Notícias

Furacão Florence deixa 11 mortos e causa enchentes nos Estados Unidos

O furacão Florence provocou neste último sábado (15) chuvas torrenciais nos estados de Carolina do Norte e Carolina do Sul, e causou números pontos de inundação e falta de energia em 900 mil residências e empresas segundo informações da Reuters. Autoridades revisaram o número de mortos em decorrência do Florence de 8 para 11.

 

O avanço lento da tempestade nos dois estados, a uma velocidade de menos de 3 quilômetros por hora, ameaça deixar boa parte da região inundada. "Este sistema meteorológico está gerando uma quantidade épica de chuva". disse o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, em uma entrevista coletiva.

 

O estado já recebeu uma quantidade recorde de chuva e deve chover muito mais, por causa da tempestade que tem 480 quilômetros de largura. "É um furacão seguido de uma enchente", disse o governador da Carolina do Sul, Henry McMaster. O nível da água está subindo rapidamente em algumas áreas e os moradores estão sendo resgatadas de helicóptero ou barco, enquanto dezenas de milhares de pessoas aguardam em abrigos.

 

A intensidade do furacão diminuiu desde que ele atingiu a costa americana na sexta-feira (14). Inúmeras estradas foram fechadas e as autoridades alertam para o perigo de deslizamentos de terra e rachaduras em pontes e represas. No sábado à tarde, cerca de 752 mil pessoas na Carolina do Norte estavam sem energia elétrica e 119 mil na Carolina do Sul, as ruas estavam cheias de árvores caídas e destroços.

 

"O fato de não ter morrido mais gente é surpreendente e é uma bênção", dizia Rebekah Roth, enquanto andava em uma área alagada. O Florence teve ventos com velocidade máxima de 75 quilômetros por hora e continua causando inundações. O Centro Nacional de Furacões prevê que a tempestade vá despejar entre 76 e 102 centímetros de chuva na costa sudeste da Carolina do Norte e partes do nordeste da Carolina do Sul.

 

Segundo autoridades, houve pelo menos oito mortes ligadas ao furacão . Na quinta-feira, o Florence era um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, com ventos de 193 quilômetros por hora. Antes de atingir a costa, na sexta-feira, foi rebaixado para categoria 1. Mais de 20 mil pessoas estavam em abrigos na Carolina do Norte e 6 mil na Carolina do Sul.


Categorias

Mundo




Classificados


Enquete



Mais Lidas