Notícias

No debate da Band entre os presidenciáveis, 10% dos tuítes foram de robôs ou fakes

Uma medição em tempo real no Twitter durante o debate da Band, realizado na quinta-feira (9), mostra que 10% de todas as publicações que citaram os presidenciáveis foram feitas por robôs ou perfis falsos. A informação é do jornal O Globo com base nos dados compilados pela AP/Exata, empresa especializada em análise de big data.

 

Foram analisadas quase 148 mil postagens. Segundo levantamento, o uso dos perfis automatizados, estratégia já conhecida na manipulação do debate político nas redes sociais, teve como principal vítima Marina Silva (Rede). Dos 12.762 tuítes sobre a ex-senadora, 16,84% foram publicados por esse tipo de conta.

 

Segundo Sergio Denicoli, diretor da AP/Exata e pós-doutor em comunicação digital, no caso de Marina Silva a ação dos bots foi provavelmente um ataque. "Em relação aos perfis falsos e robôs, ela foi proporcionalmente a mais visada. Começaram a postar memes depreciativos, numa tentativa de desconstruir a candidata. Em sondagens anteriores já tínhamos visto que a atuação de robôs a favor de Marina é quase zero", explica Sergio.


Categorias

Eleições 2018




Classificados


Enquete



Mais Lidas