. Segundo a polícia, a causa do incêndio ainda é desconhecida.

 

“As chamas foram altas, a população entrou em pânico, muita gente desceu para a praia, inclusive turistas. Não temos mais baixa estação. Morro de São Paulo pode não estar lotada, mas sempre tem turistas”, declarou a delegada Argimária Soares, titular da Delegacia de Cairu. As chamas foram controladas pelos próprios moradores.

 

Não houve feridos. O incêndio aconteceu no Restaurante Buda Beach, na Segunda Praia do Morro de São Paulo, por volta das 10h. O fogo foi contido pelos moradores da região. Eles usaram baldes com água e mangueiras. “Aqui não tem Corpo de Bombeiros. A brigada que temos aqui não tem estrutura e a população foi quem apagou o fogo", disse a delegada. As causas do acidente são desconhecidas segundo informações do Correio da Bahia.

Baixo Sul

08 de Mar // Redação | Baixo Sul

Na manhã desta quinta-feira (08), foi deflagrada uma operação da Polícia Civil no município de Valença, localizado no Baixo Sul, sob o comando do delegado Dr. José Raimundo Neri Pinto, que comanda a 5ª Coordenadoria de Polícia do Interior. O objetivo da operação foi localizar e dar cumprimento aos mandados de prisão de preventiva contra integrantes de uma organização criminosa, responsável pelo tráfico de drogas e diversos homicídios na região.

Durante a diligência, a equipe da polícia civil foi recebida por disparos de arma de fogo efetuados pelos criminosos, tendo os policiais prontamente revidado a injusta agressão, alvejando 0três deles, os quais foram imediatamente socorridos, mas vieram a óbito na emergência da Santa Casa de Valença segundo informações do Malhas da Lei. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Valença.

Baixo Sul

01 de Mar // | Baixo Sul

Dois homens suspeitos de tráfico de drogas e homicídios na cidade de Valença, no baixo sul da Bahia, morreram em um confronto com policiais militares, na tarde de quarta-feira (28). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a ação três armas de fogo, munições e drogas foram apreendidas.

 

Segundo a secretaria, dois adolescentes, de 15 e 16 anos, que fariam parte da mesma quadrilha, também foram apreendidos durante a operação. A SSP informou que o confronto e as apreensões ocorreram após a Polícia Militar receber informações, via Disk Denúncia, sobre a presença de criminosos, no bairro Novo Horizonte.

 

As equipes do Pelotão Especial Tático Ostensivo e do Canil, da 33ª CIPM foram deslocadas até a área indicada. Conforme a SSP, os quatro suspeitos atiraram contar os policiais, assim que perceberam a presença dos agentes. Foram baleados no confronto Rodrigo dos Santos, o 'Gazo', que possuía mandado de prisão expedido, e Jônatas Campos Paiva. Os dois foram socorridos para a Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiram aos ferimentos.

Baixo Sul

19 de Fev // Gildásio Cavalcante | Baixo Sul

s quatro homens suspeitos de terem sequestrado o empresário e ex-prefeito da cidade baiana de Valença, Ramiro José Campêlo de Queiroz, 70 anos, foram presos durante um encontro em uma churrascaria para fazer a redistribuição do dinheiro obtido por meio de negociação com a família.

 

A informação foi divulgada pelo delegado Cleandro Pimenta, titular do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), durante coletiva à imprensa no final da manhã desta segunda-feira (19). Todos os presos foram apresentados na unidade de Polícia Civil, que fica no bairro da Pituba.

 

Eles foram identificados como Carlos Eduardo Rabello, Márcio Reis dos Santos, André Luís Maciel Santos e Geraldo Alves de Carvalho. Eles foram detidos em flagrante, no município de Caçapava, no interior de São Paulo, às margens da Via Dutra. Os familiares fizeram a negociação de liberação da vítima diretamente com os criminosos e pediram que a polícia não participasse do processo, a fim de garantir a segurança do ex-prefeito.

Baixo Sul

06 de Fev // | Baixo Sul

Uma turista de 25 anos morreu no fim da tarde desta última segunda-feira (5) na praia de Barra Grande, município de Maraú, Sul do estado, após o quadriciclo em que ela estava capotar. Segundo dados da Polícia Militar, Fernanda Gonçalves Barbosa, de Betim - Minas Gerais, estava com uma tia no veículo em direção ao Farol de Taipu de Fora.

 

Quando a tia, que pilotava o quadriciclo, tentou subir uma ladeira íngreme que dá acesso ao Farol, perdeu o controle do veículo. O fato teria ocorrido por volta das 15h30.  A jovem chegou a ser socorrida com vida para o Hospital Municipal de Maraú, mas não resistiu aos ferimentos. A tia sobreviveu ao acidente.

 

Em nota, a PM afirma que não foi acionada para atender à ocorrência. De acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer de Maraú, Fernanda estava com mais três pessoas fazendo trilha em dois quadriciclos. Os quatro teriam pego um atalho que era muito íngreme na hora de retornar. “Neste momento a tia perdeu o controle e o quadriciclo virou, caindo em cima da moça”, conta a secretária Nilza Vicente. A tia teve uma luxação no braço direito.

Baixo Sul

06 de Fev // | Baixo Sul

O tempo de poeira durante o verão e de lama no inverno é coisa do passado para os moradores do Loteamento Jardim Emarc, no município de Valença, no baixo sul do estado. Depois de 30 anos e vários governos, os moradores estão realizando um sonho em ver as ruas em que residem recebendo pavimentação, com calçadas e drenagem.

 

Ao todo seis ruas foram contempladas no município. A obra foi entregue no último sábado (3/2), pelo prefeito Ricardo Moura. O investimento foi com recursos próprios, segundo a prefeitura. Um compromisso do Governo Ricardo Moura, que está sendo concretizado, pois era uma reivindicação antiga dos moradores do Jardim Emarc.

 

“Aqui nao tinha um passeio, nem um calçamento. Inicialmente seriam pavimentadas quatro ruas, mas ampliamos para seis ruas calçadas nesta etapa inicial”, disse o prefeito Ricaro Moura. Com a obra, a Prefeitura Municipal acaba com alagamentos em época de chuvas e buracos nas vias, além de facilitar a coleta do lixo na área. Segundo Ricardo Moura, esta foi só a primeira etapa de requalificação do local.

Baixo Sul

30 de Jan // | Baixo Sul

Um caso intrigante, com poucas informações e muito mistério, assim se resume o desaparecimento do empresário Ramiro Campelo de Queiroz, ex-prefeito de Valença e fundador das Lojas Guaibim. Na quinta-feira (18), quando “Tio Ramiro” como é conhecido foi levado, foi divulgado que três homens a bordo de um veículo HB20 seriam os responsáveis pelo sequestro.

 

Inicialmente o fato foi negado pelas autoridades policiais do município. No mesmo dia, a região tomou conhecimento de que o resgate teria sido pedido, mas o valor não foi divulgado pela família. Ainda segundo informações, é de que os sequestradores antes de levar o empresário, teriam permitido que ele levasse medicamentos de uso contínuo.

 

A exemplo de insulina. Segundo informações, a polícia local não foi envolvida no caso, ficando as investigações, a cargo do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado. O delegado titular da 5ª Coordenadoria de Polícia do Interior (5ªCOORPIN), José Raimundo Nery, mobiliou equipes para investigar o desparecimento, mas até o momento não deu detalhes sobre avanços nas investigações.

Baixo Sul

26 de Jan // | Baixo Sul

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) irá apreciar nesta segunda-feira (29) os recursos do prefeito de Canavieiras, Clóvis Roberto de Almeida, conhecido como Dr. Almeida. Ele foi cassado por, na eleição de 2016, incorrer em diversas irregulares que foram apontadas pelo Ministério Público.

 

Por não ter sido condenado em segunda instância — como pode acontecer nesta segunda, ele ainda administra o município. Segundo a denúncia do MP, acatada pelo juiz eleitoral da cidade, o prefeito e o vice omitiram despesas na prestação de contas ao contratar, durante o pleito, trio elétrico.

 

Além disso, o gestor foi flagrado em ato de distribuição de combustíveis a eleitores, confirmado em juízo pelo coordenador da campanha e pelo dono do posto. O investigado escondeu, ainda, nas contas apresentadas à Corte Eleitoral, a nota fiscal de R$ 20 mil, referentes ao fornecimento de combustíveis, importância que corresponde a aproximadamente 82% de todo gasto da campanha de Dr. Almeida segundo o Bahia Notícias.

Baixo Sul

22 de Jan // | Baixo Sul

Um rapaz foi internado com malária em Wenceslau Guimarães, baixo sul da Bahia, cidade que passa por um surto da doença. A informação é do prefeito da cidade, Carlos Alberto Liotério, em entrevista ao G1 nesta segunda-feira (22). Ele disse ainda que 23 casos estão confirmados no município. Uma pessoa já morreu com a doença.

 

A Sesab disse que ainda possui o registro de oito casos, mas que, nesta segunda-feira, deve divulgar uma atualização com o boletim da doença. De acordo com o prefeito, o paciente que registra o mais novo caso é de Presidente Tancredo Neves, cidade a cerca de 26 quilômetros de Wenceslau Guimarães.

 

"Ele [o paciente] tem uma pessoa com a qual se relaciona, e ela mora lá em Chico Lopes, uma localidade daqui [Wenceslau Guimarães] que está com o surto da malária. Ele foi visitá-la na semana passada e depois passou a ter os sintomas. Ao procurar o médico, ele disse que tinha vindo aqui [em Wenceslau Guimarães] e o médico pediu o exame, que confirmou a malária. Ficamos sabendo do caso no sábado [20]", explicou Liotério segundo o G1.

Baixo Sul

22 de Jan // | Baixo Sul

Após 96 horas do desaparecimento do ex-prefeito de Valença, Ramiro Campelo, a Polícia Civil afirma que não há maiores informações sobre o caso. Informações preliminares apontaram que o ex-prefeito, que é também fundador do grupo que controla as Lojas Guaibim, foi sequestrado por três indivíduos em um carro de modelo HB20.

 

Ele foi visto pela última vez na manhã desta última quinta-feira (18). A polícia, no entanto, não confirmou a informação. Como Campelo tem problemas de saúde que exigem o uso de remédios contínuos, o caso se torna ainda mais delicado. O Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) investiga o crime.

 

Em um grupo de Whatsapp, a esposa de Ramiro, Sra. Solange Queiroz afirmou que a família ainda aguarda ‘um sinal’. “Quero deixar neste momento uma palavra de gratidão a vocês que se pronunciaram e ainda em alguns momentos estão a perguntar a respeito do acontecimento ocorrido na manhã do dia 18 /01 com o meu esposo Ramiro. Estamos sim, sem notícias a espera de um sinal”, escreveu a esposa do empresário.

Baixo Sul

19 de Jan // | Baixo Sul

O empresário Ramiro Campelo de Queiroz fundador do grupo lojas Guaibim e Casa +Fácil foi sequestrado na manhã de quinta-feira (18) enquanto escovava os dentes na porta de sua residência como de costume. Segundo informações três homens armados e encapuzados o colocaram em um veículo e tomaram rumo desconhecido, já por volta das 9h da manhã os sequestradores ligaram e informaram o valor para resgate, no entanto, a partir deste momento não mantiveram mais contato.

Em contato com a Rádio Andaiá FM, o radialista Ciro Pimentel da emissora Rio Una do município de Valença informou que todos os familiares estão acompanhando o caso em Salvador, onde a Policia Civil assumiu as investigações e não mais a polícia de Valença. Vale ressaltar que a queixa não foi registrada no município onde Ramiro reside. As informações de valores do resgate e andamento das negociações não podem ser divulgadas, o que se sabe é que até o momento não houve outro contato com os criminosos.

REVEJA A ENTREVISTA DO EMPRESÁRIO RAMIRCO CAMPELO AO INFOSAJ EM JULHO DE 2016

Baixo Sul

19 de Jan // | Baixo Sul

A Polícia Civil informou que o Departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) está investigando o desaparecimento de Ramiro Campelo, o ex-prefeito de Valença, que foi supostamente sequestrado na manhã nesta quinta-feira (18). A Polícia declarou que não pode comentar o andamento das investigações.

 

A Polícia ainda negou qualquer confirmação de que Campelo fora sequestrado. De acordo com informações preliminares, três indivíduos em um veículo HB20 na cor branca levaram o empresário, que também é fundador do grupo que controla as Lojas Guaibim. O político foi prefeito de Valença em duas oportunidades.

 

Em 1996, filho de empresário também foi sequestrado: O estudante Márcio Campelo Queiroz foi libertado por sequestradores nas proximidades de Nazaré, depois do pagamento de resgate. Nos dois contatos que mantiveram com o pai do rapaz, os sequestradores teriam pedido R$ 500 mil. Ele foi deixado amarrado pelos sequestradores no porta-malas de um carro utilizado pelo empresário para levar o pagamento.

Baixo Sul

18 de Jan // | Baixo Sul

Após o sequestro do empresário e ex-prefeito de Valença, no baixo sul da Bahia, Ramiro Campelo, os bandidos entraram em contato com os familiares pedindo resgate para libertá-lo. De acordo com informações da Rádio Rio Una FM, de Valença, por questão de segurança, a família não divulgou o valor exigido pelos suspeitos e busca acelerar as negociações. Ramiro é diabético e não pode ficar sem a medicação.

 

O ex-prefeito de Valença, Ramiro Campelo, foi alvo do sequestro na manhã desta quinta-feira (18) no município do baixo sul baiano. De acordo com informações preliminares, três indivíduos em um veículo HB20 na cor branca levaram o empresário, que também é fundador do grupo que controla as Lojas Guaibim. Campelo foi prefeito de Valença em duas oportunidades.

 

Em 1996, filho de empresário também foi sequestrado: O estudante Márcio Campelo Queiroz, 21, foi libertado por sequestradores em 1996 nas proximidades de Nazaré, depois do pagamento de resgate. Campelo não revelou o valor do resgate. Nos dois contatos que mantiveram com o pai do rapaz, os sequestradores teriam pedido R$ 500 mil. Ele foi deixado amarrado pelos sequestradores no porta-malas de um carro utilizado pelo empresário para levar o pagamento.

Baixo Sul

18 de Jan // | Baixo Sul

A cidade de Wenceslau Guimarães, localizado no baixo do sul da Bahia, a cerca de 300 km de Salvador, vive um surto de malária, com uma morte registrada e sete pessoas sendo tratadas com quadro confirmado da doença, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira (18).

 

De acordo com o órgão, a morte foi de um homem de 33 anos, ocorrida no dia 16 de janeiro. A secretaria informou que as unidades de Vigilância Epidemiológica do Estado e do Município já foram acionadas. Ainda não é possível apontar se os pacientes foram contaminados na cidade ou se alguém contraiu a doença durante viagem.

 

A Secretaria de Saúde ressaltou que classifica o cenário como "surto localizado" em Wenceslau Guimarães, sem haver registros da situação no restante do estado. A malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito de gênero Anopheles ou por contato pelo sangue, como o compartilhamento de seringas. Os sintomas incluem mal-estar, calafrios, seguido de suor intenso e prostração.

Baixo Sul

18 de Jan // | Baixo Sul

O ex-prefeito de Valença, Ramiro Campelo, foi alvo de um sequestro na manhã desta quinta-feira (18) no município do baixo sul baiano. De acordo com informações preliminares, três indivíduos em um veículo HB20 na cor branca levaram o empresário, que também é fundador do grupo que controla as Lojas Guaibim.

 

Campelo foi prefeito de Valença em duas oportunidades. Não há informações complementares sobre contato dos sequestradores com a família ou com autoridades policiais. Em 1996, filho de empresário também foi sequestrado: O estudante Márcio Campelo Queiroz foi libertado por sequestradores nas proximidades de Nazaré, depois do pagamento de resgate.

 

Campelo não revelou o valor do resgate. Nos dois contatos que mantiveram com o pai do rapaz, os sequestradores teriam pedido R$ 500 mil. Ele foi deixado amarrado pelos sequestradores no porta-malas de um carro utilizado pelo empresário para levar o pagamento. Na época do sequestro, o empresário era candidato a prefeito em Valença e o sequestro aconteceu em um final de semana segundo informações da Folha de S. Paulo.

Baixo Sul

15 de Jan // | Baixo Sul

O carro que transportava todo o equipamento de show de Caetano Velloso foi roubado na noite deste último domingo (14) quando passava pela região de Itacaré, na Bahia. A produtora e empresária de Caetano, Paula Lavigne, disse por telefone, que o motorista que presta serviço para equipe parou para jantar em um restaurante em Maraú.

 

“Ele foi abordado por homens fortemente armados. Roubaram o carro, que levava uma espécie de trailer acoplado com todo o equipamento, até o celular dele. Graças a Deus ele está bem”, contou. Na lista dos equipamentos roubados estão dois violões (sendo um acústico Tessarin), um violoncelo, um baixo, um teclado, iluminação, telão, figurinos e cenário.

 

“Foram roubados equipamentos que têm valor afetivo, como violão do Caetano”, lamentou Paula segundo informações do G1. Caetano tinha se apresentado na Concha Acústica, em Salvador, no sábado (13), e o material era levado para o Rio de Janeiro. O próximo show do cantor será no dia 28 de janeiro. O carro levado pelos bandidos é um Gol de cor preta, ano 2009, placa LRN 3352, e tinha um trailler acoplado com placa KXS 8383.

Baixo Sul

10 de Jan // | Baixo Sul

Uma chuva forte atingiu a cidade de Ipiaú, no sudoeste da Bahia, na tarde desta última terça-feira (09). De acordo com a prefeitura do município, entre 14h e 15h, foi registrado 30 milímetros de chuva, o equivalente a 66% da média de todo mês de janeiro. O esperado para o todo mês no município é de 45 milímetros.

 

O temporal que caiu por cerca de uma hora provocou pontos de alagamento nas ruas de Ipiaú. A prefeitura informou, ainda, que os bueiros da cidade não comportaram o volume de água que caiu e transbordaram. Não há registro de perdas ou prejuízos em estabelecimentos comerciais, nem em residências. A prefeitura informou, também, que não há pessoas desabrigadas.

 

Entretanto, lixo e terra ficaram espalhados por ruas da cidade por conta da enxurrada. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o tempo continua fechado nesta quarta-feira (10). A cidade está com céu nublado. Há possibilidades de chuvas esparsas e de menor intensidade. A temperatura fica entre 19ºC e 28ºC. Ruas do centro de Feira de Santana também ficaram alagadas após forte chuva desta quarta-feira segundo informações do G1

Baixo Sul

09 de Jan // | Baixo Sul

Dois homens identificados como João Vitor Santos Araújo e Anderson Santos da Silva (30) foram a óbito na segunda-feira (08), na Rua Lauro de Freitas, Bela Vista, em Ubatã, após intensa troca de tiros com guarnições da Cipe Central e da Polícia Militar. A dupla é suspeita de ter assassinado, no último dia 29 de dezembro, um Bombeiro Militar em São Paulo.

 

A época, João Vitor, Anderson e mais um comparsa, preso após o homicídio, assassinaram a vítima com um tiro na nuca após um assalto a uma loja de conveniência de um posto de combustível. Após cometer o homicídio em São Paulo a dupla fugiu, conforme informações da PM, inicialmente em Jequié e nos últimos dias em Ubatã, na casa do pai de um dos suspeitos.

 

Ainda segundo a Polícia Militar, na operação desta segunda após avistar as guarnições, a dupla, que reagiu a abordagem e acabou sendo alvejada, foi socorrida ao Hospital César Monteiro Pirajá, mas acabou indo a óbito antes de dar entrada na Unidade Hospitalar. Com João e Anderson, a Polícia Militar encontrou dois revólveres calibre 38 municiados, drogas e três celulares segundo informações do site Ubatã Notícias.

Baixo Sul

05 de Jan // | Baixo Sul

Após denúncia do Bocão News, na noite de quinta-feira (4), o abastecimento de energia em Morro de São Paulo foi restabelecido. Moradores, turistas e donos de estabelecimentos passaram 24 horas sem energia. O problema é recorrente, mas o secretário de Turismo do Estado, José Alves, garantiu que o problema deve ser solucionado.

 

Ao BNews, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cairu, Carlos Sautchuck informou que a energia está voltando aos poucos na localidade. “Conversei com o secretário, que se mostrou muito preocupado coma situação da localidade. Lamentou por não saber do problema. Pelo menos alguém desta vez nos ouviu”.

 

De acordo com Sautchuck, Alves vai intermediar uma reunião com o presidente da Coelba, José Roberto de Medeiros  para solucionar o problema que já ocorre há anos. A Coelba informou que a interrupção foi “provocada pelo grande número de unidades consumidoras que aumentaram suas cargas (equipamentos que consomem muita energia) sem informar antecipadamente à concessionária para os ajustes necessários na rede elétrica”. 

Baixo Sul

03 de Jan // | Baixo Sul

Um incêndio atingiu cerca de 4,5 km de extensão de vegetação no município de Maraú, localizado na região Baixo Sul, desta última terça-feira (02) até esta quarta-feira (03), de acordo com o secretário de Meio Ambiente da cidade, Jorge Robson. O fogo atingiu uma área de preservação ambiental e também de plantação de coqueiros.

 

O Corpo de Bombeiros da cidade de Ilhéus fez o combate durante todo o dia na terça-feira (02), quando o fogo foi controlado. No entanto, segundo o secretário, o fogo só foi controlado às 9h30 desta quarta-feira (03) e moradores estão no local ainda fazendo o rescaldo das chamas segundo informações do G1.

 

Ainda não há informações sobre a origem do fogo, que chegou próximo de casas da região. Apesar do perigo, não foi preciso retirar os moradores do local. A maioria dos incêndios no Brasil tem origem na ação humana. A situação pode ainda se agravar em períodos mais secos. Nos anos mais secos e quentes, haverá mais queimadas, pois o fogo se propaga de maneira mais fácil. Em 2010, por exemplo, foi um dos piores anos no passado recente. 

Baixo Sul

03 de Jan // | Baixo Sul

Foi localizado na tarde desta última terça-feira (02) o corpo do empresário Artur Knoth, que estava desaparecido desde o último sábado (30), durante um mergulho para prática de caça submarina, na região da Ilha d'Ajuda, que fica no município de Jaguaripe, no baixo sul da Bahia segundo informações do G1.

 

Segundo a polícia, Artur foi localizado durante buscas feitas por um mergulhador amigo dele, na mesma região do desaparecimento. No início da noite, o corpo do empresário estava sendo necropsiado na sede da 5ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Valença), onde o caso foi registrado pela família.

 

Artur knoth tinha 38 anos, era gaúcho, mas morava em Valença, onde tinha um restaurante. Ainda não há informações confirmadas sobre o que impediu a volta do mergulhador à superfície. O delegado José Raimundo Nery, titular da Coorpin, detalha que ele usava todos os equipamentos, como a roupa específica para mergulho, mas prática de caça submarina era feita por apneia, sem a utilização de um cilindro de oxigêneo.

Baixo Sul

01 de Jan // | Baixo Sul

Dois dias após fazer um mergulho para caça submarina na região da Ilha d'Ajuda, que fica no município de Jaguaripe, no baixo sul da Bahia, o empresário Artur Knot, de 38 anos, continua desaparecido. Nas redes sociais, a irmã do empresário, Amanda Knot, fez um apelo nas redes sociais e pediu ajuda nas buscas.

 

"Nós precisamos é de ajudanas buscas!!! Seja por mar, seja por terra, seja divulgando a foto dele para quem se encontra nas praias circunvizinhas. É disso e de pensamentos positivos que a nossa família precisa".  No dia do desaparecimento, a irmã dele já tinha feito um post dizendo que Artur é um ótimo mergulhador e que aguarda as buscas com otimismo.

 

"Ele é um excelente mergulhador e nada muito bem, então vamos nos concentrar nos pensamentos positivos". De acordo com o delegado José Raimundo Nery, titular da 5ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Valença), as buscas pelo empresário foram retomadas na manhã desta segunda-feira (1º), por equipes de resgate que estão na costa por meio de lanchas e barcos. Artur Knot desapareceu, no início da tarde de sábado (30).





Classificados


Enquete



Mais Lidas