Notícias

Primeiro de caso de sarampo é registrado na Bahia; paciente é do Amazonas

Com o retorno do sarampo, a Bahia registrou seu primeiro caso da doença em 2018, nesta última sexta-feira (14), segundo informações do G1. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou que um homem de 38 anos foi diagnosticado com a doença em Ilhéus. Ele é natural de Manaus, no Amazonas, onde há um surto grande de sarampo.

 

A Secretaria da Saúde do Estado relatou que o rapaz veio para Bahia a trabalho e já chegou doente no Estado. Ele estava internado desde o 17 agosto na Unidade do Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, no município de Ilhéus, mas já recebeu alta médica por não apresentar mais risco de transmissão do vírus.

 

O chefe de Setor da Vigilância à Saúde de Ilhéus, Gleidson Santana, também informou que mais de 400 pessoas que estiveram em contato com o paciente nesse período de internação foram vacinadas para evitar a contaminação. A Sesab aponta que não há casos de pessoas infectadas pelo vírus no Estado desde o ano de 1999. Já o último registro de sarampo importado foi em 2011 - uma criança francesa, que estava em Porto Seguro.

 

A criança  já chegou ao Brasil infectada. Neste ano, a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite não atingiu as metas definidas pelo Ministério da Saúde. Na Bahia, o período chegou ao fim ontem (14), com 92,3% do público-alvo vacinado. A meta era imunizar 95% de pessoas nesse grupo.


Categorias

Bahia




Classificados


Enquete



Mais Lidas